A JAC Motors está lançando o E-JS1 City Cargo, versão “furgoneta” do E-JS1 adaptado para o transporte de pequenas cargas e entregas urbanas. Com o utilitário, a JAC pretende ampliar sua participação no segmento de modelos 100% elétricos, no qual a empresa informa que foi vice-líder no ano passado, com 894 unidades emplacadas (participação de 12,4%) no mercado total de 7.230 veículos elétricos comercializados no Brasil em 2022.
Conforme destacou Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, o modelo possui forte apelo para clientes corporativos que queiram investir em boas práticas ESG (sigla em inglês de Environmental, Social, Governance, um conjunto de regras e posturas empresariais). “Há muitos clientes potenciais para este veículo”, acredita o executivo. “Qualquer empresa que queira investir em uma imagem de sustentabilidade, aderindo às boas práticas ambientais, sociais e de governança, vai se interessar pelo E-JS1 City Cargo”.
O JAC City Cargo pode transportar até 1.200 litros em volume ou 400 kg de carga e tem destinação ideal para laboratórios, frotas de empresas que prestam serviços públicos como telefonia e energia, além de entregas de encomendas em outras aplicações urbanas. Ainda, segundo o diretor da JAC Motors o novo modelo é bastante vantajoso no custo por km rodado para rotas diárias acima de 120 km.
Isso, porque, conforme destaca o fabricante, o modelo tem custo por km rodado até 1/6 do de um similar com motor a combustão, quando comparadas às despesas com energia elétrica versus álcool ou gasolina, além de simplificar as tarefas do gestor de frotas. “Se rodar 120 km diários, ou mais, o custo extra do veículo se dissipa na economia com despesas de combustível”, lembra Sergio Habib.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Com motor elétrico de 62 cv de potência e torque de 15,3 m·kgf, o JAC E-JS1 acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Na configuração furgão, mantém as mesmas especificações da versão de passeio, com 302 km de alcance (norma NEDC). Porém, com a novas regras do Inmetro, o alcance do subcompacto é de 161 km. A JAC pretende comercializar até 500 unidades/ano do City Cargo, com preço de R$ 159.900.
RM