Bob Sharp esteve na apresentação oficial e trouxe as primeiras impressões ao dirigir o novo Nissan Sentra, “um sedã médio bem acertado”, segundo suas palavras. E não poderia estar mais certo do que isso. Nesta semana de teste com o sedã em versão Advance (a básica do modelo), mesmo com minha admiração pelos suves, consegui ficar encantado com o conforto e versatilidade deste sedã médio. E é bom aproveitar pois a campanha do #savethesedan já está em plena vigência. No Brasil só restou a Toyota com produção de sedãs médios, os demais são importados, como este que vem do México.
Assista ao vídeo da avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE.
Desempenho
Na matéria do Bob ele já contou quase tudo do carro, então não serei repetitivo e vamos ao que mais agradou no teste de uma semana. A começar pelo desempenho, que conta com a elasticidade do motor 2-litros de aspiração atmosférica, proporcionando uma aceleração linear e constante. Sei que a potência máxima de 151 cv só aparece a 6.000 rpm com pedal do acelerador a fundo, e nunca, ou quase nunca, dirigimos nessa condição, portanto as potências com carga de aceleração parcial são as mais importantes, e é justamente por aí que a curva de torque desse motor entra em ação.
Os 20 m·kgf de torque máximo são produzidos a 4.000 rpm, mas em baixas rotações há torque suficiente para a potência ser palpável é agradável, proporcionando a boa resposta às acelerações. Isso porque a variação de fase dos comandos de válvulas deixa a citada curva de torque (de qualquer motor) mais plana, resultando em maior elasticidade do que se não houvesse ela. A excelente elasticidade deve-se também ao coletor de admissão de dois comprimentos, longo e curto, alternando-se segundo a demanda de potência.
O câmbio CVT X-Tronic ajustado para 8 marchas definidas faz as trocas como se fossem engrenagens epicíclicas. As quedas de rotação são bem calculadas e variam de acordo com a pressão exercida no pedal do acelerador. É um dos melhores câmbios CVT do mercado, sem sombra de dúvida.
Para quem gosta de utilizar o acionamento manual, este pode ser feito, mas exclusivamente pelas borboletas atrás do volante. O sistema é útil em aproximação de curvas, quando se deseja dispor de mais potência para retomar velocidade após contorná-las, podendo-se baixar uma ou duas marchas e ficar pronto para a retomada sem precisar recorrer à redução pelo kickdpwn nas saídas de curva, reproduzindo assim a operação de um câmbio manual.
Bem escondido na base do pomo da alavanca está o botão do modo de condução Sport, que ao ser ativado altera os pontos de trocas de marchas e deixa o pedal do acelerador mais responsivo. Igualmente escondido, mas pelo aro do volante, no lado esquerdo da coluna de direção está o botão ECO que deixa o veículo com respostas mais suaves, privilegiando o menor consumo de combustível.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
No trecho padrão entre São Paulo e Campinas pela rodovia dos Bandeirantes, a 120 km/h, obtive a média de 17,5 km/l, o que considero um resultado muito bom para um veículo sem propulsão híbrida. O fechamento da parte inferior do assoalho e outros elementos aerodinâmicos, assim como a baixa altura em relação ao solo de apenas 134 mm são os principais contribuidores para esse resultado. E obviamente o peso de 1.381 kg em ordem de marcha da versão Advance também colabora nessa direção.
Conforto de rodagem
O primeiro ponto a destacar é o silêncio a bordo. As medições de ruído mostradas abaixo apenas comprovam o que a avaliação subjetiva já indicava. Chegando ao posto de combustíveis para fazer a análise técnica por baixo do carro, o funcionário que nos atende perguntou se era mais um carro elétrico. Prova de que o baixo nível de emissão de ruído colabora também com o meio ambiente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A calibração da suspensão está muito bem adequada para as condições das nossas vias, apresentando baixa aspereza de rodagem ao trafegar sobre paralelepípedo ou asfalto irregular. Nos pequenos obstáculos formados pelos remendos de asfalto há boa absorção de impacto deixando o carro rodar liso. E nas movimentações de maior amplitude em velocidade elevada o equilíbrio entre os eixos é bem balanceado, passando boa sensação de conforto e estabilidade.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A suspensão traseira independente do tipo multibraço facilitou o trabalho dos engenheiros para encontrar esse bom equilíbrio e a suspensão dianteira do tipo McPherson é o tradicional e ambas trabalham com ótimo curso, de modo que os batentes de final de curso de distensão, onde sempre aparece o ruído de queda de roda, neste caso estão bem suaves, mesmo sem utilizar batente hidráulico.
