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Home Avaliações

NOVO BMW iX3 M SPORT, IMPRESSÕES AO DIRIGIR

identicon por Gerson Borini
16/11/2022
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Lançamentos
Fotos: autor

Fotos: autor





A eletrificação dos carros da BMW também já é uma realidade e neste mês começou a ser vendido no Brasil o quarto modelo da linha a receber essa tecnologia, trata-se da versão elétrica do suve X3. O novo iX3 M Sport junta-se ao i3, iX e MINI SE, chegando pelo preço de R$ 475.950. Nesse valor estão incluídos dois carregadores de bateria: residencial de 11 kW e o de bordo para emergências.

A BMW utilizou as instalações do hotel-fazenda São Silvano em Morungaba, SP para apresentar o carro e a avaliação inicial foi na bela estrada de Itatiba a Morungaba, com muitas curvas para explorar ao máximo a força e dinâmica do novo carro.

DNA da marca é inconfundível com a grade dupla e faróis mais estreitos

Tecnologia de propulsão

O veículo é importado da China, onde é produzido pela BMW Brilliance Automotive, e vem equipado com a quinta geração do BMW eDrive, que consiste em motor elétrico de 286 cv e 40,5 m·kgf posicionado no eixo traseiro com apenas um redutor de par único para levar potência às rodas. A aceleração no 0-100 km/h é feita em 6,8 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 180 km/h. E como todo elétrico surpreende principalmente na agilidade de retomadas de velocidade, principalmente aquelas de 20-50 km/h no uso urbano e 80-120 km/h em rodovias.

Alavanca de câmbio tem as posições P-R-N-D-B, enquanto o botão giratório à direita é utilizado para selecionar as diversas funções na central multimídia

A bateria possui 80 kW·h de capacidade de armazenamento permitindo alcance de até 460 km no ciclo WLTP, que na vida real deve superar os 400 km. Nada mau, pois ainda é possível fazer carregamento em estações de recarga rápida (DC) de até 150 kW, sendo possível elevar a carga de 10% a 80% em cerca de 30 minutos. No momento em que tivermos maior quantidade de pontos de carregamento (DC) nas estradas brasileiras, uma viagem com um veículo desse tipo será feita sem susto ou ansiedade.

Assim como o conta-giros na versão de motor a combustão do série 3, o indicador de consumo de carga do iX3 também tem escala no sentido anti-horário, uma funcionalidade que é difícil se acostumar a visualizar

Tecnologia a bordo

O novo iX3 traz embarcado as mesmas tecnologias do BMW X3, como o BMW Live Cocklpit, quadro de instrumentos e central multimídia com duas telas de 12,3” de alta resolução que exibem todas as informações do veículo, configurações, sistema de som e telefonia com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda a integração com Amazon Alexa e vem com internet embarcada, como é padrão em todo modelo BMW no Brasil.

O painel de instrumentos tem linhas retas e boa seleção de formas e materiais, ficando agravável e sem ser cansativo

Nos sistemas de auxílio ao motorista conta com câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro para informações, por meio de alertas visuais e sonoros às condições de tráfego transversal à retaguarda, riscos de colisão, saída involuntária de faixa, detecção de obstáculos à frente, entre outros.

O Drive Recorder (gravador de condução) é capaz de capturar imagens em 360 graus por intermédio de quatro câmeras, e as gravações tem até 40 segundos de duração, incluindo os 20 segundos imediatamente anterior à ativação e os 20 segundos posteriores. A ativação acontece de modo manual para registro de lazer e uso posterior em edições pessoais, ou automaticamente quando um incidente/acidente for detectado.

Através do aplicativo My BMW é possível ativar funções remotamente, obter informações sobre o carregamento e receber as notificações sobre disponibilidade de atualização remota de software do veículo.

O para-choque traseiro ainda traz os contornos de uma possível saída de escapamento, o que é inexistente no elétrico, obviamente

Prazer ao dirigir

Ao subir a bordo de qualquer BMW já sabemos de antemão o que está por vir, e no caso do iX3 é possível esquecer que a propulsão elétrica está a cargo de movimentar 2.185 kg de massa do veículo. O volante de direção se comunica muito bem com os pneus 245/50R19 para dar ótima resposta de direção. Para os mais acomodados há ainda o sistema de assistência de estacionamento para ajudar em vagas paralelas ou perpendiculares.

Posição de dirigir, espaço e acesso aos comandos não negam que é um BMW

O trecho de teste contemplava estrada vicinal recém asfaltada, rodovia de pista simples e sinuosa, além de pequeno trecho de rodovia de pista dupla. E a possibilidade de experimentar a dinâmica do carro foi maior do que conhecer a resposta da suspensão em piso irregular. Os amortecedores adaptativos tem papel fundamental para deixar o carro confortável quando precisa ser e aumentar a carga quando o desempenho está sendo levado ao extremo.

Silhueta de suve com a configuração de 3 janelas laterais permite ótima visibilidade em todas as direções

A suspensão independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e multibraço atrás é a configuração ideal para a busca do equilíbrio. Molas helicoidais na dianteira e traseira com barras antirrolagem nos dois eixos deixam o veículo com bom controle de rolagem lateral da carroceria, e nas frenagens mais vigorosas não acontece o afundamento demasiado da dianteira.

Nas curvas em subida a aceleração mantem a tração para melhor contorno, enquanto que nas curvas em descida, a frenagem concomitante ao esterço do volante não traz insegurança ou desvio direcional que possam assustar os motoristas mais desavisados. Em todas as situações o suve se mostra bem estável e com tendência direcional neutra.

