O presente artigo foi escrito por Giovanni Moreira Afonso, que mora em Cabo Frio, RJ. Ele é um pesquisador e já participou desta coluna na matéria “Que Plaqueta é Esta?“, que se tornou uma referência para muitos colecionadores, e que está sendo continuamente atualizada na medida em que novas informações vão sendo descobertas.
“VW Fusca Série Prata”, quantos foram fabricados?
Por Giovanni Moreira Afonso — Edição de Alexander Gromow
Este artigo teve origem em 2019. Ele surgiu de uma conversa informal em um grupo de WhatsApp sobre as séries especiais do Fusca na qual se discutiu sobre a quantidade de apenas 100 unidades do Fusca Série Prata. Eu lembro que tinha visto essa informação na internet e em algumas publicações especializadas também, mas aí veio a discussão sobre o tema. Seriam mesmo apenas 100 exemplares fabricados e vendidos?
Foi então que tive a ideia de procurar estes Fuscas na internet através de suas fotos. Entrei em sites de vendas de carros, de encontros de carros antigos, fiz buscas pelo Google, redes sociais, como o Facebook, Instagram, etc. Contei com ajuda de alguns amigos e comentei o assunto em outros grupos. Também informei que iria levantar a quantidades destes carros num censo específico, voltado apenas para a identificação de exemplares desta série especial do Fusca.
Na foto de abertura é detalhado o raro adesivo “SPRATA” da tampa do motor do Série Prata, comercializada em 1980, e abaixo uma foto de um exemplar
Prontamente foram surgindo vários exemplares, que foram sendo registrados, numa planilha anotando a sua placa. Nem sempre era possível obter a informação completa. Mesmo assim eu registrava a foto e eu os fui contabilizando e lançando na planilha. Também abri um tópico no site do Fórum Fusca Brasil no dia 3 de março de 2019. Nesta época um colega que me ajudou bastante foi o Matheus Marques. Ele possui um extenso arquivo fotográfico de carros antigos e enviou muitos exemplares para a pesquisa e, por mais incrível que possa parecer, num intervalo de menos de 2 meses, já tínhamos mais 100 Fuscas da Série Prata registrados.
Na época eu até fiz uma postagem rápida no Facebook comentando que o mito de apenas 100 unidades era só uma conversa sem sentido. Mesmo assim continuei a fazer os registros, e vira e mexe o assunto voltava à tona. Certa vez o amigo Wilson Taranto, que já trabalhou em uma concessionária Volkswagen, afirmou que existiam muito mais fuscas desta edição especial. Ele nos disse que só a rede na qual ele trabalhou teria vendido mais de uma centena.
O trabalho de identificação dos carros, feito em grande parte através de fotografias, foi complexo, pois nem sempre foi possível identificar a placa completa. Mas, mesmo com alguns fragmentos (as letras, ou só os números, ou algumas letras e alguns números), comparando as informações disponíveis, foi possível individualizar 235 carros de um total de 273 pesquisados. E, com base nestes 235 é que mostraremos alguns dados para vocês.
Os exemplares encontrados do Fusca Série Prata estão distribuídos em 14 estados do Brasil, sendo a maioria deles na regiões sudeste e sul, São Paulo 91 fuscas, seguido de Minas Gerais com 33 e logo após o Rio Grande do Sul com 30 modelos.
Como era de se esperar, a maior quantidade de Fuscas Série Prata se encontra na maior cidade do Brasil que é São Paulo, capital do estado de mesmo nome, onde, até o momento, foram identificadas 38 unidades. Seguem-se as cidades do Rio de Janeiro com 8 Fuscas e Curitiba com 7 carros.
Apesar da maior probabilidade de se encontrar esses carros ser em grandes centros, quando fomos analisar as demais cidades onde se distribuem os 235 Fuscas Série Prata de nossa pesquisa, encontramos algumas peculiaridades. Em municípios pequenos, como Lagoa Dos Três Cantos, do Rio Grande do Sul com 1.598 habitantes, encontramos um Fusca Série Prata devidamente emplacado. O mesmo ocorreu em dois outros municípios pequenos também do Rio Grande do Sul: São Pedro do Butiá com 2.873 habitantes e Chuvisca com 4.944 habitantes, cada um com um Fusca Série Prata devidamente emplacado.
Outra curiosidade é que dois Fuscas Série Prata foram encontrados no Paraguai e ambos somam na contagem geral desta pesquisa.
A propaganda da Séria Prata ressaltava que a produção seria limitada:
O texto desta propaganda é o seguinte:
“Fusca Série Prata. Os primeiros serão os únicos
O Fusca Série Prata está sendo lançado numa edição muito limitada. Só quem chegar na frente terá, com exclusividade especial, as características inéditas deste Fusca.