No sistema de direção encontra-se outro ponto elogiável no baixo esforço para manobras de baixa velocidade devido à assistência elétrica. Em velocidades médias e altas nota-se ótima definição de centro e a resposta de direção em toda faixa de velocidade é bem adequada para a característica de conforto do veículo.
Freio tem modulação do pedal em nível bem confortável, com carga leve para operação, boa ergonomia em relação ao pedal do acelerador e a força aplicada ao pedal está em proporcional à desaceleração obtida. Mesmo em uso mais severo não se nota tendencia a apresentar fading ou aumento do curso do pedal. Os discos no eixo traseiro, assim com a suspensão multibraço são itens que valorizam o carro para alguns, mesmo que não traga muita vantagem técnica em relação aos sistemas convencionais de eixo de torção e freio a tambor na traseira para um veículo dessa categoria com tração dianteira.
Acomodação e aparência
O novo Nissan Sentra cresceu em relação à versão anterior e esse crescimento deixou-o mais vistoso. A adoção de moldura escurecida na coluna “C” em conjunto com as linhas do teto deixa o carro com visual moderno e quando utiliza o teto pintado em preto o destaque é ainda maior.
Os bancos dianteiros entregam conforto surpreendente e permitem ótima posição de dirigir com ampla visibilidade dos instrumentos e nos 360 graus. A única ressalva é a elevação da linha de cintura na parte final da porta traseira, que em situações de alta luminosidade passam a impressão de ser um veículo se aproximando pela direita.
Na traseira o espaço é muito bom para os três ocupantes e a posição elevada do assento permite que os passageiros ali sentados tenham ampla visão à frente. O túnel central do assoalho não é muito pronunciado, o que facilita ainda mais para o terceiro ocupante.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
O novo Nissan Sentra agrada de maneira surpreendente e o preço de R$ 148.490 da versão Advance posiciona-o muito bem em um mercado dominado pelos suves compactos e médios. A operação dos diversos sistemas tecnológicos como central multimídia e de auxílio ao motorista são intuitivos e eficientes. A falta de abertura e fechamento em um toque nas janelas traseiras e dianteira direita, bem como o freio de estacionamento por pedal, são características que podem ser aceitas em função das outras funcionalidades presentes no veículo.
É um sedã para quem gosta de sedã, e para quem não exige desempenho de esportivo em um carro para uso familiar. Se bem que 9,4 segundos no 0-100 km/h e 200 km/h de velocidade máxima são números nada desprezíveis.
GB
Cinco dias na cidade com o novo Sentra
Dirigir qualquer carro no seu lançamento permite conhecer seus pontos básicos, sejam bons ou maus. Por tê-lo apreciado bastante no breve teste por ocasião da apresentação trafegando pelas excelentes rodovias paulistas apenas, ficou a sensação de “preciso mais” para consolidar uma opinião final sobre o novo sedã Nissan. Por isso solicitei um à fabricante para, inclusive, efetuar o nosso teste padrão completo na estrada dos Romeiros, com vídeo e tudo mais.
Ocorre que o editor de Testes Gerson Borini devolveu um carro de teste aqui em São Paulo (ele mora em Campinas) numa sexta-feira e não consegui outro para testar, retirando-o no mesmo dia para ele voltar para Campinas, uma operação casada que tenho feito desde que o Gerson começou a trabalhar conosco em maio de 2019. Pedi à Nissan para prorrogar sete dias o contrato de comodato, devolução em 10/4 em vez de 3/4. que prontamente nos atendeu. Passei o Sentra para Gerson, que efetuou o teste completo, assunto da matéria de hoje. E combinamos de eu comentar minhas impressões no uso dia a dia, o que faço agora.
Se andar com um carro nas vias públicas é o ideal para se analisá-lo, o bairro em que moro, em São Paulo, Moema, é perfeito para isso. É um dos piores pisos que conheço. Asfalto bastante irregular, caimento excessivo em algumas uras, ondulações longitudinais parecem ter sido feitas de propósito, buracos, algumas ruas de paralelepípedo, valetas mil, mas ausência total de lombadas. Parece milagre., Por isso, a primeira impressão que Sentra me passou é de extremas solidez. Como se o monobloco “não mexesse”, e essa sensação me é muito agradável.
O motor é brilhante. Como o Gerson ressaltou, sua linearidade sob aceleração e suavidade são superlativas. Dá gosto ouvi-lo berrar “liso”. Ao mesmo tempo o carro se desloca como isso não lhe fosse esforço. Acelera da imobilidade no trânsito anda e para prontamente. As trocas de faixa para “limpar trânsito” são fáceis com a direção das mais leves que conheço, mas com indexação à velocidade primorosa.
