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NOVO VIRTUS CHEGA PARA, QUEM SABE, BRIGAR COM COROLLA

VERSÃO ATUALIZADA CRESCEU NA DIANTEIRA E, SEGUNDO A VW, O PREÇO DIMINUIU

identicon por Wagner Gonzalez
21/02/2023
em Avaliações, Lançamentos, WG
Novo Virtus Comfortline (Foto: autor)

Novo Virtus Comfortline (Foto: autor)







O novo Volkswagen Virtus, apresentado no começo do mês em Buenos Aires (foto de abertura) é o sexto capítulo da série de 15 lançamentos que a marca alemã pretende introduzir no mercado brasileiro até 2025.

As verões agora são cinco:  a Virtus TSI, 1-litro turbo com câmbio manual de  cinco marchas ou automático epicíclico de seis; a Comfort e a Highline com esse mesmo motor em configuração 200 TSI  com câmbio automático apenas; e a Exclusive, que herda o trem motriz da descontinuada versão GTS, 1,4-itro de 150 cv e 25,5 m·kgf.

Lançado em janeiro de 2018, a versão 2023 do Virtus estará disponível nas concessionárias da marca a partir de 9 de março, inicialmente em quatro configurações, ficando  a Exclusive para o final do semestre.

Agora em março estarão disponíveis o Virtus TSI com motor 170 TSI de 109/116 cv e 16,8 m·kgf, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, e os Virtus Comfortline e Highline com motor 200 TSI de 116/128 cv e 25,5 m·kgf, com câmbio automático de seis marchas apenas.

Seus preços são TSI manual, R$ 103.990, TSI automático, R$ 111.990, Comfortline R$ 121.990 e Highline, R$ 130.020.

Porta malas tem capacidade para 521 litros medidos pelo padrão VDA (Foto: autor)

A versão Exclusive

No extremo oposto da gama de versões do Novo Virtus aparece a versão Exclusive, precificada a R$ 144.990. A diferença se justifica pelas rodas de 18”, pneus 205/45R18V, motor 250 TSI, câmbio automático de 6 marchas e acabamento mais refinado que inclui um discreto defletor na tampa do porta-malas de 521 litros — medição VDA (ISO 3832), significando que 521 paralelepípedos de 20 x 10 x 5 cm= 1.000 cm³ = 1 litro cabem no compartimento com a tampa fechada. A VW espera posicionar o Exclusive como opção ao bem-sucedido Toyota Corolla.

Além do maior refinamento, desempenho é o forte da versão Exclusive: 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com qualquer dos combustíveis e velocidade máxima de 207/209 km/h.

Emblema abaixo dos espelhos retrovisores identifica as versões do Novo Virtus (Foto: autor)

Veja a ficha técnica no final com os dados completos da versões e em seguida a lista detalhada do conteúdo de todas elas. Ficou faltando o consumo de combustível da versão com motor 170 TSI, não informado pela Volkswagen, tampouco consta do site do Inmetro. Assim que tivermos esse dado ele será informado aqui.

Perfil elegante do sedan cresceu cerca de 70 mm na dianteira (Foto: Divulgação VW)

Visualmente, a maior diferença em relação ao modelo anterior está no balanço dianteiro, estendido em cerca de 70 mm, trabalho que permitiu redesenhar significativamente a grade, as lanternas, faróis principais e de neblina, todos em LED e herdados do Nivus, o que ajuda a conter cursos e aumentar a competitividade do modelo no mercado. O novo logotipo da marca está instalado no centro da grade e encobre o radar que alimenta os sistemas de controle de cruzeiro adaptativo e da frenagem autônoma de emergência. Cabe lembrar que o uso extenso de amenidades eletrônicas, outra característica do novo Virtus, ainda não atingiu o controle do ar-condicionado: a base desse recurso é herdada do suve Taos, mas não oferece o conforto de duas zonas de temperatura; a versão Exclusive mitiga esse detalhe e oferece controle digital.

Mais espaço no banco traseiro e uma bolsa para celulares e objetos pequenos (foto: autor))

Passageiros do banco traseiros ganharam mais espaço para as pernas e cabeça (agora são 960 mm e 952 mm, respectivamente), podem contar com saída de ar-condicionado e duas portas USB-C, além de uma bolsa no dorso de  encosto do banco dianteiro direito capaz de alojar objetos como aparelhos celulares. Motorista e passageiro dianteiro dispõem de carregamento de bateria de telefone celular por indução, ar-condicionado digital (um controle na versão de entrada, dois nas demais), central multimídia de 10,1” e quadro de instrumentos com tela de 8” na versão 170 TSI e 10,25”, na 200 TSI e 250 TSI.

Revestimento dos bancos remete ao couro. À esquerda o padrão da versão Exclusive, à direita Comfortline (Fotos e montagem: autor)

O volante multifuncional tem o arco inferior achatado e as hastes horizontais centrais encobrem borboletas para troca de marchas. Ajustes do banco do motorista são sempre mecânicos e elétricos para os controles dos retrovisores e acionamento dos vidros das quatro portas, que tem revestimento parcial em tecido. Já os bancos têm acabamento em material que remete ao couro e a característica ventilação limitada. A ergonomia do Virtus segue o padrão VW.

