O Toyota Prius chega à quinta geração bem mais potente e com estilo ousado, mas menos controverso que o do modelo anterior. Entre os destaques do estilo estão faróis e lanternas traseiras de LEDs com perfil bem baixo e maçanetas embutidas nas portas de trás, o conhecido truque criado pelo designer italiano Walter d’Silva para o Alfa Romeo 156, em 1997, para parecer ter só 2 portas. O carro cresceu 22 mm em largura e 50 mm em entre-eixos, mas perdeu 46 mm em comprimento e 50 mm em altura, o que contribui para o visual mais dinâmico. O interior tem tela de 12,3 pol. na central de áudio.
O novo Prius baseia-se na arquitetura TNGA de segunda geração da marca, com suspensão traseira independente por braços sobrepostos. No Japão há duas versões: híbrida plugável com motor 2-litros, motor elétrico e 223 cv combinados e híbrida tradicional com o 1,8-litro e 193 cv combinados. Ambas trazem grande aumento de desempenho sobre o modelo anterior de 122 cv, mas a primeira também permite rodar em modo elétrico cerca de 95 km com a bateria de 13,6 kW·h. O 1,8 pode vir com tração integral.
Um sistema de recarregamento solar com o carro estacionado obtém energia suficiente para rodar até 1.250 km em um ano. Entre os recursos de assistência do Prius estão câmera frontal, retrovisor com imagens de câmera (evita o prejuízo à visão pelas colunas e passageiros) e estacionamento automático acionado de fora do carro (útil para vagas bem estreitas, em que o motorista não conseguiria sair do veículo).
FS