A Ford brasileira decidiu importar a sua picape grande F-150, líder de vendas nos Estados Unidos há 41 anos e que est á na sua 14ª geração, lançada em 2021. A série F foi lançada pouco depois do término da Segunda Guerra Mundial, em 1948,
Aqui chegarão as versões Platinum e Lariat, ambas com motor V-8 Coyote de 5 litros a gasolina de 405 cv a 6.000 rpm e 56,7 m·kgf a 4.250 rpm, acoplado a câmbio automático epicíclico de 10 marchas com trocas manuais sequenciais e tração nas quatro rodas temporária com reduzida.
Virão com tanque de combustível de nada menos que 136 litros, que é opcional nos EUA — o normal é de 87 litros — e consumo urbano de 6,3 km/l e rodoviário de 8,6 km/l, seu alcance máximo em rodovia é de 1.170 km, e na cidade, 860 km.
A aceleração 0-100 km/h é feita em 7,1 segundos; a velocidade máxima não foi informada. As suspensão dianteira é independente por triângulos superpostos com, mola helicoidal e a traseira por eixo rígido com um feixe de molas semielípticas de cada lado. Freios são a disco nas quatro rodas.
Rodas são de liga de alumínio, 20 polegadas, com pneus Hankook 275/65R20 todo-terreno.
Preços, incompreensivelmente, ainda não foram divulgados, mas a pré-venda começa no próximo dia 14 para clientes Ford e dia 16 para demais clientes (uma unidade por pessoa/CPF). O prazo de entrega é de 90 a 120 dias. A comercialização nas concessionárias começa ainda neste semestres.
A apresentação à imprensa foi na semana passada na sede da Ford, do Brasil, no bairro paulistano Vila Olímpia,, onde estavam um modelo cada em mostra estática.
Tecnologia
Carroceria e caçamba, montados sobre chassi de aço, são de alumínio. Com isso foram subtraídos 200 kg de peso, o que se traduziu em melhor desempenho e menor consumo de combustível.. A Ford fala em rigidez 29% maior na parte frontal e ganho de 5.8% na rigidez torcional. A grade é aerodinâmica ativa., deixa passar ar segundo necessidade.
A tração tem quatro modos: 4×2, 4×4 H (alta) , 4×4 A (distribuição de torque entre os eixos variável automaticamente conforme necessidade) e 4×4 L (reduzida).
A alavanca seletora do câmbio pode ser retraída e o descansa-braço entre os bancos pode ser avançado para constituir uma pequena mesa de trabalho.
São oito modos de condução na Lariat: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento, e Rebocar/Transportar..
Em Eco, o gerenciamento de trocas de marchas busca maior eficiência para reduzir consumo, o pedal do acelerador fica mais progressivo nas acelerações e atração passa automaticamente e 4×2.
No Esportivo, as trocas de marchas são estendidas para que o motor tenha mais rotação, a relação do pedal do acelerador é mais imediata, a direção fica com menos assistência e tração permanece 4×2.
Escorregadio. a relação do pedal do acelerador diminui, aumenta a sensibilidade do controle de estabilidade e tração e o câmbio passa a 4×4 A.
No Neve Intensa/Areia deixa o pedal ao acelerador mais sensível, o mapa do motor altera-se para mais potência em baixas rotações,, câmbio em 4×4 A.
Em Lama/Terra, as trocas de marchas são estendidas para que o motor tenha mais rotação e o mapa dp acelerador é otimizado para mais potência em baixas rotações.
Em Rocha/Avanço Lento a resposta do acelerador exige mais força no pedal entra a Reduzida e diferencial traseiro é bloqueado mecanicamente.
Finalmente o Rebocar/Transportar, otimiza as trocas de marchas para condição de carga, o controle de estabilidade se torna específico para trailer, modo 4×4 A e entrega de potência gradual
Para facilitar o rebocar (até 3.515 kg), receptor de engate de trailer com preparação elétrica, controle de freio e controle de oscilação. Há ainda o assistente de reboque para ajuda aqueles menos experiente a manobrar com reboque atrelado, por meio de imagem com linhas de guia na tela do multimídia.
Segurança
São oito bolsas infláveis (frontais, laterais, cortinas e joelhos); controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda;; assistente de manutenção e centralização de faixa; frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas (um complemento ao controle de estabilidade),, assistente de descida, assistente em cruzamentos (frenagem autônoma se houver risco de colisão); monitoramento de ponto cego considerando o reboque; e câmera traseira com detecção de objetos.