Nota-se que é um carro largo, 1.816 mm de carroceria. A sensação de amplitude interna agrada. Percebe-se essa largura com ao passar pelo portão da rua para pegar a rampa de acesso à garagem do subsolo, é preciso boa dose de atenção. Essa mesma largura é a que possibilita três adultos de compleição física normal se acomodarem com conforto no banco traseiro.. Outra medida que me agrada é sua altura, ideal, nem mais nem menos: 1.456 mm.
Para embicar da rua para o portão externo da garagem, como o diâmetro mínimo de curva de 10,4 metros ajuda, impressionante para o entre-eixos de 2.707 mm. Sem contar as 2,4 voltas da direção para ir de um batente a outro.
Câmbio: é o mais “epicíclico” dos CVTs. É uma pena a Nissan não informar a relação das oito marchas, pois daria um gráfico “dente de serra” acadêmico pelo que se sente do escalonamento. Destaque também para a marcha de arrancar, a primeira, se de engrenagem epicicloidal Com isso o conversor de torque não precisa trabalhar tanto, o estol é a apenas 1.800 rpm. É encostar o pé no acelerador para o Sentra arrancar com convicção.
Finalmente, uma crítica recorrente da qual discordo: o freio de es estacionamento a pedal. Não há a menor dificuldade em acioná-lo e evita a incômoda e ladra de espaço alavanca entre os bancos dianteiros.
Bob Sharp
FICHA TÉCNICA NOVO NISSAN SENTRA 2023 | ||
Advance | Exclusive | |
MOTOR | ||
Código | MR20DD | |
Descrição | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, atuação doreta por tuchos-copo sem compensação hidráulica.corrente, variado de fase na admissão e escapamento por controle elétrico, 4 válvulas por cilindro, árvore contrarrotativa de balanceamento, EGR, injeção direta, gasolina | |
Cilindrada (cm³) | 1.997 | |
Diâmetro de curso (mm) | 84 x 90,1 | |
Taxa de compressão (:1) | 11,7 | |
Potência (cv/rpm) | 151 / 6.000 | |
Torque (m·kgf/rpm) | 20 / 4.000 | |
Densidade de potência (cv/L) | 75,6 | |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 10 | |
Comprimento de biela | 139,02 | |
Relação r/l | 0,32 | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Transeixo com câmbio automático CVT XTRONIC de 8 marchas, primeira marcha por engrenagem epicíclica, conversor de torque, trocas manuais por borboletas no volante, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | Frente: 2,631 a 0,378, ré: 1,960 | |
Relação de diferencial (:1) | 5,385 | |
Estol do conversor de torque (rpm) | 1.800 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoida, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | n.d. | |
Voltas entra batentes | 2,4 | |
Diâmetro do volante (mm) | 365 | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,4 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. | |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. | |
Controle | Duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de forças de frenagem e assistente de frenagens de emergência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio, 7J x 17, fixação por 5 parafusos | |
Pneus | 215/50R17V (Michelin Primacy 4) | |
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | |
Tipo | ||
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 4.646 | |
Largura (sem/com espelhos_ | 1.816 / n.d | |
Altura | 1.456 | |
Distância entre eixos | 2.707 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.570 / 1.565 | |
Distância mínima do solo | 134 | |
AERODINÂMIICA | ||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,303 | 0,306 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,115 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,640 | 0,647 |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.381 | 1.405 |
Distribuição de peso (%, diant/tras.) | 61 / 39 | n.d. |
Capacidade de carga (kg) | 375 | 351 |
Peso bruto total (kg) | 1.756 | |
Porta-malas (L, VDA) | 466 | |
Tanque de combustível (L) | 47 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,4 | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | 200 | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | ||
Cidade (km/l) | 11 | n.d. |
Estrada (km/l) | 13,9 | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
V/1000 (km/h) | 58,1 | |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 2.060 | |
Rotação à velocidade máxima (rpm) | n.d. | |
GARANTIA E MANUTENÇÃO | ||
Garantia | Três anos sem limite de quilometragem | |
Revisões e troca de óleo do motor | A cada 10.000 km ou 12 meses, prevalecendo o que primeiro ocorrer | |
CORES | Prata Classic (metálica), preto Premium (sólida), branco Diamond (perolizada) com teto preto (sólido) e cinza Grafite (metálica) com teto preto (sólido) |
CONTEÚDO DO NOVO NISSAN SENTRA 2023 | |||
Advance | Exclusive | c/ Interior Premium | |
COMFORTO E COMODIDADE | |||
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através da chave | • | • | • |
Acabamento dos bancos em couro premium na cor Sand (Areia) | – | – | • |
Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta | • | • | – |
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular) | • | • | • |
Alavanca seletora do câmbio revestida de couro | • | • | • |