Revestimento interno das portas ganhou detalhe em tecido maio ao toque em torno da alça de porta (Foto: autor)

Em Buenos Aires andamos apenas com a versão de entrada (TSI 170 automática, que tem freios a disco nas quatro rodas), que correspondeu às expectativas do trem de força mais contido entre as opções oferecidas para o sedã de quatro portas. As emoções garantidas pelo “Argentine driving style” propiciaram uma boa sensação ao volante e exacerbaram o comportamento da suspensão traseira nas lombadas locais, especialmente naquelas instaladas na saída de pedágios. O tranco seco e o impacto notados certamente serão amplificados na malha viária brasileira, especialmente no depauperado asfalto paulistano.

WG

(Atualizada em 22/2/23 às 15h18, correção do texto na descrição das versões, embora a ficha técnica prevalecesse)
(Atualizada em 22/2/23, às 22h35, correção da relação de diferencial do Virtus TSI manual, com a devida alteração dos dados calculados)

 

FICHA TÉCNICA NOVO VIRTUS
170 TSI man 170 aut 200 TSI 250 TSI
MOTOR
Designação EA211 R3 (R4)
Descrição 3 (4) cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, válvula de alívio de comando elétrico, pressão relativa de turbocarregamento 1,2 bar. injeção direta, flex
Diâmetro x curso mm)                                             74,5 x 76,4 75,5 x 80
Cilindrada (cm³) 999 1.395
Potência (cv/rpm, G//A)                109/116/5.000 116/128/5.500 150/5.000~5.250// 150/4.500~5.000
Torque  (m·kgf/rpm, G//A)  16,8/1.450~4.250                //16,8/1750~4000 20,4/2.000~3500 25,5/1.500~3.800// 25,5/1.500~4.000
Taxa de compressão (:1)                                      10,5 10,1
Comprimento de biela (mm)/relação r/l                               140 / 0,272 140 / 0,285
Rotação de corte  (rpm, limpo)                                                     6.500
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes                                                Dianteiras
Câmbio Manual de 5 marchas e ré Automático epicíclico Aisin, 6 marchas e ré, conversor de torque
Especificação do câmbio AQ 160-6F AQ 180-6F
Relações das marchas (:1) 1ª 3,769         2ª 2,095         3ª 1,281         4ª 0,927         5ª 0,740         ré 3,182 1ª 4,667          2ª2533             3ª 1,556         4ª 1,135         5ª 0,859         6ª 0.686          ré 3,394 1ª 4,459          2ª   2,508         3ª 1,556            4ª 1,142           5ª 0,851          6ª 0,672           ré 3,185 1ª 4,459               2ª 2,508              3ª 1,556               4ª 1,142              5ª 0,851               6ª 0,672              ré 3,185
Relação de diferencial (:1) 3,933 3,502 3,502 3,234
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Barra antirrolagem dianteira, Ø mm 20 20 20 21
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção média (:1)                                                      14,8
Voltas entre batentes                                                      3
Diâmetro mínimo de curva (m)                                                   10,9
FREIOS
Dianteiros (Ø mm)                                          Disco ventilado, 276
Traseiros (Ø mm) Tambor, 228                                 Disco, 230
Disposição e controle Duplo circuito em diagonal. ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas (de liga de alumínio) 6J x 15 6J x 15 6J x 16            6J x17 6J x 18
Pneus 195/65R15 195/65R15 205/55R16 205/60R17 205/45R18
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço,  sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico  (Cx)                                                  0,299
Área frontal (m²)                                                 2.210
Área frontal corrigida (m²)                                                 0.661
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.561 4.561 4.561 4.561
Largura sem/com espelhos 1.751/1.964 1.751/1.964 1.751/1.964 1.751/1.976
Altura 1.476 1.476 1.476 1.470
Distância entre eixos                                                    2.651
Bitola dianteira/traseira 1.514/1.496 1.514/1.496 1.514/1.496 1.508/1.490
Distância mínima do solo n.d. n.d. n.d. n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas (medição VDA)                                                     521
Tanque de combustível                                                     52
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.161 1.202 1.213 1.258
Carga útil 389 398 427 442
Carga máxima rebocável com/sem freio                                                 400
Carga máxima admissível sobre o teto                                                 45
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 10 / 9.8 11,8 / 11,7 10,4 / 10 8,5 / 8,5
Velocidade máxima (km/h, G/A) 192 / 196 187 / 192 191 / 196 207 /209
