Na coluna da semana passada falei em detalhe sobre a Butterfield-Willis BMW, uma motocicleta BMW R60 que teve o motor original substituído por um de VW Beetle — cuja característica marcante é a transmissão secundária por cardã, que manteve o restante das características da moto original BMW.
Na foto de abertura a Butterfield-Willis, BMW verde está em segundo plano, enquanto a vermelha Webley Vickers, de estilo estradeiro, em primeiro plano, mostra o quanto ela se distanciou da BMW R60 em estética, também o seu ponto de partida. Esta fotocomposição permite uma série de comparações entre os dois modelos, a começar pelos logotipos no tanque de gasolina. A Butterfield-Willis manteve o logotipo BMW, enquanto a Webley Vickers ostenta o logotipo VW.
Como vimos na matéria anterior, em um dado momento Bruce Butterfield vendeu todos os desenhos de conversão e maquinário das motos que fabricava para Dough Whiston que aprimorou a motocicleta, e a vendeu tanto pronta como em kits para conversão.
Esta moto está equipada com um motor VW Beetle 2000 preparado com cabeçotes de entrada dupla. Ela foi chamada pelo Doug Whiston de “1953 Webley-Vickers VW 2000” e foi construída no final dos anos ’70, também a partir de um chassi BMW da década de ’60. Explicando a origem do “1953”: sendo uma construção personalizada, Whitson escolheu seu ano de nascimento como denominação para sua motocicleta.
Este exemplar de Webley-Vickers VW2000 específico era uma motocicleta experimental de propriedade pessoal de Dough Whitson, na qual ele testava as suas ideias de melhorias, como a partida elétrica. Ela está equipada com dois carburadores S&S Cycle (afamada marca de pós-venda de produtos e motores para motocicletas dos EUA), relações de caixa de câmbio BMW personalizadas e muitas outras peças feitas à mão. É uma moto estradeira clássica, esta VW 2000 tem alforjes rígidos, um confortável banco com molas e freios a disco duplos na frente.
Dough Whitson aperfeiçoou o projeto usando CAD/CAM para produzir coletores de admissão de alumínio para cabeçote de entrada dupla, coletores de escapamento e sistema de montagem do dínamo e uma embreagem mais durável. itens que modernizaram o projeto anterior.
Esta moto estradeira serviu a Dough Whiston por mais de 45 anos e está com 24.668 quilômetros, pois ele foi muitas vezes da Califórnia ao famoso encontro de motos de Surgis, na Dakota do Sul, rodando. Recentemente ela mudou de dono em um leilão.
Este modelo foi a última etapa de evolução da saga iniciada por Bruce Butterfield. Vamos dar uma olhada em outros detalhes desta moto:
Segue um breve vídeo (00:59) mostrando a “1953 Webley-Vickers VW 2000” andando no pátio de uma empresa, mais uma oportunidade para conferir os detalhes desta linda motocicleta e ouvir seu ronco característico e inconfundível:
Eu tinha dito na matéria anterior que valia a pena falar desta moto, que em sua versão Custom Estradeira ficou muito boa e que, apesar da idade e do uso, está muito bem conservada. Foram feitos poucos exemplares o que faz destas motos uma grande raridade, em especial esta que foi a moto de uso pessoal do Dough Whiston, um mecânico criativo e muito caprichoso.
AG
(Atualizada em 24/4/23 às 10h23, ligeira alteração no título da matéria)
Para esta matéria foram consultados os sites: mecum.com, ultimatemotorcycling.com, topspeed.com e Wikipedia. Algumas fotos tiveram que ser processadas por IA.
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