Ao lançar o Sterrato, a mais nova versão do Huracán, a Lamborghini pretende reforçar a imagem que procura difundir de ser uma marca diferenciada, que se destaca pela autenticidade e pelo inesperado no segmento de modelos esportivos de alto desempenho. Sterrato, em italiano, significa estrada de terra ou cascalho. Isto é: a nova versão do Huracán é um superesportivo todo-terreno.
A marca define esta variante do seu modelo “popular”, como o primeiro superesportivo projetado para o máximo prazer de dirigir, mesmo trechos não pavimentados, sobre piso de terra ou seixos e neve. “Fiel aos nossos valores como marca visionária, ousada e não convencional, com o Sterrato estamos abrindo novos caminhos nas sensações de direção”, comentou Stephan Winkelmann, presidente- executivo da Lamborghini.
A cerimônia de lançamento do Huracán Sterrato foi em Miami, em uma galeria de arte moderna e contemporânea. “Apresentar o carro aqui na Art Basel em Miami reflete, assim como as obras de arte de vanguarda, que o Sterrato representa uma interpretação radical e original do conceito de supercarro esportivo, para proporcionar o prazer de condução dinâmicos e excitantes, em qualquer tipo de terreno”, destacou Winkelmann.
O Sterrato tem versão atualizada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics), com calibrações específicas para Strada e Sport, além do modo Rally para condições de baixa aderência. “Com o conceito todo-terreno de alta velocidade no Sterrato, combinamos a experiência única de dirigir um verdadeiro superesportivo, mas com a diversão de um carro de rali”, explicou Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini.
Externamente, a distância com relação ao solo foi aumentada em 44 mm, em comparação com o Huracán EVO, para maior curso da suspensão, assim como as larguras de bitola dianteira (+30 mm) e traseira (+34 mm). A carroceria é protegida na seção inferior por placas de alumínio. Soleiras reforçadas, difusor traseiro e os arcos das rodas redesenhados procuram enfatizar as características on-off desta versão.
O Sterrato vem com o mesmo motor V-10 de 5,2 litros da linha Huracán, com potência máxima de 610 cv e 57,1 m·kgf de torque. O câmbio de dupla embreagem tem 7 marchas e a tração integral é controlada eletronicamente, mas com diferencial autobloqueante mecânico no eixo traseiro. Os discos de freio são carbo-erâmicos com pinças monobloco fixas de alumínio de seis pistões (dianteira) e quatro pistões (traseira).
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
As rodas com aro de 19 polegadas vêm com pneus específicos Bridgestone Dueler AT002, desenvolvidos para proporcionar máxima versatilidade e adaptabilidade, em qualquer condição e superfície, nas medidas 235/40 R19, dianteiros, e 285/40 R19, traseiros, com tecnologia run-flat que, em caso de furo, garante rodar no mínimo 80 quilômetros a 80 km/h sem nenhuma pressão.
Os pneus desenvolvidos pela Bridgestone especialmente para o Sterrato, têm padrão inovador no design e um composto que possibilita eficiente aderência, tanto no cascalho como no asfalto, em alta velocidade. Para desempenho versátil em todo tipo de pavimento, o Sterrato teve velocidade máxima reduzida para 260 km/h, contra 325 km/h das outras versões do Huracán, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é em 3,4 segundos.
Internamente o revestimento é em Alcântara verde Sterrato e a Interface Homem-Máquina tem novos gráficos e recursos especiais de direção, como de instrumentos exclusivos para todo-terreno: clinômetro digital, com indicador de inclinação e rotação, bússola e indicadores de coordenadas geográficas e de ângulo de direção. O Sterrato também tem controle remoto de velocidade pelo aplicativo Lamborghini Unica de sistema de navegação.
Entre os serviços de bordo, o Lamborghini Connect inclui integração com o Amazon Alexa para ajustar o ar-condicionado e iluminação, além de controlar a navegação, chamadas telefônicas e entretenimento com um simples comando de voz. Usuários do Apple Watch também podem sincronizar suas informações de frequência cardíaca com o sistema de telemetria integrado para medir seu desempenho na direção.
Outro equipamento interessante é o Lamborghini Drive Recorder que possibilita registrar experiências ao volante. Com ele, o motorista pode gravar em vídeo os momentos mais emocionantes da condução, potenciando a funcionalidade Board Diaries: o livro de memória digital integrado na aplicativo Lamborghini Unica. O Huracán Sterrato terá produção limitada a 1499 unidades, que já começaram a ser montadas.
RM