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Home Avaliações

NISSAN FRONTIER XE 4X4, NO USO GERAL

identicon por Gerson Borini
30/11/2022
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Em abril deste ano estive no Parque Nacional do Iguazu na Argentina para conhecer a remodelação da picape Frontier. Naquela ocasião o trajeto foi organizado para explorar todas as virtudes da tração 4×4 ao transpor terrenos acidentados, alguns com lama e pedras, e a versão utilizada foi a topo de gama, PRO-4X.

Nesta semana a Nissan nos emprestou a versão intermediária, a XE, que está anunciada no website por R$ 290.890, e foi utilizada em uso majoritário urbano, exceto o trecho de ida e volta São Paulo-Campinas-São Paulo.

Para-choque na cor do carro e santoantônio como acessório

Motorização

Esta versão tem o mesmo motor 2,3-l Diesel  biturbo comi interresfriador de quatro cilindros das demais versões com câmbio automático. Sua construção é em ferro fundido para bloco e cabeçote, a injeção é direta e são 16 válvulas com comando único acionado por corrente. Entrega 190 cv a 3.750 rpm e 45,9 m·kgf  entre 1.500 e 2.500 rpm.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O câmbio automático de engrenagens epicíclicas tem 7 marchas com opções de trocas manuais sequenciais através da própria alavanca de câmbio. A tração é temporária nas quatro rodas com caixa reduzida para enfrentar maiores desafios, quando necessário. Diferente da PRO-4X avaliada na Argentina, esta nova versão utiliza eixo diferencial do tipo aberto, sem opção de bloqueio.

Alavanca de mudança de marchas com opção de mudança manual; à frente aparece o controle giratório de tração 4×4 e reduzida

A comutação entre a tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida é feita com facilidade através de botão giratório no console central. Ao lado está o comando de controle automático de descida, outro recurso muito útil ao enfrentar pisos escorregadios, seja de lama ou paralelepípedo molhado.

No uso geral nota-se a resposta do conjunto motor e câmbio bem adequado ao tamanho e aos 1.000 kg de capacidade de carga. Ao menor toque e pressão no pedal do acelerador a resposta é rápida, com ligeiro turbo lag que não chega a incomodar. A aceleração cresce linearmente e as trocas de marchas são bem bem definidas e sem, trazer desconforto aos ocupantes. A migração de calibração para o novo nível de emissões do Proconve L7 não trouxe prejuízos ao comparar com a avaliação anterior da versão Attack. E o consumo no uso geral da semana de testes foi de 11,2 km/l.

Grade cromada e faróis em LED

Exterior

A renovação já apresentada através da versão PRO-4X também está presente nesta nova versão XE. A utilização do novo Nissan Emotional Geometry Design (Desenho geométrico emocional) modernizou a picape e a utilização de grade cromada na dianteira combinou com o “santantônio” (arco de proteção) montado na caçamba, que também carrega o acabamento cromado.

Nova frente modernizou o veículo

Na vista lateral nota-se a eliminação das molduras de caixas de rodas que compõem o visual da PRO-4X, e a adoção de maçanetas cromadas, barras longitudinais de teto em acabamento escovado e estribos também com este acabamento trazem brilho e efeito joia para a versão.

Na caçamba aparece o sofisticado acessório da tampa superior motorizada , com abertura e fechamento comandado por controle remoto, não integrado à chave do veículo. O pênalti fica para a fechadura da tampa da caçamba que exige a utilização de chave para trancar, e assim evitar o acesso ao mecanismo de fixação do estepe que está sob o assoalho da caçamba.

Cobertura da caçamba tem abertura eletromecânica por controle remoto e travamento por chave

As rodas de alumínio de 18” estão acompanhadas de pneus 255/60R18 Bridgestone Dueler H/T que proporcionam um rodar macio e sem ruídos em piso de asfalto. Em pequeno trecho de terra foi possível sentir boa absorção por parte dos pneus.

Rodas com desenho parcialmente diamantado traz mais brilho para a picape

Entre as versões Attack e Planinum, a XE tem preço e conteúdo condizente com esse posicionamento, e sempre com preferência para os equipamentos que são bem valorizados por usuários de picape média. A chave é do tipo presencial, os faróis em LED têm acendimento por sensor crepuscular, os estribos laterais auxiliam a entrada e saída na caçamba.

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Em se tratando de picape, a caçamba é o compartimento de maior importância, e neste caso não faltou atenção dos engenheiros da Nissan. Tem tomada 12 volts, o protetor de caçamba incorpora saliências para acomodar uma prancha de madeira para repartir a caçamba. São quatro argolas de fixação de carga posicionadas no terço inferior das laterais da caçamba, dificultando um pouco a amarração de cargas planas ou cargas muito altas. A abertura da tampa não dispõe de nenhum mecanismo de alívio de peso.

