Nos últimos dias os olhares do mundo das duas rodas se voltaram para a cidade de Milão na Itália, onde realizou-se a 16ª edição, de 8 a 13 de novembro, do tradicional salão de motos EICMA (foto de abertura). O local é sempre palco de grandes novidades e importantes lançamentos. Diante do gigantesco número de motos novas, separei aqui alguns modelos que acredito que podem chegar mais rapidamente em nossas lojas.
Honda CB 750 Hornet
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Uma das motociclistas que mais marcaram o mercado nacional sem dúvida foi a Honda CB 600F Hornet. Uma moto de quatro cilindros que até hoje é muito buscada no mercado de usadas. Contudo em sua mais nova geração a Hornet agora é 750 e conta com um inédito motor bicilindro paralelo de 755 cm³. Agora temos 92 cv e 7,65 m·kgf a 7.250 rpm. Como veremos em outros lançamentos, parece que esse tipo de motorização começa a ganhar mais espaço no mercado frente aos motores de quatro cilindros. A nova Hornet também contará com um completo sistema de auxílios eletrônicos.
Honda XL Transalp 750
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Trazendo de volta ao mercado outro nome de peso da Honda, a nova Honda Transalp 750 usa o mesmo motor da Hornet. Porém o modelo recebe importantes mudanças para um uso mais aventureiro/fora de estrada. A altura do solo é maior assim como o curso das suspensões, as rodas são raiadas e os pneus são de uso misto. Completam o pacote banco em uma peça só, assim como o conjunto dianteiro com bolha para melhor proteção contra o vento.
Suzuki V-Strom 800 DE
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Quem também apostou em um novo motor bicilindro paralelo foi a Suzuki. O novo motor de 776 cm³ entra no lugar do tradicional V-2 de 650 cm³. Agora os números são 84,3 cv a 8.500 rpm e 7,8 m·kgf a 6.800 rpm. Com o lançamento da V-Strom 800 DE a linha aventureira da marca fica mais completa e moderna com um novo pacote de assistentes eletrônicos. O quadro é novo e toda a geometria da moto foi criada para uma melhor capacidade no fora de estrada. Acima dela ainda temos a V-Strom 1050.
Suzuki GSX-8S
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Quem também recebeu o mesmo motor da V-Strom 800 foi a GSX-8S, mais nova naked da marca. Com uma proposta mais urbana e esportiva, o modelo conta com rodas de liga de alumínio, pedaleiras mais altas e recuadas, pneus mais largos e escapamento com saída mais curta e centralizada. Assim como sua “versão” aventureira, ela conta com um pacote de auxílios eletrônicos, farol de LED e um visual inédito.
Ducati Diavel V4
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Usando como base o motor V-4 que testamos na Multistrada V4S, a nova Diavel V4 chega para ser a Roadster mais potente da marca. Chamado de V4 Granturismo, o motor V-4 de 1.103 cm³ entrega 168 cv e 12,9 m·kgf. Segundo a fabricante, menos de 3 segundos são necessários para ir 0 a 100 km/h. Detalhe interessante é o sistema de desativação de cilindros, que torna o modelo um V-2, em situações de baixa demanda de potência, para menor consumo de combustível.
Royal Enfield Super Meteor 650
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Sem dúvida, um dos modelos mais esperados pelos apaixonados da marca, a nova Royal Enfield Super Meteor 650 une pela primeira vez o motor bicilindro de 648 cm³ usado na Interceptor e na Continental GT em uma plataforma custom — com um posição de pilotagem semelhante à da Meteor 350. Os números seguem mesmo com 47 cv a 7.250 rpm e 5,2 m·kgf a 5.650 rpm. Porém, a marca alega que a entrega de potência de forma mais adequada ao estilo da moto. Ao todo serão duas versões uma mais básica chamada de Standard e uma com modificações e para-brisa para o uso estradeiro chamada de Tourer.
No Brasil
Enquanto isso o mercado brasileiro de motos não parou. Tivemos três lançamentos importantes nos últimos dias, sendo que dois deles inclusive são concorrentes diretos entre si.
Honda PCX 160
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Em sua nova geração, o scooter PCX 160 recebeu grandes mudanças desde o chassi, motor, carenagens, ciclística suspensão e itens de série. A principal e mais notável mudança é o novo motor 160 — são agora 16 cv de potência a 8.500 rpm, antes apenas 13,2 cv. O torque passou de de 1,38 m·kgf a 5.000 rpm para 1,5 m·kgf a 6.500 rpm. Outro destaque é o sistema de controle de tração que passou a ser item de série nas versões mais caras equipadas com freios ABS. O sistema de chave presencial e alarme agora também é padrão em todas as versões.
Preços:
PCX 160 CBS – R$ 15.460 (Versão de entrada com freios combinados, a disco na dianteira e tambor na traseira)
PCX 160 ABS – R$ 17.000 (Versão intermediária com freio a disco em ambas as rodas, ABS e controle de tração)
PCX 160 ABS DLX – R$ 17.400 (Versão topo com todos os itens da versão ABS mais acabamento diferenciado)
Yamaha NMax Connected 160
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Mais importante concorrente do PCX 160 o scooter Yamaha NMax 160 recebe agora um novo sobrenome na linha 2023 — Connected. Instalando um aplicativo do fabricante é possível parear via Bluetooth com seu smartphone. Assim é possível acessar indicadores de uso do veículo, localizar o último local estacionado, além de notificar o recebimento de chamadas e mensagens. Outras novidades são os novos pneus, suspensões mais confortáveis e o controle de tração de série. O preço sugerido sem frete é de R$ 19.690,00 para as pinturas azul, vermelho e verde fosco. Já na cor especial cinza fosco com grafismos esse preço é elevado em 300 reais.
Ducati Multistrada V2S
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Por fim o lançamento mais recente em nosso mercado é a Ducati Multistrada V2S. O modelo substitui a Multistrada 950 como porta de entrada da “família” big trail italiana. Com forte inspiração no modelo V4 as carenagens estão mais modernas assim como a tampa do motor e nova rabeta — em comparação, o novo modelo ficou 5 kg mais leve e com o acento mais baixo. O motor é o conhecido Testastretta de dois cilindros com 113 cv de potência e 10 m·kgf Disponível apenas com a pintura vermelha Ducati Red o preço sugerido de R$ 96.990.
LR