Expandindo mais uma vez a sua linha de motos no Brasil, a Royal Enfield lança a inédita Scram 411. Seguindo a tradição da marca, o visual da motocicleta tem forte apelo “retrô” porém sem deixar a modernidade de lado. Como já acontece em outros segmentos em que a Royal atua, o modelo chega como a Scrambler mais acessível do mercado. Se você tem a impressão que já viu uma moto parecida como está por aí, você está totalmente correto.
A nova moto foi toda feita a partir de sua “irmã” Himalayan. O motor monocilindro de 411 cm³ e 24,5 cv segue inalterado. Assim como o chassi, os freios com ABS, farol, lanterna, espelhos e câmbio de cinco marchas são os mesmos. A principal diferença está na proposta do modelo, mais despojado e compacto como manda o seu segmento. Pode se esperar uma moto mais fácil de pilotar na cidade sem perder a versatilidade para terrenos acidentados.
Iguais porém distintas
As rodas continuam raiadas porém aqui com aro dianteiro de 19 polegadas ao invés de 21 da “Hima”. Na traseira ambas contam com aro 17. A suspensão dianteira tem curso 10 mm menor, agora com 190 mm. A distância mínima do solo é de 200 mm o que também deixa o banco (inteiriço na Scram) mais próximo do solo. São 795 mm de altura, facilitando firmar ambos os pés no chão. O guidão também está posicionado mais baixo assim como o farol que conta com um contorno plástico, e sem para-brisa.
O tanque de combustível é mesmo de 15 litros porém perdeu as proteções de ferro neste modelo, No local da fixação dos protetores agora temos uma peça de acabamento que é marca registrada da Scram 411. Uma boa notícia é o peso que baixou de 199 kg na Himalayan para 185 kg. O painel é o mesmo já usado na Meteor 350 e conta com o inteligente sistema de navegação Tripper.
Muitas cores
Outra tradição da marca é a vasta gama de variações de cores para cada um dos seus modelos. Na 411 não é diferente, inclusive com todas as versões com detalhes em duas cores. São elas: Blazing Black (preta com vermelho), Skyline Blue (azul com cinza), White Flame (vermelho com branco), Silver Spirit (prata com azul), Graphite Red (cinza escuro com vermelho), Graphite Yellow (cinza escuro com amarelo) e Graphite Blue (cinza escuro com azul).
A nova Royal Enfield Scram 411 já está disponível em todas as concessionárias da marca, são três anos de garantia. Seu preço sugerido é de R$ 22.490,00 e não inclui o valor do frete. Consegui apurar também que até o final do ano ao menos dois novos modelos devem chegar por aqui.
Segue abaixo a ficha técnica.
LR
FICHA TÉCNICA ROYAL ENFILED SCRAM 411 | |
MOTOR | |
Descrição | 1 cilindro, injeção eletrônica,arrefecimento misto ar/óleo |
Cilindrada (cm³) | 411 |
Diâmetro e curso (mm) | 78 x 86 |
Taxa de compressão (:1) | 11 |
Potência (cv/rpm) | 24,5 / 6.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 3,2 / 4.500 |
Corte de rotação (rpm) | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (A·h) | n.d |
Alternador (V/W) | n.d |
TRANSMISSÃO | Manual de 5 marchas, embreagem banhada a óleo |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação primária (:1) | n.d |
Relação secundária (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico de 41 mm com 200 mm de curso |
Traseira | Monoamortecida com 180 mm de curso |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco, hidráulico / 300 |
Traseiro (Ø mm) | Disco, hidráulico / 240 |
Controle | Freios com ABS de dois canais |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Raiadas, 19 pol. dianteira e 17 pol. na traseira |
Pneus | Dianteiro 100/80-17 e traseiro 130/70-17 |
CONSTRUÇÃO | Chassi tubular de berço duplo |
Ângulo do garfo (º) | n.d |
Avanço (mm) | n.d |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.050 |
Largura | 840 |
Altura | 1.165 |
Distância entre eixos | 1.455 |
Distância mínima do solo | 200 |
Altura do banco ao solo (mm) | 795 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso seco/em ordem de marcha (kg) | 185 / 195 |
Carga útil (kg) | n.d |
Tanque de combustível (L) | 15 |