Ninguém olha para ele com indiferença. Sua pintura é especial, cinza prata metálica. Os aros das rodas são na mesma cor e todo o conjunto harmoniza muito bem com os para-choques revestidos com lâmina de borracha.
As lanternas traseiras chamam a atenção mesmo desligadas: são maiores, num estilo diferente e moderno.
Através dos vidros climatizados você vai enxergar tudo de forma bonita e repousante.
O interior tem acabamento Unicromático cinza e tapetes inteiriços. Os bancos revestidos em tecido têm novo figurino. Os dianteiros vêm com apoio para cabeça. Pegue no volante, veja como é gostosa essa empunhadura revestida de espuma.
O painel também contribui para o luxo e o conforto do Fusca Prata, com a tampa do porta-luvas, grades do alto-falante e indicador de nível do combustível em cinza-prata, e a praticidade do acendedor de cigarros.
Assinando tudo isso, o exclusivo logotipo da Série Prata.
Mas numa coisa muito importante o Fusca Prata continua igualzinho aos outros Fuscas: na mecânica Volkswagen – simples, robusta, econômica e de confiança.
Volkswagen
A marca que conhece o nosso chão.”
Paralelamente à pesquisa dos exemplares, o amigo Lucas Granzotto vasculhando o site do acervo da Biblioteca Nacional, conseguiu achar algumas reportagens de época a respeito do lançamento da série especial e inclusive uma informação inédita. Abaixo a notícia que saia no A Tribuna de Santos:
No texto da notícia “Novidade Volkswagen: o painel da Brasília” se lê: “Na linha sedan – 1300/1300 L e 1600 – que este ano já recebeu as lanternas maiores e novo para-lama traseiro, a novidade é a Série Prata, trata-se de uma edição especial do Fusca, limitada a 6000 unidades, destinada a um público jovem. Além da identificação pela cor cinza prata metálica, tem alguns detalhes próprios: para-choques com protetores inteiriços pintados na cor do carro; tampa traseira com aletas de refrigeração; aros pintados de alumínio e vidros coloridos verdes. Internamente, a maior parte do acabamento segue os tons cinza.”
Já no jornal Correio Braziliense, que saiu alguns dias depois, já são apontados mais detalhes das características desta nova série do Fusca:
Reproduzindo conteúdo da notícia “Série Prata: diferenças no Fusca de produção limitada”: “Tecnicamente, a Série Prata lançada pela Volkswagen juntamente com a sua linha “80”, é o que se denomina venda branca. Ou seja, uma saída comercial para criar uma opção atrativa, em números e prazo de oferecimento limitados. No caso do Fusca Prata, que o Jornal do Automóvel anunciou e descreveu em primeira mão, estas condições básicas da definição comercial estão presentes: o automóvel é um 1300 que recebeu uma série de equipamentos opcionais específicos para esta versão: dele serão produzidos apenas 6.000 unidades e a sua comercialização ficará restrita entre os meses de outubro – as vendas já começaram – e dezembro.”
“Como nome indica. trata-se de um Fusca cinza prata. Há bom gosto na composição do automóvel, pois evitou-se combinar o prateado da pintura metálica com eventuais cromados. Por isto, além da carroceria, os para-choques foram igualmente pintados – uma solução estética para o comprador e econômica para o fabricante e receberam uma faixa de borracha protetora – as rodas mereceram o mesmo tom de tinta. Além da pintura e do tom exclusivos, a complementação do automóvel se faz através da utilização de vidros verdes, que complementaram as pretensões mercadológicas do veículo, e no interior, um novo estofamento, com a faixa central em tecido “pied-de-poule”, além de encostos para a cabeça, agora opcional dos veículos VW. Bancos e estofamentos internos são cinza. Para complementar, a tampa do porta-luvas e as pequenas placas que ladeiam o velocímetro são do mesmo tom. E como últimos detalhes diferenciativos de construção, o volante é espumado e apresenta-se em menor diâmetro – 38 cm e identifica o automóvel de 6.000 unidades com plaqueta na faixa central. Outro adesivo na tampa traseira, que é a mesma do VW 1600, apresentando tomadas de ar, encerra a relação de modificações do automóvel. Ele custa 15 mil a mais que o 1300 L, ou seja, posto em Brasília, chaves na mão. 131 mil”.
