• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Notícias

ALFA ROMEO GIULIA SWB ZAGATO COMEMORA PARCERIA CENTENÁRIA

identicon por Roberto Marks
03/01/2023
em Notícias, RM
Fotos: Divulgação Alfa Romeo

Fotos: Divulgação Alfa Romeo







Alfa Romeo e Zagato são duas marcas milanesas indissociáveis na história do automóvel. O atelier de “carroziere” aberto por Ugo Zagato, em 1919, foi responsável pela construção das carrocerias do primeiro modelo Alfa Romeo, o Tipo G1, lançado em 1921. Posteriormente, no período anterior à Segunda Guerra Mundial, quando Alfa era sinônimo de carro esportivo, praticamente todas as carrocerias dos modelos da marca eram confeccionadas por Zagato.

Após a guerra, entretanto, a Alfa Romeo mudou o foco ampliando a produção para modelos familiares de grande série, o que arrefeceu a parceria. E, apesar da Alfa ter lhe “traído” passando a manter relacionamentos também com outros “carrozieri”, como Bertone e Pininfarina, Zagato continuou produzindo carrocerias para esportivos Alfa de pequena série. Isso porque manteve-se basicamente como um ateliê artesanal, ao contrário de seus concorrentes, que partiram para a produção de carrocerias especiais em escala industrial.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las

Assim, apesar das reviravoltas contemporâneas que afetaram a indústria automobilística, o que praticamente inviabilizou encarroçadores independentes, Zagato ainda se mantém em atividade construindo carrocerias para modelos especiais, em pequenas séries, ou até mesmo, versões exclusivas como o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato recém-apresentado e que comemora esta parceria centenária das duas empresas.

Desenvolvido tendo como base a carroceria do atual Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, a versão Zagato recebe a denominação SWB (Short Wheel Base) devido à distância entre eixos, que foi encurtada em 120 mm o que, associado com a redução de 140 mm na seção traseira com o redesenho do porta-malas, faz com que o comprimento total seja de 4.380 mm, em comparação com os 4.640 mm de comprimento do Giulia.

Além desta redução nas dimensões da carroceria original, a equipe comandada por Nori Harada, vice-presidente de Design da Zagato, se inspirou em detalhes de modelos anteriores desenvolvidos pela empresa para a Alfa, em especial nas míticas versões especiais TZ, que se destacaram nas pistas na década de 1960. Estes detalhes podem ser notados subliminarmente no frontal curvado e na traseira truncada, ou “coda tronca” como definem os italianos.

Outro detalhe está no característico desenho convexo do teto, apelidado em italiano de “gobbo” (corcunda), ou bolha dupla, artifício que foi adotado na década de 1950 em modelos como o Alfa Romeo Berlinetta Zagato, 1900 SS. Não era só charme o que muitos acreditavam se tratar de um jeito de ampliar o espaço na cabine, mas sim uma maneira de melhorar a fluidez do ar no deslocamento do carro.

A mecânica desta versão exclusiva é a mesma da série especial limitada do Giulia GTAm, lançado em 2020, com motor V-6 de 2,9 litros biturbo e potência de 540 cv, além de também manter o câmbio manual de 6 marchas. Ou seja: um sonho para todo apaixonado pelo “Cuore Sportivo” (coração, ou caráter esportivo). O único senão é que este modelo já tem dono. Foi comprado por um colecionador que possui diversos modelos não só Alfa Romeo, mas também Aston Martin, encarroçados por Zagato.

RM

 

Anterior

AS DEZ COLUNAS “FALANDO DE FUSCA & AFINS” MAIS LIDAS EM 2022

Próximo

VOLANTE DESCENTRADO (COM VIDEO)

Próximo
Fotos e vídeo: Beto Sharp/Edição de vídeo: Márcio 
Salvo

VOLANTE DESCENTRADO (COM VIDEO)

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Bolsa no afogador (Foto: autor)

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

01/12/2023
Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023
BMW X7 M60i (Foto: Divulgação BMW/netcarshow.com)

BMW QUER CONSOLIDAR LIDERANÇA NO MERCADO BRASILEIRO

30/11/2023
Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação Porsche AG)

FIQUE LIGADO

30/11/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Bolsa no afogador (Foto: autor)

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

01/12/2023
Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023
BMW X7 M60i (Foto: Divulgação BMW/netcarshow.com)

BMW QUER CONSOLIDAR LIDERANÇA NO MERCADO BRASILEIRO

30/11/2023
Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação Porsche AG)

FIQUE LIGADO

30/11/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.