Nos últimos dias os olhares do mundo das duas rodas se voltaram para a cidade de Milão na Itália, onde realizou-se a 16ª edição, de 8 a 13 de novembro, do tradicional salão de motos EICMA (foto de abertura). O local é sempre palco de grandes novidades e importantes lançamentos. Diante do gigantesco número de motos novas, separei aqui alguns modelos que acredito que podem chegar mais rapidamente em nossas lojas.
Honda CB 750 Hornet
Uma das motociclistas que mais marcaram o mercado nacional sem dúvida foi a Honda CB 600F Hornet. Uma moto de quatro cilindros que até hoje é muito buscada no mercado de usadas. Contudo em sua mais nova geração a Hornet agora é 750 e conta com um inédito motor bicilindro paralelo de 755 cm³. Agora temos 92 cv e 7,65 m·kgf a 7.250 rpm. Como veremos em outros lançamentos, parece que esse tipo de motorização começa a ganhar mais espaço no mercado frente aos motores de quatro cilindros. A nova Hornet também contará com um completo sistema de auxílios eletrônicos.
Honda XL Transalp 750
Trazendo de volta ao mercado outro nome de peso da Honda, a nova Honda Transalp 750 usa o mesmo motor da Hornet. Porém o modelo recebe importantes mudanças para um uso mais aventureiro/fora de estrada. A altura do solo é maior assim como o curso das suspensões, as rodas são raiadas e os pneus são de uso misto. Completam o pacote banco em uma peça só, assim como o conjunto dianteiro com bolha para melhor proteção contra o vento.
Suzuki V-Strom 800 DE
Quem também apostou em um novo motor bicilindro paralelo foi a Suzuki. O novo motor de 776 cm³ entra no lugar do tradicional V-2 de 650 cm³. Agora os números são 84,3 cv a 8.500 rpm e 7,8 m·kgf a 6.800 rpm. Com o lançamento da V-Strom 800 DE a linha aventureira da marca fica mais completa e moderna com um novo pacote de assistentes eletrônicos. O quadro é novo e toda a geometria da moto foi criada para uma melhor capacidade no fora de estrada. Acima dela ainda temos a V-Strom 1050.
Suzuki GSX-8S
Quem também recebeu o mesmo motor da V-Strom 800 foi a GSX-8S, mais nova naked da marca. Com uma proposta mais urbana e esportiva, o modelo conta com rodas de liga de alumínio, pedaleiras mais altas e recuadas, pneus mais largos e escapamento com saída mais curta e centralizada. Assim como sua “versão” aventureira, ela conta com um pacote de auxílios eletrônicos, farol de LED e um visual inédito.
Ducati Diavel V4
Usando como base o motor V-4 que testamos na Multistrada V4S, a nova Diavel V4 chega para ser a Roadster mais potente da marca. Chamado de V4 Granturismo, o motor V-4 de 1.103 cm³ entrega 168 cv e 12,9 m·kgf. Segundo a fabricante, menos de 3 segundos são necessários para ir 0 a 100 km/h. Detalhe interessante é o sistema de desativação de cilindros, que torna o modelo um V-2, em situações de baixa demanda de potência, para menor consumo de combustível.
Royal Enfield Super Meteor 650
Sem dúvida, um dos modelos mais esperados pelos apaixonados da marca, a nova Royal Enfield Super Meteor 650 une pela primeira vez o motor bicilindro de 648 cm³ usado na Interceptor e na Continental GT em uma plataforma custom — com um posição de pilotagem semelhante à da Meteor 350. Os números seguem mesmo com 47 cv a 7.250 rpm e 5,2 m·kgf a 5.650 rpm. Porém, a marca alega que a entrega de potência de forma mais adequada ao estilo da moto. Ao todo serão duas versões uma mais básica chamada de Standard e uma com modificações e para-brisa para o uso estradeiro chamada de Tourer.
No Brasil
Enquanto isso o mercado brasileiro de motos não parou. Tivemos três lançamentos importantes nos últimos dias, sendo que dois deles inclusive são concorrentes diretos entre si.
Honda PCX 160
Em sua nova geração, o scooter PCX 160 recebeu grandes mudanças desde o chassi, motor, carenagens, ciclística suspensão e itens de série. A principal e mais notável mudança é o novo motor 160 — são agora 16 cv de potência a 8.500 rpm, antes apenas 13,2 cv. O torque passou de de 1,38 m·kgf a 5.000 rpm para 1,5 m·kgf a 6.500 rpm. Outro destaque é o sistema de controle de tração que passou a ser item de série nas versões mais caras equipadas com freios ABS. O sistema de chave presencial e alarme agora também é padrão em todas as versões.
Preços:
PCX 160 CBS – R$ 15.460 (Versão de entrada com freios combinados, a disco na dianteira e tambor na traseira)
PCX 160 ABS – R$ 17.000 (Versão intermediária com freio a disco em ambas as rodas, ABS e controle de tração)
PCX 160 ABS DLX – R$ 17.400 (Versão topo com todos os itens da versão ABS mais acabamento diferenciado)
Yamaha NMax Connected 160
Mais importante concorrente do PCX 160 o scooter Yamaha NMax 160 recebe agora um novo sobrenome na linha 2023 — Connected. Instalando um aplicativo do fabricante é possível parear via Bluetooth com seu smartphone. Assim é possível acessar indicadores de uso do veículo, localizar o último local estacionado, além de notificar o recebimento de chamadas e mensagens. Outras novidades são os novos pneus, suspensões mais confortáveis e o controle de tração de série. O preço sugerido sem frete é de R$ 19.690,00 para as pinturas azul, vermelho e verde fosco. Já na cor especial cinza fosco com grafismos esse preço é elevado em 300 reais.
Ducati Multistrada V2S
Por fim o lançamento mais recente em nosso mercado é a Ducati Multistrada V2S. O modelo substitui a Multistrada 950 como porta de entrada da “família” big trail italiana. Com forte inspiração no modelo V4 as carenagens estão mais modernas assim como a tampa do motor e nova rabeta — em comparação, o novo modelo ficou 5 kg mais leve e com o acento mais baixo. O motor é o conhecido Testastretta de dois cilindros com 113 cv de potência e 10 m·kgf Disponível apenas com a pintura vermelha Ducati Red o preço sugerido de R$ 96.990.
LR