A BMW anunciou parceria com a desenvolvedora de baterias Solid Power para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de baterias de estado sólido, com planos de começar a testar os primeiros veículos com essas baterias, ainda este ano. Para isso, a empresa informou que está preparando uma linha de protótipos em seu Cell Manufacturing Competence Center (CMCC), localizado em Parsdorf, Alemanha, para produzir e testar as baterias de estado sólido e que pretende apresentar um protótipo funcional com este tipo de bateria antes de 2025.
Atualmente diversos fabricantes de veículos e novas empresas de tecnologia estão trabalhando no desenvolvimento da tecnologia de baterias de estado sólido, que prometem menor peso e maior alcance para os veículos elétricos a bateria. O desenvolvedor de baterias Solid Power, apoiado pela Ford e agora pela BMW, está pesquisando o uso de um eletrólito sólido à base de sulfeto no lugar do eletrólito líquido tradicional, com o objetivo de oferecer uma bateria mais leve e uma densidade de energia mais alta, em comparação com as tradicionais de íons de lítio.
A BMW revelou na semana passada que a Solid Power planeja entregar baterias automobilísticas em grande escala para testes ainda este ano. As duas empresas também expandiram seu acordo de desenvolvimento conjunto. Isto permitirá que a BMW e a Solid Power realizem atividades de desenvolvimento e fabricação de células em locais pertencentes a ambas as empresas. Mas, antes da linha de fabricação dos protótipos começar a funcionar, uma equipe do BMW trabalhará com os engenheiros da Solid Power para ajustar os processos de fabricação de células.
A corrida para equipar veículos com este tipo de bateria de estado sólido em veículos é indiscutivelmente importante para atender as exigências de aumento de produção de veículos elétricos, ainda nesta década, com várias empresas desenvolvedores buscando diferentes caminhos trabalhando. Outras fábricas de veículos que também estão desenvolvendo parcerias, são a Mercedes-Benz com a nova fabricante de estado sólido Factorial Energy, com sede em Boston, que também tem acordo com a Stellantis e Hyundai.
RM