• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

FUTURO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO

RECURSO DA FERRARI É REJEITADO E AUDI E A F-1 ANUNCIAM NOVIDADES PARA 2026

identicon por Wagner Gonzalez
18/04/2023
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Foto: Audi

Foto: Audi







A temporada de 2023 mal começou —  a quarta de 23 etapas do calendário será realizada na próxima semana —e a Audi anunciou ontem, no Salão do Automóvel de Xangaii (foto de abertura), que já tem definido os detalhes básicos do motor que usará em sua estreia na F-1… em 2026.

No lado mais corriqueiro da categoria, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) rejeitou ontem o recurso da Ferrari para restituir o quarto lugar de Carlos Sainz, resultado afetado por uma punição de cinco segundos que deixou o espanhol fora da zona de pontos no GP da Austrália.

A fase norte-americana do automobilismo que os ingleses chamam de pinnacle of motorsport (pináculo do esporte a motor) continua em franca ascensão: o italiano Stefano Domenicali declarou ontem ao canal Sky TV que uma quarta corrida nos Estados Unidos é uma possibilidade para 2026.

Markus Duesmann durante anúncio no Salão do Automóvel de Xangai (Foto: Audi)

Norma geral na indústria automobilística, o projeto e desenvolvimento de um novo motor a combustão começa com um protótipo de um único cilindro, não importa a configuração do bloco. Em entrevista à imprensa durante o salão de Xangai o executivo-chefe da empresa alemã, Markus Duesmann, e o Oliver Hoffmann, representante do conselho da Audi para desenvolvimento técnico, afirmaram que o desde o final de 2022 a marca de Ingolstadt já desenvolve testes de bancada com um protótipo monocilindro, base do motor para o carro de 2026, que será um V-6 híbrído capaz de gerar 350 kW através da recuperação de energia.

“O projeto Audi de F-1 realmente decolou nos últimos meses”, declarou Hoffmann. “A fase atual de desenvolvimento da nossa unidade de potência, base para o trem de força para o carro de 2026 está sendo lançada hoje (ontem).“

Unidade de potência é o termo que inclui o conjunto de motores a combustão e elétrico em um carro híbrido, enquanto trem de força é formado pela unidade de potência, câmbio e diferencial de um automóvel. O projeto do Audi de F-1 é desenvolvido em duas frentes: em Hinwill (Suíça), onde está a sede da Sauber — equipe que desenvolve o chassi e no qual a Audi tem uma participação que já beira os 50% — e em Neuburg ad Donau, (Alemanha), onde está instalada a unidade Audi Formula Racing GmbH.

Carlos Sainz ficara sem os pontos a que teria direito no GP da Austrália (Foto: Ferrari)

Depois que a Ferrari requentou a queixa de que a FIA foi  leniente demais ao punir a equipe Red Bull por extrapolar o teto de gastos na temporada de 2022, não chega a ser surpresa que a entidade rejeitou o recurso da Scuderia para restituir a Carlos Sainz o quarto lugar no GP da Austrália. “Não encontramos nenhum elemento substancioso ou relevante que permitisse às partes pleiteando por uma revisão referente à decisão concernente”, diz o comunicado da FIA.

Stefano Domenicali admite que EUA podem ter uma quarta corrida em 2026 (Foto: Formula1.com)

Líder da operação F-1, negócio controlado pelo grupo Liberty Media, o italiano Stefano Domenicali recusou-se a desmentir que os Estados Unidos possam receber uma quarta etapa do Campeonato Mundial. Este ano Miami, Dallas e Las Vegas fazem parte do calendário. De acordo com o ex-diretor da Ferrari e executivo-chefe da Lamborghini, há espaço para tanto:

“Há muito interesse (por corridas) no Extremo Oriente, mas mais interesse nos Estados Unidos, onde atualmente temos três GPs, número que eu considero ideal para os próximos dois anos. O mais importante (para aumentar esse número) é que cada GP seja diferente em termos de personalidade. Queremos que a cidade-sede viva o evento, isso é a mágica da F-1”

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram 







Tags: AudiCampeonato MundialCarlos Sainz JrF-1FerrariMarkus DuermanStefano Domenicali
Próximo
Foto: Divulgação  Lamborghini

O INTERESSANTE CÂMBIO TRANSVERSAL DO LAMBORGHINI REVUELTO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17