Faz parte da segurança nova geração do SYNC, a 4., com processador duas vezes mais potente, melhoria na interface, gráficos e fluidez, maior facilidade de utilização. O SYNC 4 traz ainda tele de 12″, manual do proprietário digital, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, reconhecimento de voz, comandos de iluminação 360º e assistentes de trailer e segurança.
Conclusão
A F-150 chega no momento em que as picapes estão em alta no mercado brasileiro e ansiosamente aguardada pelo apreciadores de picapes grandes e em especial da marca Ford. A F-150 passa a ser o topo de linha de picapes Ford, ficando a Ranger intermediária e a Maverick como entrada. Será interessante o embate Ford x Ram. Atributos de sobra ambas têm.
BS
(Atualizada em 11/2/23, diferentemente do publicado a F-15 0 da foto de abertura também é versão Platinum e foi acrescentada ao texto foto de divulgação da F-150 Lariat)
FICHA TÉCNICA FORD F-150 LARIAT E PLATINUM 2023 | |
MOTOR | |
Designação | Coyote V8 5 litros |
Descrição | 8 cilindros em V a 90º, longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando com variador de fase em ambos, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, injeção no duto e direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 4.973 |
Diâmetro e curso (mm) | 92,4 x 92,7 |
Potência (cv/rpm) | 405 / 6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 56,7 / 4.250 |
Densidade de potência (cv/L) | 81,4 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 11,4 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico de 10 marchas mais ré, tração 4×2, 4×4 Alta e 4×4 Reduzida, diferencial traseiro com bloqueio mecânico de controle eletrônico |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação dos diferenciais (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas longitudinal por lado e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n,d |
Diâmetro do aro do volante (mm) | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 14,6 |
FREIOS | |
Dianteiros e traseiros | Disco ventilado |
Controle | ABS, assistente de frenagens de emergência e distribuição eletrônioca das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio de 20″ escurecidas (Platinum cromadas) |
Pneus | 275/65R20 A/T (Hankook) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Picape cabine-dupla, carroceria e caçamba de alumínio sobre chassi, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES DO VEÍCULO (mm) | |
Comprimento | 5.880 |
Largura sem/com espelhos | 2.089 / 2.439 |
Altura (até à base da antena) | 1.960 |
Distância entre eixos | 3.765 |
Distancia mínima do solo | 238 |
DIMENSÕES DA CAÇAMBA (mm) | |
Comprimento | 1.700 |
Largura | 1.520 |
Altura | 530 |
Altura da tampa | 550 |
PESOS E CAPCIDADES | |
Peso em ordem de marca (kg) | 2.470 (Platinum 2.517) |
Carga útil (kg) | 728 (Platinum 681) |
Capacidade de reboque (kg) | 3;515 |
Caçamba (L) | 1.370 |
Tanque de combustível (L) | 136 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,1 |
Velocidade máxima (km/j) | n.d. |
CONSUMO DE COMBIUSTÍVEL | |
Cidade (km/l) | 6,3 |
Estrada (km/l) | 8,6 |
CONTEÚDO DA FORD F-150 LARIAT E PLATINUM | ||
Lariat | Platinum | |
EXTERIOR | ||
Abertura e fechamento motorizado da porta da caçamba | S | S |
Acesso ao veículo iluminado | S | S |
Aplique traseiro cromado com inscrição “Platinum” | – | S |
Boxlink com 4 travas na caçamba | S | S |
Engate para reboque com conector de 4 pinos | S | S |
Escada de acesso à caçamba | S | S |
Estribos laterais fixos | S | – |
Estribos laterais retraídos que saem por acionamento elétrico | – | S |
Faróis de neblina de LED | S | S |
Faróis principais de LED | S | S |
Ganchos de reboque dianteiros | S | S |
Iluminação da caçamba | S | S |
Iluminação externa de 360º | S | S |
Luz dinâmica de curva de LED | S | S |
Luzes traseiras de LED | S | S |
Maçanetas, e retrovisores na cor do veículo | S | – |
Maçanetas, retrovisores e ganchos dianteiros cromados | – | S |
Para-choques na cor do veículo | S | S |
Pneus 275/65R20 A/T | S | S |
Protetor de caçamba | S | S |
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas | S | S |
Rodas de liga de alumínio cromadas | – | S |
Rodas de liga de alumínio escurecidas | S | – |
Terceira luz de freio em posição elevada | S | – |
