• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

CARROS POR GADO? ESSE ESCAMBO ACONTECEU

identicon por chicolelis
27/04/2023
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Foto: revistaagropecuaria,.com.br

Foto: revistaagropecuaria,.com.br







O escambo surgiu na pré-história, durante o período neolítico, cerca de 10 mil anos passados. Como não existia a moeda, os povos da época trocavam mercadorias. No Brasil, ele foi usado entre 1500 e 1580, quando os índios trocavam pau-brasil por quinquilharias, como espelhos, perfumaria e aguardente.

Não que a GM do Brasil já existisse naquela época. Claro que não, mas no início dos anos 1970 um jovem e destemido advogado, José Carlos Pinheiro Neto, recém-saído das Arcadas (Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em São Paulo) recebeu de seu chefe, Mustafá Rheda (um dos mais brilhantes advogados na área tributária nesta terra descoberta por Cabral) a missão de cobrar a dívida que um dos concessionários Chevrolet tinha com a fábrica.

E lá se foi o jovem Pinheiro Neto, que encerrou sua carreira na fábrica como vice-presidente, de encontro ao inadimplente no interior do Brasil, distante dos grandes centros.

Depois das apresentações formais, Pinheiro Neto iniciou as tratativas para o acerto de contas. Mas o concessionário não dispunha de nenhum valor para quitar sua dívida com a GM. Nenhum imóvel ou qualquer outro tipo de bem. Nada, nem mesmo um veículo, que a GM pudesse compensar seu prejuízo.

Conversa vai, conversa vem, ele mencionou um pequeno rebanho formado por uma raça de gado que nada apresentava de especial, mas que pagava grande parte da dívida.

O jovem advogado não titubeou e praticou o escambo, trocando os veículos que o concessionário retirara da fábrica e já vendera todos, pelo rebanho que ele ainda tinha, como único bem.

Ao voltar para São Paulo, apesar de surpresa, a diretoria, então presidida por James F. Waters Jr, depois de algumas indecisões e muita discussão, aceitou a ação criativa de Pinheiro Neto, cuja carreira deslanchou na companhia. Além de se aposentar na condição de vice-presidente da GM, ele também foi presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em uma época áurea da indústria automobilística.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu sutor.







Próximo
Fotos: netcarshow.com

MCLAREN LANÇA O 750S, MAIS POTENTE E MAIS LEVE DO QUE O 720S

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17