O marketing da divisão Jeep North America, do Grupo Stellantis, está aproveitando o 57° Easter Jeep Safari, tradicional evento realizado anualmente (desde 1967) no deserto de Moab, no estado de Utah, para mostrar sete modelos-conceito para milhares de fãs da marca, que todos os anos se deslocam até esta área inóspita do oeste americano com a finalidade de participar dos desafios em trilhas extremas, típicas de off-road.
O evento que terá duração de dez dias, de 1° a 9 de abril, é ideal para a marca de utilitários divulgar novas propostas e também fazer uma pesquisa de mercado em campo. “É o local perfeito para exibir nossos projetos com sete novos conceitos e obter a opinião dos apaixonados pela nossa marca e do que eles desejam no futuro da linha Jeep”, destacou Jim Morrison, vice-presidente da Jeep North America.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/04/Jeep-Cherokee_1978_4xe_Concept-2023-1280-03.jpg)
Desenvolvidos pela equipe de design da Jeep, com apoio da JPP — Jeep Performance Parts by Mopar —, os sete conceitos procuram destacar o DNA da marca, inclusive com inspiração em modelos emblemáticos do passado, retrô-conceitos: como o Jeep Cherokee 4xe Concept, baseado em modelo de 1978, ou os Jeep Wrangler Rubicon 4xe Concept e o 4xe Departure Concept, releituras do modelo original lançado em 1989, além do Jeep Scrambler 392 Concept, inspirado na picape Scrambler CJ8 1982.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/04/Jeep-Gladiator_Sideburn_Concept-2023-1280-03.jpg)
Mas também foram desenvolvidos conceitos em cima de modelos atuais, como o radical Jeep Gladiator Rubicon Sideburn Concept, o Grand Wagoneer Overland Concept, que carrega no teto barraca para acampar e o Jeep Wrangler Magneto, a primeira proposta de veículo elétrico (BEV) da marca. O uso de compósitos de fibra de carbono (CFRP) facilitou a tarefa e também colaborou para estimular a criatividade dos projetistas da Jeep.
Mas para os jeepentusiasatas o modelo que deverá agradar muito é o Scrambler 392 Concept, que reinterpreta o Scrambler CJ-8, originalmente lançado em 1981, como modelo 1982, e que foi a primeira picape conversível compacta da marca Jeep. Versátil, era visualmente semelhante ao CJ-7, mas tinha uma distância entre eixos maior, 2.516 mm (103 polegadas), que proporcionava maior capacidade de carga.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/04/Jeep-Scrambler_392_Concept-2023-1280-03.jpg)
O conceito Jeep Scrambler 392 se baseia no original CJ-8, mas com um detalhe especial: o motor HEMI® V-8 de 6,4 litros (392 polegadas cúbicas), com potência de 470 cv e torque 65 m·kgf. Na época do CJ-8, que ainda era fabricado pela AMC (American Motors Corporation), havia a opção de um motor V-8 de 5 litros, mas com apenas 127 cv. No entanto, maior parte das cerca de 28 mil unidades fabricadas do CJ-8, de 1981 até 1986, tinha, o 6-L de 3,8 ou 4,2 litros.
O conceito Jeep Scrambler 392, teve seu projeto baseado no Wrangler Rubicon de quatro portas e enfatiza o desempenho off-road leve, com uma carroceria de CFRP personalizada. A transformação destaca o estilo picape de duas portas. O para-brisa foi inclinado em 12 graus para combinar com o teto mais baixo. A silhueta modificada proporciona visual típico de hot rod.
Um dos recursos interessantes nesta proposta de conceito Scrambler 392 é o recém-lançado kit de suspensão a ar “AccuAir”, desenvolvido para os modelos Wrangler e Gladiator. Este sistema permite elevar a suspensão de 1,5 polegada (381 mm) até 5,5 polegadas (139,7 mm) e pode ser ajustado de forma personalizada, em tempo real, com um controlador na cabine ou através de sistema Bluetooth de longo alcance com dispositivo sem fio.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/04/Jeep-Wrangler_Magneto_3.0_Concept-2023-1280-03.jpg)
O painel traseiro escultural foi projetado para enfatizar a abertura da porta de acesso ao compartimento para carga. A carroceria atualizada também inclui um novo alargamento do para-lama dianteiro e um novo capô em CFRP. No meio do capô uma cobertura plástica transparente destaca o “coração” do conceito Scrambler 392: o potente motor V-8 HEMI.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/04/Jeep-Scrambler_392_Concept-2023-1280-08.jpg)
Os para-choques dianteiros e traseiros são personalizados. Novos para-lamas proporcionam espaço adicional para uma combinação de rodas aro de 20 polegadas, com pneus off-road de 40 polegadas (1.016 mm) de diâmetrro . Os aros e os ganchos de reboque têm acabamento em pintura latão Monkey, A carroceria foi pintada em verde Sublime, enquanto internamente os bancos foram personalizados com detalhes em azul xadrez e costura verde.
RM