Terceira luz de freio em posição elevada de LED | – | S |
INTERIOR E CONFORTO | S | S |
Ajuste elétrico do volante em altura e distância | S | S |
Ajuste elétrico dos pedais com memória | S | S |
Banco do motorista com ajuste elétrico em 10 posições | S | S |
Banco do motorista com ajuste elétrico em 8 posições | S | S |
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação | S | S |
Bancos traseiros com aquecimento | S | S |
Compartimento trancável sob o banco traseiro | S | S |
Console central com porta -objetos e descansa-braço integrado | S | S |
Console central com superfície de apoio | – | S |
Encostos de cabeça com ajuste | S | S |
Espelho retrovisor eletrocrômico | S | S |
Iluminação ambiente interna | S | S |
Luz de leitura | S | S |
Para-brisa acústico | S | S |
Para-sóis com espelho e iluminação | S | S |
Saída de ar climatizado para o banco traseiro | S | S |
Soleira exclusiva “Platinum” | – | S |
Tapetes de borracha | S | S |
Teto solar panorâmico | S | S |
SEGURANÇA | S | S |
8 bolsas infláveis (frontais, laterais, de cortine e joelhos) | S | S |
Acendimento automático dos faróis | S | S |
Alças de teto (4) | S | S |
Alerta de colisão frontal | S | S |
Alerta de permanência em faixa | S | S |
Assistente de cruzamento com frenagem autônoma | S | S |
Assistente de frenagem de emergência | S | S |
Assistente de manobras evasivas | S | S |
Assistente de partida em aclives | S | S |
Câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate | S | S |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores | S | S |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos | S | S |
Controle automático em descidas | S | S |
Controle de oscilação de reboque | S | S |
Controle eletrônico anticapotagem | S | S |
Controle eletrônico de estabilidade e tração | S | S |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | S | S |
Farol alto automático | S | S |
Frenagem autônoma de emergência (com detecção de pedestres) | S | S |
Luzes de rodagem diurna (DRL) | S | S |
Monitoramento da pressão dos pneus | S | S |
Proteção inferior para off-road | S | S |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro | S | S |
Sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque | S | S |
Sistema de permanência em faixa (atua na direção) | S | S |
Travamento elétrico da porta da caçamba | S | S |
Travamento elétrico das portas | S | S |
T ECNOLOGIA | S | S |
Destravamento das portas para acesso sem chave (teclado) | S | S |
Ar condicionado automático digital de duas zonas | S | S |
Assistente de reboque Pro Trailer | S | S |
Bluetooth | S | S |
Câmera 360 ° | S | S |
Carregador de bateria de celular por indução | S | S |
Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e ´partida sem chave (Ford Power) | S | S |
Comandos de áudio e voz no volante | S | S |
Conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio | S | S |
Controle de freio para reboque | S | S |
Entradas USB tipo A e tipo C | S | S |
Freio de estacionamento eletromecânico com estratégia de atuação automática nas paradas (auto-hold) | S | S |
Painel de instrumentos digital de 12″ | S | S |
Rádio AM/FM | S | S |
Sensor de chuva | S | S |
SINC 4 | S | S |
Sistema de som premium com 18 alto-falantes feito por Bang & Olufsen HD Radio™ | – | S |
Sistema de som premium com 8 alto-falantes feito por Bang & Olufsen HD Radio™ | S | – |
Tomadas de 110 V (1) frontal, (1) banco traseiros e (1) caçamba | S | S |
SISTEMA MULTIMÍDIA | S | S |
Tomadas de 12 V (1) frontal e (1) para o banco traseiro | S | S |
Vidros de acionamento elétrico um-toque para descer em todas as janelas | S | S |
CONECTIVIDADE VIA APLICATIVO FORDPASS | S | S |
Alerta de acionamento do alarme no celular | S | S |
Alertas de funcionamento do veículo | S | S |
Partida remota agendada | S | S |
Partida remota com acionamento do ar-condicionado | S | S |
Sistema de localização do veículo no celular | S | S |
Status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro) | S | S |
Travamento e destravamento remoto do veículo | S | S |
CORES | S | S |
Azul Mônaco | – | S |
Branco Nur | S | S |
Cinza Avalanche | – | S |
Cinza Glascow | – | S |
Cinza Torres | S | S |
Prata Orvalho | S | S |
Preto Vesúvio | S | S |
Vermelho Zadar | S | S |