Mais de uma década após encerrar a produção do esportivo RX-8, seu último modelo com motor rotativo, a Mazda voltou a produzir este tipo de motor para utilizar no Mazda MX-30 R-EV, um suve compacto híbrido plugável que foi apresentado no Salão de Bruxelas (Bélgica) — 14 a 22 de janeiro —, e será lançado no mercado europeu ainda este ano.
Mas, ao contrário do que se possa imaginar, este motor de apenas um rotor com capacidade volumétrica de 830 cm³, que desenvolve 75 cv, não tem a função de impulsionar o suve, mas sim de atuar como um gerador de energia para carregar a bateria. Esta alimenta um motor elétrico de 167 cv que tem a função de propulsionar o veículo.
A bateria de 17,8 kWh deste híbrido é quase metade da bateria padrão de 32 kW·h do Mazda MX-30, totalmente elétrico, e seu alcance é de 85 km tendo por base o ciclo WLTP, padrão de medição de consumo que substituiu o NEDC.
O Mazda MX-30 R-EV tem três modos de condução. No modo EV funciona exclusivamente o motor elétrico dentro do alcance oferecido pela carga completa da bateria. No modo Charge, o motor a combustão é acionado para recarregar a bateria. E no modo misto, de acordo como é acionado o pedal do acelerador, o motor a combustão entra em funcionamento automático para fornecer carga extra à bateria.
O tanque de combustível para o motor rotativo é de 50 litros. O MX-30 R-EV acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e a velocidade máxima é de 140 km/h. Conforme divulgado pela Mazda, o modelo será lançado incialmente no mercado do Reino Unido com preço de entrada de 31.250 libras esterlinas (R$ 194.900,00 na conversão direta).
RM