A Bosch e a Mercedes-Benz atingiram um marco importante no caminho para a condução autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou seu sistema de estacionamento altamente automatizado para uso na garagem P6 administrada pela APCOA no Aeroporto de Stuttgart (a APCOA ou Airport Parking Company of America, foi fundada em 1949 e hoje pertence à Standard Parking Plus Corporation.).
Trata-se do primeira função de estacionamento sem manobrista altamente automatizada do mundo para automação SAE Nível 4 aprovada oficialmente para uso comercial. Com o veículo e a infraestrutura assumindo a direção e as manobras, motoristas não precisarão mais perder tempo à procura de uma vaga e manobrar em garagens apertadas.
“O estacionamento sem motorista é fundamental para a mobilidade autônoma. O sistema que desenvolvemos em conjunto com nosso parceiro Mercedes-Benz mostra o quanto já avançamos nisso. Será pelo estacionamento sem motorista que a condução autônoma começará”, diz o Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios Mobility Solutions. “Desde o início, a Bosch objetivou tornar a infraestrutura em estacionamentos inteligente, estabelecendo padrões nesta área. No futuro, nossa intenção é equipar cada vez mais estacionamentos com a tecnologia de infraestrutura necessária – planejamos fazer várias centenas deles em todo o mundo nos próximos anos”.
“Estamos extremamente satisfeitos por ter desenvolvido com sucesso um sistema conectado para estacionamento sem motorista e sem contato de funcionários junto com nossos parceiros da Bosch, Mercedes-Benz e Aeroporto de Stuttgart. Nossa plataforma digital APCOA FLO, pode ser usada para reservar vagas, para acesso sem contato no estacionamento e para faturamento automático do uso da vaga”, diz Frank van der Sant, membro do conselho de administração e diretor comercial Diretor do Grupo APCOA Parking. “Para nossos clientes, isso significa um enorme ganho em comodidade: segurança no planejamento, quase nenhuma perda de tempo, curtas distâncias a pé e um processo de estacionamento sem contato e sem dinheiro.”
“Estamos orgulhosos de a STR (Car Rental Stuttgart Airport) tenha sido escolhidoa como o aeroporto para esta estreia global”, disse Walter Schoefer, porta-voz da Flughafen Stuttgart GmbH, que administra o Aeroporto de Stuttgart. “O projeto mostra o quanto nossa região é inovadora. O estacionamento com manobrista automatizado realmente aumenta o conforto e a comodidade de nossos passageiros e economiza tempo, especialmente quando estão com pressa e querem apenas deixar o carro rapidamente no aeroporto.”
Tecnologia empregada
É dirigir-se ao estacionamento, sair do carro e enviá-lo para uma vaga por meio de um aplicativo de smartphone. O veículo se dirige por si só para a vaga designada e estaciona. Na hora de ir embora o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma.
Este processo se baseia na interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada na área de estacionamento e a tecnologia automobilística da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitoram o caminho e o ambiente à volta e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura e procedes com condução. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas para se deslocar entre andares no estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança. Somente quando a rota estiver livre, ele continua seu caminho.
Em 2019 a Bosch e a Mercedes-Benz obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar estacionamentoa com manobrista automatizado, usando veículos de desenvolvimento sem supervisão humana, no estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart. A aprovação agora concedida vai além disso, permitindo a operação comercial com veículos particulares no estacionamento P6 do Aeroporto de Stuttgart.
A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021 que permite a condução sem motorista de acordo com o Nível 4 da SAE para veículos a motor. A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal Alemão para Digital e Transportes e a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha. A AFGBV (diretiva de direção autônoma), aprovada pela câmara alta do parlamento alemão em 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios da lei de tráfego rodoviário alemã que os veículos de nível 4 devem obrigatoriamente atender.
As empresas planejam implantar gradualmente o serviço de estacionamento sem motorista no estacionamento APCOA P6 do Aeroporto de Stuttgart. Os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 cujas variantes de veículos disponham do serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 integrado no Mercedes me connect e que tenham habilitado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6.
Depois que os motoristas usarem o aplicativo Mercedes me connect para reservar uma vaga de estacionamento, eles podem simplesmente largar o veículo numa área de desembarque predeterminada. Após todos os passageiros desembarcarem o aplicativo inicia a manobra de estacionamento. O sistema o verifica se o caminho para a vaga reservada está livre e se todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Nesse caso, os motoristas recebem uma notificação no aplicativo confirmando que a infraestrutura inteligente assumiu o controle do veículo e podem ir embora sossegados. O veículo arranca automaticamente e encontra o seu próprio caminho para a sua vaga. Quando o motorista deseja tirar seu carro do estacionamento, ele pode fazer isso por meio do smartphone. O veículo toma seu próprio caminho até à área de retirada predeterminada.
AE