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Home AG

QUE PLAQUETA É ESTA?

O ENIGMA QUE SE ESCONDIA EM DESAFIADORAS PLAQUETAS REBITADAS EM VEÍCULOS VOLKSWAGEN SERÁ DESVENDADO NESTA MATÉRIA

Alexander Gromow por Alexander Gromow
27/04/2020
em AG, Destaques, Destaques - Falando de Fusca & Afins, Falando de Fusca & Afins
Fotomontagem: autor

Fotomontagem: autor





Fui confrontado com este enigma em 2017 quando uma pessoa que estava reformando um Fusca 1977 me enviou as fotos abaixo e queria saber qual era o seu significado:

Era o início de um sistema de identificação de características dos veículos, que no caso desta plaqueta indicava o tipo da carroceira deste Fusca. O sistema de identificação foi se sofisticando com o tempo e com a tecnologia disponível.

Estamos em 2020 e este assunto, as enigmáticas plaquetas, ainda está na ordem do dia e várias pessoas pesquisam o assunto. Este é o caso do Giovanni Moreira Afonso, cujo trabalho de pesquisa é apresentado nesta matéria e certamente servirá de referência para pesquisas de muitos de quem procura dados de automóveis Volkswagen arrefecidos a ar produzidos no Brasil. Esta plaqueta está localizada na saia do berço do estepe dos Volkswagens a ar com motor traseiro, exceto na Kombi em que fica localizada atrás do banco do motorista. Já nos veículos de motor dianteiro a plaquinha se encontra no painel frontal acima do faróis.

 


 

PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO
Com ênfase para o estudo da cor da carroceria

Por Giovanni Moreira Afonso

Essa pesquisa teve início quando um colega mostrou-me as fotos do Fuscão amarelo Texas que acabara de comprar, em que numa das fotos aparecia bem nítida a plaqueta numérica na saia do berço do estepe, com a numeração 016 5000. Naquele instante eu me lembrei que alguns anos antes eu tinha reparado num Fuscão ocre Marajó à venda numa loja, o vendedor dizendo que ele era um exemplar de série de 5.000 carros, pois ele tinha uma plaqueta com este mesmo número na saia do berço do estepe…

Conversei com outro colega que tem um Fuscão azul Niágara, com a plaqueta 012500. Foi então que fui pesquisar a respeito e logo encontrei uma resposta que de imediato não resolvia minha dúvida, era uma informação de uma apostila da Volkswagen que ensinava a decodificar a plaqueta numérica, porém esta mesma possuía 10 dígitos, diferentemene desse dois exemplos que comentei, nenhum deles tinha 10 dígitos.

Nessa apostila da Volkswagen  verifiquei que, inserido nesse código, havia informações a respeito da cor da carroceria por meio de código próprio que informava qual era a cor do veículo. Pesquisando encontrei em alguns sites as informações de cores, porém apenas de 1977 em diante; não havia quase nenhuma citação de cores anterior a este ano.

Troquei ideias com alguns amigos e ninguém sabia me responder. Foi então que surgiu a ideia de pesquisar. Comecei a colher informações das plaquetas para tentar descobrir o significado desse código e preencher as informações a respeito dos códigos das cores.

Após alguns meses consegui identificar quase todas as cores disponíveis para a linha VW no período entre 1973 e 1977 que até então eram desconhecidas. Na pesquisa eu registrava as seguintes informações: ano do carro, modelo, versão ou motorização e finalmente o número da plaqueta. Conforme eu ia recebendo os dados fui descobrindo algumas das informações que listarei abaixo:

1973

Ano de surgimento dessa plaqueta numérica, por volta do mês de fevereiro. Segundo pudemos apurar, as primeiras unidades fabricadas ainda não vinham com a plaqueta; inicialmente contavam com apenas quatro dígitos que identificam o modelo do carro apenas, geralmente por um conjunto. Por exemplo:: 5000 e 5220 para o Fusca 1500:

Primeiras plaquetas, somente com quatro dígitos, ainda sem os dígitos relativos ao código de cor; refletiam somente o tipo da carroceria do veículo

Em determinado período de 1973 foram adicionados três números à plaqueta totalizando sete dígitos, passando a informar a cor para esses 3 números iniciais:

1973 a 1975 – Esquema de leitura das plaquetas com sete dígitos, já incluindo o código de cores e tipo de carroceria
1973 a 1974 – Exemplos de plaquetas com sete dígitos

 

1974

Permaneceu o padrão de sete dígitos:

1974 – Exemplos de plaquetas que continuaram com sete dígitos neste ano

Porém, convivendo com as plaquetas de sete dígitos, algumas carrocerias passaram a vir com plaquetas com dez dígitos. Foram acrescentados três dígitos (NNN) que especificam alguma característica ou opcional do veículo. No entanto, o significado desse novo código ainda nos é desconhecido.

