Inicio esta matéria agradecendo às leitoras e aos leitores de minha coluna que completa sete anos de publicação no site AUTOentusiastas; e que em 2022, segundo meu levantamento, somou 960.837 visualizações no total das matérias.
Este levantamento foi feito pesquisando as informações registradas na base de dados da página do AUTOentusiastas no dia 29 de dezembro último. Disto resultou uma tabela com as respectivas visualizações e, mandando ordenar, resultaram as dez mais visualizadas, que apresentarei da décima para a primeira colocação:
10ª – A KARMANN E A VOLKSWAGEN NOS TEMPOS DOS CARROS ARREFECIDOS A AR
A história da Karmann de Osnabrück, Alemanha, com ênfase na cooperação com a Volkswagen na produção de veículos derivados do VW Fusca — Link.
9ª – UM FUSCA QUE RODOU 2,6 MILHÕES DE QUILÔMETROS – PARTE 2
Continuação do relato da saga de Albert Klein com seu Fusca 1200, ano 1963, rumo aos 2’596.324 quilômetros bem rodados — Link
Obs.: este foi um dos raros casos em que a Parte 2 de uma matéria teve mais visualizações que a Parte 1, que neste caso ficou em 17º lugar.
8ª – PASCAL MESLET, O GRANDE MESTRE DO DESENHO VW
Muitos conhecem e apreciam o trabalho deste recluso ilustrador francês, mas poucos sabem de sua vida. Nesta matéria desvendamos este segredo conhecendo um pouco de sua história — Link.
Observação: Esta é uma matéria que eu queria escrever há muitos anos, pois admiro muito o trabalho do Pascal Meslet, e com base na entrevista publicada na revista alemã VW Classic foi possível realizar este sonho.
7ª – “VW FUSCA SÉRIE PRATA”, QUANTOS FORAM FABRICADOS?
Esta matéria põe em xeque o mito de terem sido fabricados somente 100 unidades desta série especial brasileira — Link.
6ª – O TRISTE DESMANCHE DA INCRÍVEL COLEÇÃO VW DE HERMANN WALTER
Após o seu falecimento a coleção reunida em mais de 50 anos, com ao menos um exemplar de cada ano de produção do VW Käfer na Alemanha, começou a ser vendida — Link.
5ª – O VOO DO VW FUSCA PARA A HISTÓRIA
Durante o 8º Encontro Nacional do Fusca em Interlagos, em 1996, um Fusca Série Ouro pilotado por Oswaldo Steves decolou para um lindo e arriscado voo de 12 metros – Link.
4ª – “ACHADO DE CELEIRO”: KOMBI MUITO ANTIGA, RESGATADA PELA VW, BRILHOU NO EVENTO HO22
Entre as raridades expostas no EVENTO Hessich Oldendorf 2022, em junho último, havia uma Kombi 1953 — das primeiras, chamadas de barn-door (portão de celeiro) devido à enorme tampa do motor — usada para treinamento de agentes de trânsito na década de 1960 no uso de radar de velocidade estático a bordo — Link.
3ª – UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS
Recentemente restaurada esta Kombi foi feita para vencer qualquer desafio: neve, lama, caminhos íngremes, e apareceu em público no evento HO22 — Link.
2ª – NA ALEMANHA OUTRO “ACHADO DE CELEIRO” – UM VW KÄFER CABRIOLÉ 1953 PARADO HÁ 43 ANOS
Demorou anos, mas o carro acabou sendo resgatado e terá uma nova chance. Mas sua recuperação não será fácil — Link.
1ª – TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km
Na capital de São Paulo, um incêndio que ceifou a vida de uma pessoa, acabou revelando um segredo guardado há 68 anos — Link.
Esta matéria quebrou todos os paradigmas de minha coluna e atingiu uma visualização significativa de quase 180 mil acessos, apesar de outras matérias concomitantes que tratavam do mesmo assunto também terem sido publicadas na internet.
E ela não ficou restrita ao Brasil. O meu amigo Jürgen Grendel, que é redator do boletim das Brezelfenster do clube alemão Brezelfentervereinigung e.V., ao qual eu pertenço, soube desta matéria e pediu a permissão para publicá-la em seu boletim.
Dito e feito, na edição nº. 03/2022, das páginas 51 até 62 a matéria foi republicada na íntegra, traduzida para o alemão, e isto com toda a indicação aos respectivos créditos. Abaixo a reprodução da primeira página da matéria no Das Brezelfenster:
Eu digitalizei esta matéria e para quem quiser dar uma olhada em como ficou, independente do idioma, veja aqui.
Três matérias sobre achados de celeiro, duas de VW Kusca e uma de VW Kombi despontaram nos primeiros lugares da preferência das leitoras e leitores. Este é um assunto muito especial, pois muitos se fazem a pergunta: “quantas raridades ainda se encontram escondidas em celeiros, porões etc. por aí pelo mundo?”
Descobrir o que vai chamar mais a atenção é uma tarefa muito difícil, tanto que há matérias que eu apostaria que seriam do agrado de muitos e isto acaba não ocorrendo, como o inverso também ocorre. Fato é que o público leitor é quem decide sobre as visualizações de uma dada matéria. Há aspectos que indicam o que poderia agradar, mas não há uma fórmula matemática que defina isto.
Por enquanto eu vou de matéria em matéria sempre a procurar o assunto para a coluna da semana seguinte…
O índice de minhas matérias no AUTOentusiastas pode ser acessado aqui, e eu permaneço à disposição para comentar sobre elas, caso surjam perguntas.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.