• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae ELETROentusiastas

ASTON MARTIN VALKYRIE TEVE APRESENTAÇÃO DINÂMICA NO GP DO BAHREIN

identicon por Roberto Marks
09/03/2023
em ELETROentusiastas, Notícias, RM
Fotos: Divulgação Aston Martin

Fotos: Divulgação Aston Martin





A Aston Martin aproveitou o evento do GP do Bahrein, prova de abertura do campeonato mundial de Fórmula 1 deste ano, realizado no último fim d -semana, para fazer a primeira apresentação dinâmica, em pista, de seu modelo hiperesportivo Valkyrie, e para a qual foram convidadas algumas das principais publicações internacionais especializadas em automobilismo.

O esportivo de design tremendamente radical, desenvolvido em conjunto com a Red Bull Advanced Technology e com projeto assinado por Adrian Newey, o mago da aerodinâmica na Fórmula 1, foi lançado oficialmente no ano passado, mas ainda não teve nenhum carro entregue. Segundo consta, devido a uma disputa legal sobre depósitos feitos por revendedores suíços.

Além dos problemas legais, a Aston Martin informou que parte do longo tempo no processo de desenvolvimento do Valkyrie, que começou em 2016, também foi provocado pelas exigências da comunidade europeia para autorizar a homologação completa do modelo.

Criado especialmente para alguns bilionários viciados em adrenalina, que continuam esperando ansiosamente para receber a “encomenda”, o Valkyrie confirma a promessa de Newey, quando iniciou o projeto, de que seria o automóvel mais extremo a andar em ruas (Sic.) e estradas e poderia ser, inclusive, mais rápido do que muitos carros especiais de competição.

O destaque é o motor V-12 de 6,5 litros atmosférico, isso mesmo, um típico motor de competição desenvolvido pela Cosworth, marca já que fez muito sucesso na Fórmula 1. Este “tradicional” motor V-12, DOHC (duplo comando de válvulas, em cada cabeçote) com 48 válvulas, desenvolve potência de 1.016 cv (1.001 hp) a 10.600 rpm, e o torque é de 79,5 m·kgf.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para amoliá-las

Como um típico motor de desempenho de competição, ao ser acionado o botão de partida no volante, ele precisa funcionar em baixa rotação (1.000 rpm), por alguns segundos, para aumentar a pressão do óleo, antes de ser liberado o acionamento o acelerador. Além disso, a Cosworth recomenda que ele deve ser reconstruído a cada 80.000 quilômetros.

O V-12 é apoiado por um motor elétrico de 143 cv, o que proporciona potência total de 1.158 cv. O motor elétrico fica entre o V-12 e a caixa de câmbio robotizada de 7 velocidades e é alimentado por bateria de 1,7 kW·h da Rimac. Detalhe: a marcha a ré é acionada somente pelo motor elétrico.

O controle de largada (launch control) é suave, já que também é feito pelo motor elétrico, sendo a embreagem acionada na sequência para conectar o V-12 ao conjunto. Com o pico do conjunto de 1.158 cv para o peso do carro de 1.360 kg, a relação peso-potência é de 1,17 kg/cv..

Apesar desta tremenda dinâmica, o Valkyrie tem modos de direção urbano e esportivo, com o chassi e suspensão se adequando para rodar no trânsito nas cidades (algumas), quando o motor elétrico assume a tração, bem como na estrada, quando o trem de força trabalha em conjunto.

Mas é no modo Track que a suspensão ativa mostra toda a dinâmica do superesportivo, reduzindo a altura do carro em relação a pista, e acionando os flapes com comando elétricos posicionados dentro dos enormes túneis venturi, aumentando consideravelmente a força descendente (downforce).

Quanto mais velocidade, maior é a pressão extra de downforce, o que é proporcionado pela ação as asas ativas e do difusor. A Aston Martin informa que o modelo alcança pico de 1.088 kg de downforce nas velocidades acima de 215 km/h.

No modo Track também tem a opção de configuração de controle de tração variável, enquanto a direção com assistência hidráulica é rápida, mas o controle de tração intervém imediatamente quando se tenta sobrepor os comandos de direção e acelerador de maneira abrupta.

O Valkyrie acelera de 0 a 96 km/h em 2,3 segundos, alcançando os 160 km/h em 3,8 segundos e chegando ao quarto de milha em 7,7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 352 km/h.

Construído com um elevado mix de compósito de fibra de carbono e componentes em titânio, o Valkyrie é o primeiro modelo de produção seriada (limitada, obviamente) com peças impressas em 3D, como os faróis, enquanto as rodas de magnésio são mais leves do que os pneus. Outro detalhe exclusivo: o limpador de para-brisa giratório, para se adaptar ao para-brisa curvo, foi projetado por empresa que já trabalhou para a Nasa no projeto do ônibus espacial.

RM

(Atualizado em 9/03/23 ás 10h28 retificando a informação do tipo de aspiração do motor, que é atmosférica, e  potência do motor, 1.001 hp, o que corresponde a 1.016 cv).







Próximo
Foto: Divulgação GM

EM 20 ANOS, 40 MILHÕES DE CARROS FLEX NO BRASIL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17