1974 – Esquema de leitura de plaquetas com dez dígitos sendo os primeiros três (NNN) de sentido desconhecido

 

Exemplos de plaquetas com os tais três dígitos iniciais (NNN) desconhecidos

1975 até Abril de 1977

A partir de um determinado mês de 1975 as plaquetas que antes tinham sete dígitos, passaram a ter dez dígitos. Elas vinham com três zeros antes do código da cor. O sistema não se alterou, apenas houve esse acréscimo dos zeros permanecendo o sistema de leitura até abril de 1977. Em pouquíssimo casos foi notado a presença do “misterioso código de 1974” numa plaqueta de 1975 e outra de SP2 de 1976, mas são praticamente exceções nesta pesquisa.

1975 até abril 1977 – Esquema com dez dígitos iniciado por “000”
Exemplos de plaquetas iniciados por “000”

Tabela de códigos das carrocerias

Para complementar as informações deste trabalho segue a tabela atualizada de códigos das carrocerias:

Maio de 1977 até 1990

A partir de Maio de 1977 o código passou não mais a identificar o tipo de veículo, mas a indicar o número daquela carroceira produzida pela fábrica naquele dia, passando ser possível a identificação da data de sua fabricação através da semana do ano e dia da semana, conforme a explicação do esquema logo abaixo; segundo a colheita de dados da pesquisa a plaqueta com data de fabricação mais baixa do novo sistema é do mês de Maio, na 19ª semana de 1977.

Esquema de maio de 1977 até 1990 com novas informações
Exemplos de plaquetas de Maio de 1977 até 1990

Estas foram as últimas plaquetas metálicas.

1988 até Primeiro Semestre de 1999

A partir de 1988 o sistema foi alterado para uma etiqueta adesiva contendo códigos de barras, porém inicialmente apenas na Kombi, durante a pesquisa notamos que houve Voyage e Gol até 1990 ainda com a plaqueta metálica, na linha Santana não tivemos a informação até o momento de quando ocorreu a mudança da plaqueta para etiqueta. Quando mudou para etiqueta não teve mudança de local na Kombi, no entanto nos outros carros como Santana/Quantum ela passou para atrás da grade dianteira numa travessa. No caso Gol e seus derivados passou a ser fixada no alojamento do farol esquerdo, atrás da grade do radiador. Na Kombi modelo 1998, com fim da parede divisória passou ser fixada por dentro do painel frontal, embaixo do painel de instrumentos. Nesta etiqueta apresenta mais códigos também na forma de código de barras, e a leitura dela é conforme o esquema abaixo:

Esquema que foi usado de 1988 até primeiro semestre de 1999, sendo que este exemplo mostra fotos da etiqueta de um Fusca Itamar (neste caso para se ter acesso à parte de cima da etiqueta é necessário retirar o tanque de gasolina), o esquema de localização da etiqueta nestes Fuscas e como é feita a leitura deste tipo de etiquetas

Segundo Semestre de 1999 até Fevereiro de 2002

Os padrões de etiquetas código de barras que iremos abordar ficaram restritos apenas para a Kombi porque nos demais Volkswagen as etiquetas ficaram inacessíveis (somente desmontando o para-choque do carro para ter acesso).

Após 4 anos de pesquisas, tivemos informações que nas últimas Kombis a etiqueta apresentava um outro padrão de informações. Começamos então a pedir alguns proprietários de Kombi para tirar fotos das etiquetas. Apesar de ficar um pouco escondida atrás da caixa de fusíveis, embaixo do painel com pouco de paciência foi possível chegar até elas e descobrimos que tivemos dois modelos intermediários até a mudança para último modelo de etiqueta.

No primeiro modelo que surgiu no segundo semestre de 1999, onde tinha a informação de modelo, acabamento e versão do carro foi alterado para código interno da fábrica, chamado código Basys, outra mudança foi no código das cores, que passou ser composto por 4 letras e ou números, abaixo segue o exemplo de leitura desta etiqueta.