Como identificar um exemplar do Fusca Série Prata
Apesar de passados 42 anos de seu lançamento, o Fusca Série Prata não é tão difícil de se identificar, principalmente se o exemplar estiver em bom estado de conservação. Mas um dos itens mais raros de ser preservado é o tecido da faixa central dos bancos em padronagem “pied-de-poule” – pé de galinha. em francês Hoje até existem alguns tecidos similares ao original, mesmo assim se a pessoa não quiser ser enganada deve ficar atenta a alguns detalhes, como a plaqueta de identificação numérica, no berço do estepe.
Para o período de 1977 até 1989 esta plaqueta contém 10 dígitos. Sendo que os três dígitos iniciais se referem ao código da cor. No caso desta série especial a plaqueta apresenta o código “090” – que, para o ano de 1980, se refere à cor prata Continental (metálica). Os dois números seguintes vão identificar semana do ano de produção, em seguida vem o número que pode ser de 1 a 5 para identificar o dia de produção. E os quatro últimos dígitos são a sequência diária de produção de carroceria de toda a fábrica. Para mais detalhes veja o artigo: “Que Plaqueta é Esta?“. Todo Fusca Série Prata deverá iniciar a plaqueta com “090”, pois nenhuma outra versão do Fusca saiu nesta mesma cor naquele ano.
No documento do carro, não vinha descrição da série, então temos exemplos de Fuscas Série Prata registrados de diversas formas, como se fosse um Fusca normal, em alguns documentos já vi registrado como 1300-L, mas não é uma regra. Alguns exemplares ainda de 1979 têm chassi com prefixo das letras BJ, mas a grande maioria saiu com letras BO, sempre seguidos da sequência numérica de 6 dígitos.
A produção do Fusca Série Prata dividia a linha de montagem com os exemplares normais e seguiu aleatoriamente. Apesar de a matéria do jornal acima citar que eles seriam produzidos apenas no mês de outubro, isto não ocorreu de fato. Na minha pesquisa eu consegui constatar que entre numeração mais baixa de chassi a mais alta a diferença chega a ser de 180 mil unidades, com muitos veículos de outros tipos intercalados entre eles.
Dentre os 235 Fuscas identificados pela placa, aconteceu de haver exemplares com faixa de chassi bem próxima um do outro, mas nunca de forma sequencial como se tivessem sido feitos lotes inteiros sequenciais, uma evidência que a produção foi realmente em uma sequência aleatória durante o período no qual o modelo foi oferecido para venda. Abaixo vamos listar rapidamente os detalhes de identificação:
Exterior:
- Cor: Prata Continental (metálico); plaqueta 090;
- Para-choque na cor da carroceria com borrachões;
- Vidros verdes;
- Tampa do motor com aletas e o adesivo S Prata.
- Aros das rodas na cor do carro
Interior:
- Volante espumado com botão de buzina tipo da Brasília/Variant II com logo “Prata”;
- Grades do alto-falante, marcador de combustível pintados de prata;
- Tampa do porta-luvas pintado de prata com logotipo “Prata”;
- Carpete cinza;
- Bancos com apoio de cabeça e forros de porta na cor cinza;
- Faixa central dos bancos em tecido no padrão “pied-de-poule”;
- Acendedor de cigarros
Os exemplares de Fusca Série Prata vinham com manual de proprietário específico para o carro.
De brinde vinha um chaveiro alusivo a edição especial em formato de medalha de metal na qual uma face era nome do modelo com logo Volkswagen e o lado oposto era o brasão de São Bernardo do Campo.
Detalhes do tecido dos bancos:
Concluímos que esta série especial teve comprovadamente mais de 100 unidades, no entanto não temos a informação se foram feitas as 6.000 unidades previstas, conforme a indicação da imprensa. Em minha opinião, baseado também na proporção de Fuscas no período fabricado, acredito que devem ter sido produzidos pelo menos entre 1.500 e 2.000 unidades deste singular Fusca série especial.
Para elaboração desse artigo foram consultados: o catálogo de peças do Fusca (1983), o site do acervo digital da biblioteca nacional, site do IBGE e pesquisas nas redes sociais.
Gostaria de encerrar a matéria agradecendo a todos que me apoiaram com a pesquisa, em especial Jaques Nascimento, Rudinei Junkes, Lucas Granzotto, Thiago Rocha, Matheus Marques e Emerson Gagliardi entre outros que enviaram suas contribuições.
Esta é mais uma matéria investigativa na coluna “Falando de Fusca & Afins” e que ataca um mito, motivo de discussão entre os apaixonados pela marca. No caso, uma série especial muito rara nos dias de hoje.
AG
Agradeço à mais esta participação do Giovanni Moreira Afonso. Trocamos, eu e ele, muitas mensagens por WhatsApp e usamos o e-mail. O trabalho foi muito construtivo.
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