CONSUMO DE COMBUDSTÍVEL  INMETRO PBEV
Cidade (km/l, G/A) n.d. n.d. 12,0/8,3 11,9/8,0
Estrada, km/l, G/A) n.d. n.d. 14,5/10,9 14,710,9
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em última marcha (km/h) 39,6 48,2 52,7 54,1
Rotação a 120 km/h (velocidade real) 3.000 2.490 2.280 2.220
Rotação à vel. máxima (rpm) 4.950 (5ª) 4.990 (5ª) 6.490 (4ª) 4.680 (5ª)
CONTEÚDO DO NOVO VIRTUS
170 TSI 170 TSI 200 TSI 200 TSI 250 TSI
Manual Automático Comfortline Highline Exclusive
Acesso ao veículo sem uso da chave e partida do motor por botão – – • • •
Alerta sonoro de qualquer cinto desatado • • • • •
Alerta de frenagem de emergência (luzes de freio piscam) • • • • •
Alto-falantes (4) • • • • •
Alto-falantes (6) – – – – •
Antena no teto • • • • •
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen • • • • •
Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen – – • • •
Assistente de partida em aclives • • • • •
Banco do motorista com ajuste de altura • • • • •
Banco traseiro c/ encosto bipartido 30:70 e rebatível • • • • •
Bancos revestidos de couro – – • • •
Bloqueio eletrônico do diferencial • • • • •
Bolsas infláveis (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina • • • • •
Câmbio automático de 6 marchas – • • • •
Câmbio manual de 5 marchas • – – – –
Câmera de ré – – • s s
Carcaças dos espelhos e maçanetas na cor do veículo • • • • •
Carregamento de bateria de telefone celular por indução • • • • •
Chave “canivete” com controle remoto • • • • •
Cintos de segurança dianteiros c/ ajuste de altura e pré-tensionador • • • • •
Computador de bordo • • • • •
Controlador e limitador de velocidade • • • • •
Controle de cruzeiro • – – – –
Controle de cruzeiro adaptativo – • • • •
Controle de estabilidade e tração • • • • •
Descansa-braço dianteiro central com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro com duas portas USB – • • • •
Desembaçador do vidro traseiro • • • • •
Detector de fadiga – – – • •
Direção eletroassistida • • • • •
Encosto do banco traseiro dividido 30:70 • • • • •
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis • • • • •
Espelho retrovisor interno eletrocrômico – – – • •
Espelhos externos com ajuste elétrico e direito com orientação para baixo ao engatar ré • • • • •
Estratégia desliga/liga motor nas paradas – • • • •
Faróis de LED com função luz de aproximação e acompanhamento e luzes de rodagem diurna – – – • •
Faróis de LED com luz de rodagem diurna (DLR) integrada • • – – –
Faróis de neblina de LED com função luz de curva estática – – • • •
Frenagem automática pós-colisão • • • • •
Frenagem autônoma de emergência – • • • •
Função frenagem de manobra – – – • •
Iluminação no porta-luvas e porta-malas – – • • •
Lanternas traseiras de LED • • • • •
Luzes de leitura dianteira e traseira • • • • •
monitoramento da pressão dos pneus • • • • •
Painel decorativo em vinil – – – – s
Para-choques na cor do veículo • • • • •
Para-sois com espelho e iluminação • • • • •
Quadro de instrumentos digital de 10,25″ ativo – – – • •
Quadro de instrumentos digital de 8″ • • • – –
Rodas de liga de alumínio de 15″ com pneus 195/65R15 • • – – –
Rodas de liga de alumínio de 16″ com pneus 205/55R16 – – • – •
Rodas de liga de alumínio de 17″ com pneus 205/50R17 – – – • –
Rodas de liga de alumínio de 18″ com pneus 205/45R18 – – – – •
Seleção de modo de condução – – – – •
Sensores de chuva e crepuscular – – – • •
Sensores de estacionamento traseiros • • • • •
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros – – – • •
Sistema de alarme c/ controle remoto (keyless) • • • • •
Sistema de áudio tátil “Composition Touch” com App-connect • • • • •
Sistema automático de secagem dos freios dianteiros ao trafegar sob chuva • • • • •
Sistema multimídia VW Play c/ tela tátil de 10,1″ e App-Connect – – – • •
Tapetes adicionais de carpete – – – • •
Tomadas USB tipo C (2) • • • • •
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e portinhola do bocal do tanque • • • • •
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico um-toque nos dianteiros • • • • •
Volante com ajuste de altura e distância • • • • •
Volante multifuncional • • • • •
Volante multifuncional revestido de couro com borboletas para trocas de marcha sequenciais – • • • •
OPCIONAL
VW Play: sistema multimídia VW Play com tela tátil de 10,1″ e App-Connect; interface USB C e tomada de carregamento USB; App Connect (sem fio Android Auto e Apple CarPlay (e conexão com a internet via smartphone) – – • – –
CORES
Preto Ninja, branco Cristal (sólidas), cinza Platinum, prata Sirius, azul Biscay (metálicas) • • • • • (menos azul Biscay)






Tags: 170 TSI200 TSI250 TSIApresentaçãoBuenos AiresLançamentoNovo VirtusVW
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