Exemplo e leitura da etiqueta de segundo semestre de 1999 a meados de 2000

Em meados de 2000 acontece uma nova alteração nas etiquetas, a principal alteração é a forma pela qual se identifica a cor, antes era por um código, agora a cor passa a ter um nome abreviado, na nossa pesquisa verificamos a que esse padrão foi até Fevereiro de 2002, veja o exemplo e leitura dela:

Exemplo e leitura da etiqueta etiqueta de Meados de 2000 até fevereiro de 2002

Março de 2002 até Dezembro de 2013

Chegamos no último de modelo de etiqueta código de barras que esta pesquisa vai abordar, em março de 2002 há grande mudança na padronização das etiquetas na Kombi, e até o momento ainda temos muitas dúvidas quanto às informações nelas contidas, mas espero que com a atualização deste artigo possam surgir novos fatos que sejam adicionados aqui depois. O princípio básico da tentativa de leitura dessa etiqueta se deu da mesma forma que fizemos com as primeiras plaquetas de 1973 a 1977, fazendo comparações de casos, e analogias entre os exemplares pesquisados. Alguns dados foram fáceis de descobrir como a questão das cores, o código Basys descobrimos com ajuda de alguns amigos que também enviaram uma foto do livreto de manutenção de suas Kombis. Segue abaixo o esquema que montei para leitura desse modelo de etiqueta:

Esquema de leitura temporário da etiqueta de março de 2002 até 2013
Exemplares de etiqueta de março de 2002 até 2013

 

 

Código das cores das plaquetas e etiquetas de 1973 até 2013 da linha Volkswagen

 

A respeito dos códigos de cores das plaquetas: devemos prestar atenção sempre no ano do veículo, pois a Volkswagen chegou a repetir o mesmo código para outras cores em anos diferentes, por exemplo temos o código 018 que foi usado nos anos de 1973 — como Ocre Marajó e de 1980 — como Verde Pampa. No segundo semestre de 1999 houve uma mudança nos códigos de cores, que passaram a ter 4 caracteres contendo números e (ou) letras, Segue a tabela de cores atualizadas agora em 2023:

CÓDIGO ANO CORES (pesquisa em andamento – atualizado em 12/10/2023)
001 1973 Branco Lótus
001 1994 Cinza Granito
002 1976 Branco Polar
002 1979 Branco Alasca
003 1978 Amarelo Java
004 1978 Bege Jangada
005 1978 Marrom Saveiro
005 1999 Verde Saturno
006 1978 Vermelho Vila Velha
006 1999 Azul Netuno (código exclusivo para Kombi)
007 1978 Vermelho Anhambi
008 1978 Azul Colonial
009 1973 Vermelho Montana
009 1978 Azul Báltico
010 1973 Amarelo Caju
010 1978 Verde Indaiá
011 1979 Bege Ipanema
011 1989 Branco Star
012 1973 Azul Niagara
012 1979 Bege Jamaica
012 1993 Bege Arena
013 1979 Amarelo Tropical
013 1993 Vermelho Sport
014 1973 Verde Místico
014 1979 Vermelho Del Rey
014 1993 Amarelo Sunny
015 1973 Verde Hippie
015 1979 Marrom Asteca
016 1973 Amarelo Texas
017 1973 Amarelo Safari
017 1979 Amarelo Primavera
018 1973 Ocre Marajó
018 1980 Verde Pampa
019 1974 Vermelho Rubi
019 1980 Azul Noturno
020 1974 Bege Alabastro
020 1980 Cinza Granizo
021 1977 Bege Saara
021 1980 Branco Paina
021 1995 Branco Geada
022 1974 Azul Caiçara
022 1977 Amarelo Java
022 1981 Bege Trigo
023 1974 Azul Safira
023 1977 Verde Ilhéus
023 1981 Bege Palha
024 1977 Azul Itaipu
024 1980 Vermelho Calipso
113 1973 Verde Marítimo
025 1977 Azul Báltico
025 1981 Cinza Carrara
026 1981 Verde Trópico
026 1997 Verde Java
027 1982 Marrom Café
027 1997 Azul Atlanta
028 1974 Marrom Caravela
028 1982 Verde Álamo
028 1997 Vermelho Clássico
029 1982 Azul Laguna
029 1995 Azul Náutico
030 1974 Vermelho Nobre
030 1983 Azul Universo
031 1975 Laranja Outono
032 1975 Azul Danúbio
032 1983 Marrom Café (código exclusivo para Kombi Luxo teto Bege Palha)
033 1975 Amarelo Imperial
033 1984 Cinza Londrino
034 1973 Azul Arara
034 1984 Bege Vime
035 1976 Verde Tropical
035 1984 Vermelho Royal
035 1995 Cinza Névoa
036 1976 Azul Firenze
036 1984 Bege Vime (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Lótus)
037 1976 Azul Oriente
038 1976 Marrom Savana
038 1984 Azul Laguna (código exclusivo para Kombi Luxo teto Cinza Londrino)
039 1976 Vermelho Ibérico
040 1976 Vermelho Málaga
041 1985 Azul Mediterrâneo
044 1985 Azul Mediterrâneo (código exclusivo para Kombi Luxo)
045 1985 Bege Vime (código exclusivo para Kombi Luxo)
045 1994 Azul Saturno
046 1985 Vermelho Royal (código exclusivo para Kombi Luxo)
047 1986 Cinza Himalaia
048 1986 Azul Reno
049 1986 Vermelho Verona
050 1986 Cinza Himalaia (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Paina)
051 1986 Azul Reno (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Paina)
052 1986 Vermelho Verona (código exclusivo para Kombi Luxo teto Branco Paina)
071 1988 Branco Alpino
072 1987 Vermelho Capri
074 1987 Azul Atlanta
075 1985 Preto (Especial)
076 1988 Vermelho Tornado
077 1990 Vermelho Daytona
080 1973 Platina (Met.)
080 1982 Azul Copa (Met.)
080 1989 Cinza Quartzo (Met.)
080 1997 Cinza Tunis (Met.)
081 1979 Azul Mônaco (Met.)
081 1985 Verde Itapoã (Met.)
081 1989 Prata Cristal (Met.)
081 1997 Prata Polar (Met.)
082 1978 Castanho Barroco (Met.)
082 1993 Verde Pinus (Met.)
083 1979 Cinza Grafite (Met.)
083 1985 Azul Clássico (Met.)
083 1993 Verde Angra (Met.)
084 1974 Titânio (Met.)
084 1978 Verde Mantiqueira (Met.)
084 1985 Bege Champagne (Met.)
084 1992 Azul Infinito (Met.)
085 1974 Azul Apolo (Met.)
085 1977 Prata (Met.)
085 1984 Cinza Nobre (Met.)
085 1987 Marrom Castor (Met.)
085 1993 Cinza Spectrus (Met.)
086 1974 Violeta Pop (Met.)
086 1977 Verde Musgo (Met.)
086 1986 Azul Stratos (Met.)
087 1977 Cobre (Met.)
087 1985 Verde Cristalino (Met.)
087 1993 Azul Riviera (Met.)
088 1976 Ouro Vila Rica (Met.)
088 1980 Marrom Avelã (Met.)
088 1987 Bege Flash (Met.)
089 1980 Verde Turmalina 1 & 2 (Met.)
089 1986 Cinza Atlas (Met.)
090 1980 Prata Continental (Met.)
090 1986 Verde Esmeralda (Met.)
090 1993 Preto Imperial (Met.)
091 1973 Castanho (Met.)