Painel de instrumentos tem boa distribuição e simetria

Interior

O revestimento e desenho interior não deixa nada a desejar para as versões de topo, pois traz tecido que imita couro na cor preta nos bancos com desenho marcante nos assentos e encosto. As costuras duplas utilizam fios de cor contrastante e deixa o interior alegre. A sensação de espaço interno é ampliada pela utilização de forro de teto e colunas em cor clara.

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O banco do motorista tem ajustes elétricos, incluindo o lombar, utilizam o conceito “Gravidade Zero” da Nissan que distribui melhor o peso do corpo. O acesso ao banco do passageiro dianteiro é auxiliado por alça na coluna dianteira lado direito. Na traseira as alças na coluna central (“B”) e o estribo são componentes fundamentais para ajudar pessoas de menor estatura. Entretanto, as de maior estatura certamente vão sofrer com o espaço limitado para as pernas, e o assoalho alto impede que as coxas tenham bom suporte. Por outro lado, o descansa braço central contribui para o conforto geral.

Controle do ar-condicionado é digital e fácil operação

O sistema de ar-condicionado é de duas zonas com comando digital, e inclui saída de ar climatizado na traseira, proporcionando bom conforto térmico, além de não ser incômodo no tocante a ruído de ventilador e/ou fluxo de ar.

O quadro de instrumentos e todo painel é similar à versão topo de gama, e a maior diferença está no logotipo do centro do volante que utiliza o grafismo tradicional da Nissan. O desenho de conta-giros à esquerda e velocímetro à direita é agradável e ladeiam a tela TFT ao centro onde estão as informações do computador de bordo. A central multimídia no centro com tela tátil de 8 polegadas traz conexão através de cabo USB para Android Auto e Apple CarPlay.

Central multimídia tem fácil operação e tela poderia ter tamanho maior

No volante multifuncional estão os comandos do sistema de áudio, telefonia, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, e ainda tem a opção do limitar de velocidade. A empunhadura fica mais confortável por ter bom encaixe para o polegar e o ajuste de altura facilita encontrar a melhor posição.

Os equipamentos de conforto são complementados pela câmera de ré, limpador de para-brisa automático e sensor de estacionamento traseiro.

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Chassi

Na apresentação de abril na Argentina os engenheiros da Nissan comentaram todas as mudanças feitas na suspensão para propiciar maior controle entre a condição vazio e carregado, e nesta semana, ao utilizar a picape para transporte de carga foi possível comprovar os benefícios das alterações.

Carga não é problema para a Frontier

A suspensão traseira da Frontier traz construção diferente das picapes desse segmento com a utilização de molas helicoidais em vez de dois feixes de molas. longitudinais. O conforto em condição de vazio já era bom, e o sistema de localização do eixo rígido por meio de quatro braços longitudinais e barra transversal Panhard  permite movimentação mais uniforme e melhor contato dos pneus com o solo em todas condições. Não é o esplendor do sistema independente multibraço, mas é um avanço em relação aos tradicionais feixes de molas.

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No sistema de direção a Frontier ainda fica devendo a implementação da assistência elétrica e aposentadoria do conjunto hidráulico. Na utilização geral o prejuízo fica nas manobras de baixa velocidade e no uso urbano, pois no uso rodoviário fornece boa firmeza e segurança.

A Frontier se diferencia também das demais picapes médias de cabine sobre chassi com a utilização de freio a disco ventilado nas quatro rodas. A relação de esforço no pedal versus desaceleração é bem progressiva, não deixando o pedal pesado na utilização geral.

Logotipo XE na tampa traseira

Conclusão

A versão XE da nova Frontier é uma agradável combinação de bom desempenho proporcionado pelo conjunto motor-câmbio, conforto de rodagem oferecido pelo bom acerto da suspensão em conjunto com os pneus, e ainda oferece a versatilidade da caçamba com fechamento motorizado.

Silhueta e proporção de tamanhos entre caçamba e cabine

O espaço e conforto interno está na média das demais picapes deste segmento, e oferece um nível de equipamento suficiente para quem busca uma utilização no dia a dia, sem exigir a sofisticação dos sistemas eletrônicos embarcados que o Nissan Intelligent Mobility oferece na versão de topo de gama.

