• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

F-1 NÃO DEIXA LAVOISIER DESCANSAR

TRANSFORMAÇÕES ENVOLVEM VETTEL, MARKO, ALLISON....

identicon por Wagner Gonzalez
25/04/2023
em Conversa de Pista, Curva 3, WG
Mundial de F-1 2023 prossegue domingo em Baku, no Azerbaijão (Foto: Red Bull)

Mundial de F-1 2023 prossegue domingo em Baku, no Azerbaijão (Foto: Red Bull)







O 74º. Campeonato Mundial de Fórmula 1 prossegue domingo com a disputa do GP do Azerbaijão, em Baku (foto de abertura), e segue honrando centenárias leis da química. Entre elas estão as descobertas de André Lavoisier, químico que viveu entre 1743 e 1794 virou celebridade por motivos que vão além do conhecido “na natureza nada se cria, tudo se transforma”: foi ele quem descobriu que a água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Volta e meia, o francês nascido em Paris é lembrado pela Fórmula 1 e há dois exemplos disso envolvendo o engenheiro britânico James Allison e o tetracampeão mundial alemão Sebastian Vettel. O primeiro está de volta à linha de frente da equipe Mercedes e o segundo é apontado como mais um reforço na montagem da equipe Audi que vai estrear na categoria em 2026 ou até mesmo substituir Hemlut Marko na Red Bull.

James Allison retorna à linha de frente da equipe Mercedes (Foto: Mercedes)

Allison é considerado o gênio que ditou as diretrizes que levaram a Mercedes a vencer oito títulos de Construtores entre 2014 e 2021. Há cerca de dois anos ele optou por assumir uma posição que lhe permitisse mais tempo para se dedicar a projetos paralelos da marca, como projetar um barco para disputar a America’s Cup, demanda de um patrocinador e acionista do time de F-1, indústria química comandada por Sir Jim Ratcliffe, apontado por muitos como o homem mais rico do Reino Unido.

Dizer que a saída de Allison coincidiu com o declínio da Mercedes é apenas parte do cenário: em 2022 o projeto W13 deixou a desejar em termos de competitividade e venceu apenas uma prova, o GP do Brasil, com George Russell. Lewis Hamilton, que conquistou seis dos sete títulos pela casa alemã, declarou no início da temporada que a equipe não levou em consideração seu ponto de vista sobre os pontos a serem alterados quando da construção do W14, carro usado este ano.

Toto Wolff aposta em Allison para recuperar a hegemonia da equipe alemã (Foto: Mercedes)

A volta de Allison é a esperança de Toto Wolff, líder da Mercedes na F-1, recuperar o status de protagonista. Ele vai substituir por Mike Elliott, engenheiro de aerodinâmica que ocupou a vaga aberta pelo próprio Allison. Em outros tempos essa troca implicaria na construção imediata de um novo carro, mas com as limitações impostas pelo teto de gastos impostos pela Federação Internacional do Automóvel, atualmente US$ 145,6 milhões (cerca de R$ 730 milhões), tal opção é praticamente impossível. Em outras palavras, Allison tem à frente uma tarefa das mais difíceis: recuperar um projeto fracassado em uma equipe onde pouco se cria e tudo se transforma.

Auto-aposentado da F-1, Vettel lançou sua grife de roupas (Foto: V5-Vettel Start Shop)

Há tempos que o nome de Sebastian Vettel é mencionado como possível integrante da equipe Audi, que tem estreia programada na F-1 para 2026. A casa de Ingolstadt já possui cerca de 50% das ações da equipe Sauber, atualmente patrocinada pela Alfa Romeo, marca que pertence ao grupo Stellantis. O engenheiro alemãoAndreas Seidl, que deixou a equipe McLaren em 2022, é o atual líder da operação oficialmente conhecida como Sauber Motorsport. Especulações na imprensa especializada europeia dão conta que Vettell poderia reforçar o time, que tem bases na Suíça e na Alemanha, onde a Audi desenvolve seus motores.

Próximo e completar 80 anos, Helmut Marko pode abrir espaço para Vettel retorna à Red Bull (Foto: Red Bull)

Outra possibilidade aventada para o retorno de Vettel à categoria substituindo o austríaco Helmut Marko. Considerado a eminência parda mais poderosa da F-1, Marko é o homem escolhido pela Red Bull para definir os pilotos da equipe na qual Vettel conquistou quatro títulos consecutivos (2010/11/12/13). Marko, ele próprio um ex-piloto, completa 80 anos na próxima quinta-feira, 27, e apesar de ser considerado um highlander ele já deixou perceber que a aposentadoria, ainda que parcial, é uma opção real.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram 







Tags: AllisonBakuCampeonato MundialF-1GP do AzerbaijãoMarkoVettelWOLFF
Próximo
BMW i7 M70  xDrive (Fotos: NetCarShow

FIQUE LIGADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17