A Subaru of America apresenta hoje no Salão de Nova Yorko Crosstrek Wilderness 2024 no Salão de Nova York, que começa nesta sexta-feira e vai até o domingo 16 de abril. Conforme destaca a fabricante. é o Crosstrek mais robusto e com maior capacidade para enfrentar trilhas já produzido, bem como é ornado com exclusivos apliques de carroceria.
Com uma grande lista de recursos de série, o Crosstrek Wilderness incorpora exclusividades mecânicas com um design funcional para maior capacidade em enfrentar trilhas inóspitas. Combina a tração integral simétrica com semiárvores de mesmo comprimento, possível pelo motor longitudinal, com a transmissão revisada, além da grande distância do solo em 236 mm.
O suve para todo-terreno é propulsionado pelo tradicional motor boxer Subaru de 4 cilindros, 2,5 litros com injeção direta de 184 cv e
24,3 m·kgf. A Subaru também revisou o sistema de transmissão para melhor desempenho off-road, mexendo na relação de diferencial e recalibrando o câmbio CVT.
A relação de diferencial 4,111:1 (antes 3,700:1 antes) melhorou a capacidade de subida do suve e o novo ajuste para o CVT otimizou a tração em baixas velocidades em superfícies escorregadias. Além disso, a capacidade máxima de reboque mais que dobrou, para 1.590 kg, com instalação de radiador de óleo para o câmbio.
O controle de descida ativo automático por meio do controle individual de frenagem de cada roda abaixo de 20 km/h e estando o acelerador aberto menos de 10%, estabiliza a velocidade do veículo. A vetorização por torque ativa, de série em todos os modelos Crosstrek 2024, melhora o comportamento nas curvas, tanto na estrada como em trilhas.
Desenvolvimento de componentes de suspensão exclusivos proporcionam ao Crosstrek Wilderness 2024 a grande distância do solo aumentada em mais de 12,7 mm em relação aos outros modelos Crosstrek, que já estão entre os mais altos no segmento. Molas helicoidais e amortecedores mais compridos proporcionam a maior distância do solo, enquanto calibração especial ajuda a manter o desempenho dinâmico.
O ângulo de ataque foi aumentado de 18 graus, nos outros modelos da linha Crosstrek, para 20 graus no Wilderness, já o ângulo de saída aumentou de 30 para 33 graus, enquanto o ângulo de transposição de rampa subiu de 19,7 para 21,1 graus. O modelo é dot ado de pneus todo-terreno Yokohama Geolandar indicados para lama, cascalho ou neve. Eles são montados em rodas de liga de alumínio de desenho exclusivo e aro de 17 polegadas.
Como todos os modelos Crosstrek 2024, o Wilderness traz diversos sistemas avançados de auxíli0o ao motorista. Traz também o desvio automático de emergência para evitar colisões desde que velocidade esteja a menos 80 km/h e também frenagem automática de ré caso detectado tráfego transversal.
Externamente, para reforçar o visual off-road, o Crosstrek Wilderness tem novos para-choques, grade frontal hexagonal exclusiva, revestimentos do arco dos para-lamas maiores, chapa de deslizamento dianteira, faróis de neblina de LED e decalque no capô preto fosco antirreflexo.
O rack de teto tem capacidade de carga dinâmica de 80 kg e carga estática de 317 kg, o que permite a instalação de grandes tendas de lona para acampar. O rack foi previsto para receber vários acessórios
O Crosstrek Wilderness 2024 chegar ao mercado americano no segundo semestre do ano em curso. O modelo será produzido na fábrica da Subaru m Lafayette, no estado de Indiana, juntamente com os outros dois modelos Crosstrek e também com os modelos Ascent, Legacy e Outback.
RM