GB

 

FICHA TÉCNICA NISSAN  FRONTIER  XE 2023
MOTOR
Tipo 4 cil., Diesel bloco e cabeçote de ferro fundido, biturbo  com interresfriador, injeção direta, 16 válvulas
Cilindrada (cm³) 2.298
Diâmetro x curso (mm) 85 x 101,3
Potência (cv/rpm) 190/3.750
Torque (m·kgf/rpm) 45,9/1.500 a 2.500
Densidade de potência (cv/L) 81,7
Densidade de torque (m·kgf/L) 20
Taxa de compressão (:1) 15,1
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico de 7 marchas com trocas manuais sequenciais
Tração Traseira, 4×4 temporária
Relações das marchas (:1) 1ª 4,89; 2ª 3,17; 3ª 2,03; 4ª 1,41. 5ª 1,00; 6ª 0,86; 7ª 0.78
Relação de diferencial n.d.
Controle do diferencial traseiro Bloqueante
SUSPENSAO
Dianteira Triângulos superpostos, mola helicoidal e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, molas helicoidais, localização do eixo por quatro braços longitudinais e um transversal, e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Setor e sem-fim com esferas recirculantes com assistência hdráulica
Voltas entre batentes 3,4
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,6
FREIOS
Descrição Discos dianteiros ventilados e discos traseiros com ABS de 4 canais e 4 sensores, distribuição eletrônica da forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 18″
Pneus 255/60R18 All Season
Estepe igual com roda de aço
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.260
Largura 1.850
Altura 1.860
Distância entre eixos 3.170
Bitola dianteira/traseira 1.570/1.570
Distância mínima do solo 247,4
Comprimento máximo da caçamba 1.509
Largura máxima da caçamba 1.560
Altura máxima da caçamba 473
ÂNGULOS  (º)
Ataque 31,2
Saída (com para-choque) 25,8
Inclinação máxima em subida 22,2
PESOS E CAPACIDADES
Capacidade da caçamba (L) 1.054
Tanque de combustível (L) 73
Peso em ordem de marcha (kg) 2.207
Peso bruto total (kg) 3.250
Capacidade de carga (kg) 1.010
Capacidade de reboque com freio (kg) 2.750
Capacidade de reboque sem freio (kg) 750
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/l) 9,1
Estrada (km/l) 11

 

CONTEÚDO DA NISSAN FRONTIER XE 2023
CÂMBIO
Câmbio automático de 7 marchas com trocas manuais sequenciais
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura da tampa de combustível por acionamento interno
Abertura das portas sem o uso da chave
Acabamento premium nos bancos
Acendimento automático dos faróis + temporizador
Alavanca de câmbio com acabamento premium
Alavanca de freio de estacionamento com acabamento premium
Apoio de cabeça traseiro (3)
Ar-condicionado digital de duas zonas
Banco do motorista com regulagem elétrica (8 ajustes: inclinação, distância, altura) e suporte de lombar
Câmera de ré
Chave inteligente presencial “I-Key”
Console central em couro com descansa-braço
Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Descansa-braço traseiro com porta-copos
Desembaçador traseiro com temporizador
Direção com assistência hidráulica
Espaço para armazenamento nas portas dianteiras
Painel da porta com acabamento premium
Quadro de instrumentos de 7”
Painel de instrumentos multifuncional colorido de 7′”
Para-brisa com proteção UV
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida por botão, assistida
Porta-copos (6)
Porta-óculos
Porta-luvas com trava
Protetor de caçamba
Retrovisor interno eletrocrômico
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro
Seleção de tração em forma de botão rotativo
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento traseiro
Termômetro externo
Teto solar
Tomada de 12 V (3) + entrada USB-A (3) + entrada USB-C (1) + entrada auxiliar (1)
Vidros elétricos (4) com função  um-toque para o do motorista
Volante com acabamento premium
Volante com ajuste de altura
Volante multifuncional
APARÊNCIA
Estribos laterais
Friso lateral nas portas
Maçanetas externas e da caçamba cromadas
Maçanetas internas cromadas
Moldura da porta cromada
Para-choque dianteiro na cor do veículo
Para-choque traseiro na cor do veículo
Protetor de cárter
Rack de teto
Retrovisores  com ajuste e rebatimento elétrico e repetidoras de setas
Retrovisores externos na cor do veículo
SEGURANÇA
Alarme com sistema imobilizador de motor
Alças de auxílio para entrada no veículo (3)
Alças de segurança fixas (3)
Alerta avançado de colisão frontal
Alerta de tráfego transversal traseiro
Alerta e assistente inteligente de ponto cego
Alerta inteligente de atenção do motorista
Assistente de partida em rampa
Assistente inteligente de frenagem
Bloqueio de diferencial eletrônico
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6)
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3)
Controle automático de descida
Controles de estabilidade e tração
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Faróis automáticos inteligentes
Faróis de LED
Faróis de neblina
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem assistente de frenagem de emergência
Ganchos de amarração interna da caçamba (4)
Ganchos para reboque dianteiro
Luzes de freio de LED
Luzes de rodagem diurna com assinatura de LED)
Visão 360º Inteligente (off-road) e detecção de objetos em movimento
AUDIO
6 alto-falantes (2 portas dianteira + 2 tweeters + 2 portas traseiras)
Antena  de teto
Multimídia A-IVI de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay






Tags: GBGerson BoriniNissan Frontier XEpicape médiaturbodiesel
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