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3) | • | • | • |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas | • | • | • |
Banco do motorista com regulagem elétrica | • | • | • |
Banco do passageiro com regulagem manual de altura e lombar | • | • | • |
Banco traseiro bipartido e dobrável | • | • | • |
Bancos com tecnologia Zero Gravity® (dianteiros e traseiros) | • | • | • |
Bancos dianteiros com aquecimento | • | • | • |
Câmbio automático CVT com modo manual | • | • | • |
Chave inteligente presencial (I-Key) | • | • | • |
Comando interno de abertura do porta-malas e da portinjhola do bocal do tanque de combustível | • | • | • |
Computador de bordo com funções consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, alcance, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta | • | • | • |
Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado | • | • | • |
Console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado | • | • | • |
Controle de cruzeiro adaptativo com comandos no volante | – | • | • |
Controle de cruzeiro com comandos no volante | • | – | – |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • | • |
Faróis automáticos inteligentes | – | • | • |
Iluminação no porta-malas | • | • | • |
Luz de leitura para os lugares dianteiros e traseiros | • | • | • |
Modo de condução econômica (Eco Drive) | • | • | • |
Painel de instrumentos com mostrador central em TFT de 7” | • | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • | • |
Partida do motor assistida por botão | • | • | • |
Partida remota do motor | – | • | • |
Porta USB dianteiro (Tipo A + tipo C) | • | • | • |
Porta USB traseiro (Tipo A) | • | • | • |
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central | • | • | • |
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa-braço | • | • | • |
Porta-luvas com tampa dotade de amortecimento ao abrir | • | • | • |
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras | • | • | • |
Porta-óculos | • | • | • |
Retrovisor interno eletrocrômico | – | • | • |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | • | • | • |
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente | – | • | • |
Saída com tomada 12 V | • | • | • |
Termômetro externo | • | • | • |
Teto solar com controle elétrico | – | • | • |
Troca de marchas manuais sequenciais por borboletas no volante | • | • | • |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos | • | • | • |
Volante com acabamento em couro | • | • | • |
Volante com regulagem de altura e distância | • | • | • |
Volante multifuncional | • | • | • |
APARÊNCIA | |||
Ajuste interno de altura do facho dos faróis | • | • | • |
Assinatura dos faróis em LED | • | • | • |
Faróis Full LED | • | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) | • | • | • |
Maçanetas externas na cor do veículo | • | • | • |
Retrovisores externos com LEDcom repetidora de seta | • | • | • |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | • | • | • |
Retrovisores externos na cor do veículo | • | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 17” diamantadas e pneus 215/50 R17H | • | • | • |
SEGURANÇA | |||
Alarme perimétrico | • | • | • |
Alerta avançado de colisão frontal | • | • | • |
Alerta de cinto de segurança desatado (todos) | • | • | • |
Alerta de objetos e seres vivos no banco traseiro | • | • | • |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda | – | • | • |
Alerta inteligente de atenção do motorista | • | • | • |
Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa | – | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • |
Assistente inteligente de frenagem forte | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) | • | • | • |
Câmera de estacionamento traseira | • | • | • |
Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes (5) | • | • | • |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Engates Isofix com ponto de fixação superior para dois bancos infantis | • | • | • |
Estepe | • | • | • |
Faróis de neblina em LED | • | • | • |
Freio a disco nas 4 rodas | • | • | • |
Freios ABS com distribução eletrônica das forlas de frenagem e assistência a frenagens de emergência | • | • | • |
freio de estacionamento comandado por pedal | • | • | • |
Limpador de para-brisa intermitente variável | • | • | • |
Monitoramento de ponto cego | – | • | • |
Monitoramento de pressão dos pneus | • | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro | • | • | • |
Travamento automático das portas e do porta-malas com ao veículo iniciar movimento | • | • | • |
Ttravamento central das portas elétrico | • | • | • |
Vetoração por torque | • | • | • |
Visão 360º nteligente e detecção de objetos em movimento | – | • | • |
SISTEMA DE ÁUDIO | |||
Antena | • | • | • |
Bluetooth com comandos no volante | • | • | • |
Sistema de som premium BOSE com 8 alto-falantes | – | • | • |
Central multimídia, com rádio AM/FM, MP3 player, mostrador em cores de 8”, Android Auto e Apple CarPlay, entrada auxiliar para MP3 player e conector USB | • | • | • |
Sistema de som com 6 alto-falantes | • | – | – |