O Volkswagen Group of South Africa – VWSA, é localizado em Kariega (antiga Uitenhage, mudança ocorrida em fevereiro de 2021), na África do Sul. Abaixo uma captura do Google Maps mostra o distrito industrial de Kariega onde se vê com o marcador vermelho a entrada principal da fábrica e com o marcador azul-petróleo a entrada do AutoPavilion.
Um detalhe interessante é que o museu acabou se tornando tão importante no contexto daquela região que a legenda do marcador vermelho da entrada principal da fábrica é “Volkswagen Factory and Museum”!
Há muito tempo a VWSA tem o seu museu, que se chama AutoPavilion. Ele começou modesto, mas foi reformado e ampliado e conta atualmente com um grande acervo de carros de várias marcas. No início eram poucos carros, tendo como destaque o último VW Beetle fabricado lá que deixou a linha de montagem no dia 18 de janeiro de 1979. A sua foto na primeira etapa do AutoPavilion pode ser vista no lado esquerdo da foto de abertura; falarei da terrível foto do lado direito adiante.
A lateral do AutoPavilion atual foi decorada com imagens de alguns dos carros de seu acervo, como se vê na foto abaixo:
A festa dos 55 anos da VWSA
Em novembro de 2006 a Volkswagen festejou seus 55 anos na África do Sul com um jantar realizado na Cidade do Cabo, a pouco mais de 700 quilômetros de sua fábrica e seu museu.
A festa foi realizada numa antiga e suntuosa propriedade chamada de Groote Schuur Manor House, uma propriedade construída em estilo holandês adaptado à Cidade do Cabo que foi recentemente restaurada, e hoje é um museu que pode ser alugado para eventos:
A VWSA fez uma seleção de nove carros do acervo do AutoPavilion e os levou para a Cidade do Cabo e os expôs no pátio em frente do Groote Schuur Manor House para marcar a sua presença no evento. Algumas fotos dos carros que participaram do aniversário de 55 anos da VWSA:
Faltou aparecer nas fotos um VW Beetle réplica rústica de um Herbie e um VW Beetle da série especial Sports Bug, completando os nove carros que estavam prestes a serem violentamente atingidos por uma tragédia.
O fatídico acidente
A distância entre a Cidade do Cabo e Kariega, como vimos, é de um pouco mais de 700 quilômetros e todos os carros couberam em plataformas de transporte do caminhão e em uma carreta atrelada ao caminhão de transporte de veículos.
No dia 21 de novembro de 2006, na altura da cidade de Albertinia o conjunto transportador sofreu um violento acidente. A carreta que transportava parte dos carros se desintegrou ,o caminhão capotou espalhando carros pelo asfalto. Todos os carros foram avariados de uma maneira incrível, além de terem sido arrastados pelo asfalto (talvez a carreta tenha entrado em pêndulo arrastando o caminhão pelo engate), como se pode ver na foto que segue:
O que sobrou dos carros foi transportado por outra carreta até a fábrica:
O jornal The Mail & Guardian de Johannesburg, Gauteng, África do Sul, através de sua jornalista Tabelo Timse noticiou este acontecimento desta forma:
Museu VW perde nove carros históricos com capotagem de veículo transportador.
Por Tabelo Timse
NOVE carros históricos insubstituíveis, incluindo o último Fusca construído na linha de produção da Volkswagen África do Sul em 1978 [NT. engano do jornal foi em 1979], foram danificados além da possibilidade de reparo depois que um transportador de carros que os levava capotou enquanto viajava da Cidade do Cabo para Port Elizabeth.
Os veículos VW e Audi estavam a caminho de volta para o museu do pavilhão de automóveis reformado da VWSA em Uitenhage [NT. atualmente Kariega].
Entre eles estava um micro-ônibus T3 de 2002, o último de seu tipo a ser construído em Uitenhage, um Fusca de 1958, o Fusca de 1978 [NT. era 79], um Passat de 1979, um Audi 90 de 1970, um Audi 100S de 1973, um Audi Coupé de 1975 e um Fusca de 1959. [NT. foram 9 veículos, portanto faltou listar o Sports Bug 1978]
O gerente-geral de comunicações da VWSA, Bill Stephens, disse que o acidente aconteceu na manhã de terça-feira, perto de Albertinia, quando os carros voltavam da Cidade do Cabo, onde fizeram parte de uma exibição durante a comemoração do 55º aniversário da VWSA. Os carros foram exibidos na Groote Schuur Manor House, onde foi servido um jantar comemorativo.