091 1981 Cinza Chumbo (Met.)
091 1986 Bege Polar (Met.)
092 1973 Verde Mentol (Met.)
092 1981 Verde Pinho (Met.)
092 1985 Marrom Carajás (Met.)
093 1973 Azul Astral (Met.)
093 1982 Cinza Prata (Met.)
093 1995 Bege Urano (Met.)
094 1982 Verde Mármore (Met.)
094 1986 Vermelho Fênix (Met.)
095 1983 Azul Búzios (Met.)
095 1988 Marrom Antílope (Met.)
096 1983 Bege Equatorial (Met.)
096 1988 Azul Biskaya (Met.)
097 1983 Verde Petrol (Met.)
097 1986 Preto Ônix (Met.)
098 1988 Azul Ilhéus (Met.)
099 1985 Cinza Plus (Met.)
100 1990 Bege Saara (Met.)
101 1990 Azul Índico (Met.)
102 1990 Verde Cantareira (Met.)
111 1997 Azul Unique (Met.)
112 1991 Prata Lunar (Met.)
113 1973 Verde Marítimo
113 1991 Azul Boreal (Met.)
114 1991 Bege Senegal (Met.)
115 1991 Verde Pantanal (Met.)
115 1999 Cinza Meteoro (Met.)
116 1999 Verde Granada (Met.)
124 1994 Verde Tahiti (Met.)
126 1994 Azul Celeste (Met.)
127 1993 Bege Athenas (Met.)
132 1997 Prata Imperial (Met.)
133 1997 Cinza Andino (Met.)
135 1996 Cinza Memphis (Met.)
136 1996 Cinza Stone (Met.)
137 1997 Verde Light (Met.)
138 1998 Verde Araguaia (Met.)
141 1998 Amarelo Dublin (Met.)
142 1996 Vermelho Dakar (Met.)
147 1995 Azul Havaí (Met.)
148 1995 Verde Primavera (Met.)
149 1995 Cinza Espacial (Met.)
150 1989 Azul Biskaya (Per.)
150 1999 Vermelho Cobre (Per.)
151 1989 Verde Jade (Per.)
151 1993 Vermelho Elegance (Per.)
152 1989 Azul Mônaco (Per.)
152 1995 Azul Ametista (Per.)
152 1999 Azul Sideral (Per.)
153 1990 Vermelho Monarca (Per.)
153 1997 Verde Bali (Per.)
154 1990 Azul Astral (Per.)
154 1999 Preto Orion (Per.)
155 1999 Vermelho Mercúrio (Per.)
156 1999 Branco Pérola (Per.)
162 1991 Cinza Andino (Per.)
164 1994 Vermelho Bordeaux (Per.)
165 1991 Cinza Nimbo (Per.)
166 1994 Vermelho Stylus (Per.)
167 1994 Azul Nobre (Per.)
168 1994 Preto Gótico (Per.)
171 1998 Vermelho Monterrey (Per.)
175 1991 Vermelho Montana (Per.)
177 1997 Vermelho Real (Per.)
179 1997 Preto  Luxor (Per.)
180 1991 Vermelho Colorado (Per.)
181 1997 Azul Class (Per.)
182 1998 Verde Borneo (Per.)
184 1996 Verde Nice (Per.)
189 1995 Vermelho Cardeal (Per.)
190 1993 Branco Nacar (Per.)
201 1983 Preto (Especial)
201 1994 Preto Universal
204 1998 Azul Cancun
205 1997 Azul Egeu
206 1997 Vermelho Flash
207 1998 Vermelho Vitória
208 1999 Azul Netuno
215 1999 Branco Geada (exceto para Kombi 1999)
275 1989 Preto (Especial)
276 1990 Preto Clássico
Cores Especiais ou Frotistas até 1999
034 1974 Azul Arara
100 n/d Branco (usado numa Karmann-Ghia Safari)
101 n/d Verde
112 1973 Verde Iguaçu
133 n/d Verde (Eletropaulo)
153 n/d Azul Noturno (PRF)
200 1991 Bege (Kombi Safari Karmann-Ghia)
205 n/d Azul
252 n/d Cinza Naval (MB)
303 n/d Azul
333 n/d Azul
338 n/d Azul (Presidência da República)
401 n/d Preto e Branco (polícia)
424 n/d Preto (Polícia Cívil)
450 n/d Bege
454 n/d Amarelo Manga (Telesp)
458 n/d Azul
459 n/d Verde Light
498 n/d Cinza (Viatura PM de MG)
503 n/d Vermelho Ibérico
506 n/d Laranja
509 1973 Vermelho Bombeiros
520 n/d Amarelo Elma Chips
525 n/d Laranja Monza
603 n/d Amarelo Java
605 n/d Amarelo Manga
606 n/d Amarelo Correio
620 n/d Amarelo Elma Chips
706 1983 Bege Trigo (Kombi Luxo de apenas 1 cor)
801 1973 Branco (Ambulância)
801 1988 Branco Nepal (Ambulância)
867 n/d Verde Oliva (EB)
897 n/d Vermelho (com Resquícios de ser Roxo)
903 1974 Verde Marítimo
909 n/d Verde
921 n/d Verde
990 n/d Azul Estratosférico com teto Branco (FAB)
Cores Após Segundo Semestre 1999 (Com 4 dígitos, podendo ser letras e números)
2606 1999 Amarelo Correio
2813 2013 Azul Last Edition
2867 1999 Verde Oliva (EB)
2950 2007 Vermelho SE Kombi 50 Anos
2990 1999 Azul Estratosférico com teto Branco (FAB)
3B3B 1999 Branco Geada
3S3S 1999 Verde Saturno
4E4E 1999 Azul Netuno
6M6M 1999 Vermelho Clássico
8F8F 2005 Prata Light (Met.)
 8G8G 2004 Branco Glacial
B4B4 2001 Branco Cristal