Poucos elementos cromados para dar destaque na carroceria acabam realçando o desenho exclusivo da roda de 19″

Os três modos de condução (Eco, Comfort e Sport) alteram a resposta do motor ao ímpeto do pedal do acelerador, modificam a curva de progressão de esforço do sistema de direção, e apenas no modo Sport aparece ronco do motor, que é mais parecido à sonoplastia dos filmes de Hollywood. Não gosto desse tipo de experiência. O carro elétrico traz emoção pelo desempenho e não pelo ronco de mentira.

A frenagem regenerativa tem boa conexão com o pedal de freio e um complementa o outro, permitindo boa modulação e não traz desconforto de desacelerações variável. O sistema de freio de serviço vem equipado com discos ventilados nas quatro rodas e o acionamento eletromecânico do freio de estacionamento é conjugado ao Parking. Além de oferecer o modo auto hold, a ativação automática desse freio para conforto — dispensa precisar manter o pedal de freio pressionado — em trânsito urbano. ou qualquer situação que exija imobilização rápida, por exemplo, ao lado de uma cabine de pedágio.

Iluminação toda em LED com recurso do farol alto automático

Visual renovado

A versão chega com as últimas atualizações recebidas em relação ao iX3 original lançado em 2020. A dianteira ganhou a nova grade de rim duplo com acabamento em preto, os faróis são mais estreitos e as lanternas recebem desenho tridimensional. O para-choque dianteiro é aprimorado para aerodinâmica e as rodas de 19” têm desenho exclusivo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

No interior encontra-se acabamentos em aço escovado combinando com variações de cores e texturas, tudo em harmonia e beleza que os desenhistas da BMW sabem dar às superfícies. Os bancos em couro têm ajustes elétricos e são bem confortáveis. o sistema de som da Harman Kardon de 16 alto-falantes de 464 W de potência impressionam ao efeito palco que produzem para os ocupantes.

Conexão entre o painel de portas e painel de instrumentos é harmoniosa e as luzes-ambiente podem ser ajustadas em intensidade e cor

Conclusão

O novo suve elétrico está posicionado entre o iX, já testado para o AE, e o iX1, que ainda não foi lançado no Brasil. Apesar de não ser um veículo totalmente novo e desenvolvido para ser elétrico, afinal é derivado do X3, ainda demonstra características únicas de isolação sonora e baixo ruído de rodagem de um elétrico, além de conciliar o desejado fun to drive (divertido de dirigir) que se espera ao assumir o comando de um BMW, com o desempenho característico da marca.

GB

 

FICHA TÉCNICA BMW Ix3 2023
MOTOR
Descrição Elétrico assincrono transversal traseiro
Potência máxima (cv/rpm) 286/n.d.
Torque máximo (m·kgf/–) 40,8
TRANSMISSÃO
Redutor Par cilíndrico helicoidal
Relação do redutor (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado com adaptação dinâmica de carga e barra antirrolagem
Traseira Multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor de passo, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
Relação de direção média (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistência a vácuo por bomba de vácuo, complementado por efeito regenerativo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8Jx19
Pneus 245/50R19
Estepe Kit de reparo e enchimento
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.185
Carga máxima 540
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) 750/750
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal (m²) 2,65
Área frontal corrigida (m²) 0,769
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.734
Largura sem/com espelhos 1.891/n.d.
Altura 1.668
Distância entre eixos 2.864
Bitola dianteira/traseira 1.600/1.616
Distância mínima do solo 179
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 410
Bateria kW.h 80, ions de lítio
Carregamento da bateria (kW) 11 (AC) / 150 (DC)
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,8
Velocidade máxima (km/h) 180
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Garantia total (tempo) Três anos sem limite de quilometragem
Bateria – 8 anos com limite de 160 mil km

 

CONTEÚDO DE SÉRIE BMW iX3 2023
INTERIOR
Acabamento dos bancos em couro
Bancos dianteiros com ajustes elétricos
Banco traseiro bipartido 40:20:40
Comandos no volante para controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, limitador de velocidade, computador de bordo e multimídia
Descansa-braço dianteiro
Painel multifuncional em HD de 12,3 pol.
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-luvas e porta-malas com iluminação
Seletor de funções tipo joystick
Tomada 12 V e USB
Vidros elétricos um-toque para todas as posições
Volante com acabamento em couro
EXTERIOR
Abertura do porta-malas por sistema mãos-livres
Limpador do para-brisa com velocidade intermitente e sensor de chuva
Luzes de rodagem diurna em LED (DRL)
Luzes traseiras em LED
Maçanetas externas na cor do veículo
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Retrovisores externos rebatíveis automaticamente com repetidoras de setas
Rodas de liga de alumínio de 19″
CONTORTO/TECNOLOGIA
Acendimento inteligente dos faróis com ajuste automático de intensidade
Ar-condicionado automático de três zonas
Chave inteligente presencial
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Modo de condução B – prioridade para freio regenerativo
Modo de condução ECO – prioridade para preservação de energia
Visão 360º
SEGURANÇA
Alerta de colisão com assistente de frenagem de emergência
Alerta de fadiga
Alerta de mudança de faixa
Alerta de ponto cego
Alerta de trafego transversal à retaguarda
Auxilio de partida em aclives
Bolsas de ar infláveis frontais, laterais e de cortina (6)
Controle de estabilidade e tração
Controle de trajetória de curvas
Engates Isofix com ancoragem superior para dois bancos infantis
Monitoramento da pressão dos pneus
Sinalização de frenagem de emergência
SISTEMA DE AUDIO
Sistema multimídia MMI Touch, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth e entrada USB e GPS com mapas integrado, sistema de som premium Harman Kardon






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