Stephens disse que os carros não poderiam ser substituídos porque cada um era único na história da VWSA, representando um marco exato.
“Isto é o pior que poderia ter acontecido porque se fossem carros novos poderiam ser substituídos – não podemos substituir estes. É uma grande perda para nós.”
Stephens disse que a VWSA iria procurar modelos semelhantes e restaurá-los quando encontrados.
Ao longo dos anos, a empresa também recolheu outros carros históricos que estão guardados em seus armazéns e decidirá quais colocar no museu no lugar dos destruídos.
Abaixo o mapa do percurso entre o Groote Schuur Manor House em Cape Town e a Fábrica da VWSA em Kariega, próximo a Johanesbourg. O local aproximado do acidente, em Albertinia, está indicado com uma seta vermelha:
As tristes fotos que se seguem mostram a destruição dos carros (todas fotos são do Facebook de Air-Cooled Culture, passionate about VW Beetles in Cape Town, South Africa):
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
A ressureição do último VW Beetle de 1979
Conforme publicação, de 14 de maio de 2012, no Fórum “Aircooled VW South Africa”: “A Volkswagen restaurou o último VW Beetle construído em sua fábrica em Uitenhage. O Fusca ficou praticamente destruído em um acidente de carreta em 2006.
O VW Beetle de bronze metálico representa o último dos 288.353 Fuscas construídos em Uitenhage de 31 de agosto de 1951 a 18 de janeiro de 1979. Nunca foi usado e “viveu” no museu da Volkswagen – agora AutoPavilion. Ele tinha apenas 200 km no hodômetro quando o acidente aconteceu.
“Sendo um veículo tão especial, o ‘último VW Beetle’ foi restaurado num período de dois anos para garantir que voltasse à sua antiga glória. Estamos muito satisfeitos por ele mais uma vez ocupar seu lugar de destaque no AutoPavilion”, explicou Johan Wagner, gerente do AutoPavilion da Volkswagen.
Wagner acrescentou: “Toda a mecânica e a maior parte do interior do carro original ainda puderam ser usados. Eles foram então transferidos para outra carroceria da mesma época. O carro original foi equipado com detalhes de luxo não encontrados em nenhum dos modelos que o precederam. Foi construído com a maioria dos detalhes de luxo de especificação superior e de edições limitadas de modelos 1600, como Fun Bug, Lux Bug, Jeans Bug e Snug Bug.
Algumas de suas características especiais incluem estofamento em tecido Bilboa, galão preto nos para-lamas, uma manopla da alavanca de câmbio especial, tubos de escape cônicos, um console no túnel central, um acendedor de cigarros e aros das rodas Rostyle. Também foi pintado com uma tinta bronze metálico especial.
O Fusca foi produzido na África do Sul durante quase 28 anos, 11 dos quais como o carro mais vendido do país. Testemunho de sua qualidade de construção e confiabilidade, muitos deles ainda podem ser vistos nas estradas da África do Sul hoje.
Wagner concluiu: “A história do sucesso do VW Beetle na África do Sul e no mundo não pode ser contada nestas poucas linhas. O último VW Beetle da África do Sul tem uma placa no painel que diz: “A lenda vive”. Olhando em volta, você vai concordar, que certamente sim.”
Este foi um capítulo dramático na história do AutoPavilion – Pavilhão do Automóvel. Oito dos nove carros atingidos acabaram perdidos. Só o agora chamado de “Matti” foi restaurado em dois anos de trabalho. Talvez a adoção deste nome seja para indicar que não é mais o “Last Beetle” legítimo, mas uma réplica com alguns componentes do veículo original.
A Volkswagen do Brasil, agora ao completar 70 anos de Brasil, no dia 23 de março, deu o importante passo da oficialização da existência de seu acervo com o estabelecimento da “Garagem Volkswagen”. A esperança é que em breve surja um AutoPavilion brasileiro.
Para se ter uma ideia melhor do que o AutoPavilion representa para a cultura automobilística sul-africana , apresento um vídeo (10:21) publicado por CarFan Hilton em 21 de dezembro de 2016 (nesta época a reforma do “Matti” ainda não estava totalmente concluída):
Destaque para os visoramas em escala 1:1 instalado na parte externa do AutoPavilion, muito apreciados pelos visitantes para fotos como se estivessem fazendo parte da história.
AG
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