Para os americanos é truck — caminhão — e não deixam de ter razão, já que o termo pick-up significa “um pequeno caminhão usado pare entregas (delveries) e apanhas (pick-up) de mercadorias. Mas esta, com certeza, não é a praia da versão especial do Ram 1500 TRX Havoc Edition 2023, que foi apresentado no final de dezembro e deve chegar ao mercado americano nas próximas semanas. Muito menos o termo havoc, que significa destruição total, devastação, no idioma de Shakespeare.
É pura ostentação, a começar pela vibrante pintura na cor sólida amarelo Baja. O visual personalizado também destaca rodas com desenho exclusivo, pintadas em preto, aro de 18 polegadas e sobrearo de segurança — beadlock, trava de talão do pneu no aro — ideal para quem vai rodar rápido em terrenos acidentados. Outro luxo é o grande teto solar de painel duplo.
Volante de direção com aquecimento, assim como nos assentos dos elegantes e anatômicos bancos forrados em couro preto, costurados com fio amarelo (amarelo Prowler) e bordado no encosto o logotipo TRX. projetor de dados no para-brisa visível só para o motorista e recursos de segurança como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de conservação na faixa e frenagem de emergência para pedestres estão incluídos no pacote de equipamentos.
Há também vários detalhes de acabamento em fibra de carbono, tanto externa como internamente, inclusive no volante, além do emblema Havoc Edition. Para quem pretende usar o truck como picape, o pacote de equipamentos incluí amarrações para carga na caçamba, que também tem degrau escamoteável e terceira luz de freio de LED na seção superior da cabine (dupla) acima do vidro traseiro..
A “cereja do bolo” é o motor V-8 Hemi supercarregado 6,2-litros, de 712 cv e 90 m·kgf, que possibilita aceleração de 0-60 mph (96,5 km/h) em 4,5 segundos. A produção do TRX Havoc Edition será limitada, embora a Stellantis ainda não tenha divulgado os detalhes. Já o preço sugerido é de US$ 106.445, incluindo o frete.
RM