Uma observação da tabela acima é que o ano utilizado na tabela é apenas para exemplificar o uso daquela cor pela primeira vez, quando ocorre a repetição do código da plaqueta para uma nova cor o código daquela cor não é mais utilizado, caso venha a ocorrer que uma cor antiga apareça ou que seja um pedido especial, ou que seja um carro de frota a cor recebe um novo código.

Depois que essa pesquisa foi publicada, em abril de 2020, apareceram algumas plaquetas com significado desconhecido, seguindo um padrão próprio. Um dos casos que eu consegui estudar, depois de conversar com algumas pessoas, foi o caso de plaquetas cuja sequência são números ZERO, estas carrocerias são exemplares de vendas em concessionarias Volkswagen, para substituição, sem pintura apenas com primer de fundo para proteção da chapa.

Para concluir, fico à disposição para o recebimento de mais códigos de plaquetas até o ano de 1977. Envie informações mais detalhadas que você possa ter a respeito desses códigos que a Volkswagen usou nesse período. Também interessam informações sobre o que diferencia um código do outro. Se for o caso, você pode deixar suas informações nos comentários. Quem quiser passar dados das plaquetas informe o ano do carro, modelo, versão (ou motorização) e a cor (se houve trocas de cor deixe claro essa informação). Esta é uma sugestão de como os seus dados podem ser enviados para esta pesquisa: Fusca 1300-L, Marrom Savana, 1976 plaqueta: 0000384501.

Nesta nova fase da pesquisa peço a colaboração dos proprietários de Kombi entre 1999 e 2013 para envio de fotos das suas respectivas etiquetas código de barras, informando ano fabricação; ano modelo; modelo e cor para aprofundar nossos estudos, principalmente na fase de transição dos modelos entre 1999 e 2002.

Metodologia dessa pesquisa: o trabalho se deu por pesquisa (usando contatos feitos por redes sociais e contatos pessoais com proprietários) e anotação dos dados, de seu confronto e análise. Este trabalho teve início em dezembro 2018 e segue em andamento. Até momento temos 1020 plaquetas e etiquetas (carros) entre 1973 e 2013, sendo a grande maioria está concentrada nos anos 70, temos 195 exemplos de 1973, 254 de 1974, o ano com mais anotações na pesquisa, 165 exemplares para o ano de 1975, 141 carros para 1976 e 72 de 1977. Para demais anos temos 193 carros anotados as plaquetas ou etiquetas de código de barras. Agradeço a colaboração de todos que me ajudaram, principalmente Rudinei Junkes, Hugo Bueno e Eduardo Gedrait Pires, Fernando Verzini Branco, Cesar Manzione, Pedro Henrique de O. Melo, Lucas Granzotto, Thiago Peralta Guerra, João Borsato, Marcos Arantes e outros amigos que até de forma individual enviaram dados de plaquetas de seus carros, e que eu agradeço por terem enriquecido a nossa pesquisa. Sendo que, o dia a dia desta pesquisa é publicado no Fórum Fusca Brasil.

 


 

Este é mais um trabalho de “arqueologia” para levantar dados que são importantes para proprietários de veículos Volkswagen antigos. Cabe aqui o reconhecimento ao Giovanni Moreira Afonso por ter liderado e realizado esta pesquisa que ainda está em andamento. Sobre isto eu reitero o chamamento feito pelo Giovanni no sentido de receber informações que permitam a complementação deste trabalho.

AG

(Atualizada em 14/12/23 às 01h15, com a atualização de 12/10/2023 da Tabela de Códigos de Carrocerias e da Tabela de Cores e atualização geral com inclusão de itens novos)

(Atualizada em 01/02/23 às 17h00, com a atualização de 31/01/2023 da Tabela de Códigos de Carrocerias e da Tabela de Cores )

(Atualizada em 17/11/22 às 02h20, com a atualização de 02/11/2002 da Tabela de Códigos de Carrocerias )

(Atualizada em 27/02/22 às 22h30, Tabela de Códigos de Carrocerias e Tabela de Código das Plaquetas. Pequenos ajustes e complementações no texto)

(Atualizada em 27/06/21 às 19h00, Tabela de Códigos de Carrocerias e Tabela das Plaquetas de 1973 a 1986 e mais Os Fuscas “Itamar” e a Kombi até 1999)

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

 







Tags: Alexander GromowEduardo Gedrait PiresFalando de Fusca & AfinsGiovanni Moreira AfonsoHugo BuenoRudinei JunkesVW
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