• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

INTRIGANTE: TRAFEGAR ABAIXO DA VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA

MAS HÁ SOLUÇÃO PARA ESSE GRAVE PROBLEMA DAS RODOVIAS BRASILEIRAS

identicon por Bob Sharp
07/04/2023
em BS, Trânsito
Placas passariam de velocidade máxima permitida a velocidade obrigatória (Foto: vejasp.abril.com.br)

Placas passariam de velocidade máxima permitida a velocidade obrigatória (Foto: vejasp.abril.com.br)







O assunto nada trem a ver com os limites de velocidade e os critérios da autoridade de trânsito sobre a via para estabelecê-los, mas com o nefasto e generalizado hábito da trafegar abaixo desses limites.

Todos têm o direito de imprimir ao veículo a velocidade que bem entenderem, desde que  entre o limite superior e o inferior.  O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece no Art. 62 que “a velocidade mínima não poderá ser inferior à  velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais do trânsito e da via.”

Trafegar abaixo da velocidade mínima é infração tipificada no Art. 219 do CTB, que diz “Transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita:
Infração – média (4 pontos);
Penalidade – multa (R$ 130,16)

Isto significa que não é infração de trânsito trafegar a 60 km/h numa autoestrada de 120 km/h de limite ou a 25 km/h numa avenida cujo limite é 50 km/h.

Tudo de acordo com o CTB, não é? Errado, pois aí entra o chamado bom senso. Se o motorista estiver sozinho na via não haverá problema algum para ele e para o trânsito. É fácil entender.

Note a exceção na última frase  do Art. 219, “salvo se estiver na faixa  da direita.” É nela que os veículos pesados supostamente trafegam, e o limite para eles é 90 km/h. É aí que entra o bom senso: um veículo lento torna-se um obstáculo móvel.

O motorista do veículo pesado tem todo o direito de ultrapassar o “obstáculo móvel” e passará para a faixa adjacente à sua esquerda — onde precisará se misturar com o fluxo de veículos rodando a 120 km/h. O resultado é desnecessário dizer: freadas, mudança de faixa evasivas, interrupção do fluxo normal da rodovia e… acidentes.

Vale dizer que o conceito de obstáculo móvel aplica-se a qualquer diferença de velocidade, ´É comum ver veículos trafegando abaixo do limite,, como 80 km/h ou menos em autoestradas de 120 km/h de limite.

Tem solução

O primeiro passo é a autoridade de trânsito de nível federal se conscientizar de que é necessário, se não essencial, alterar o CTB. Só que este é lei federal (nº 9.503 de 23 de setembro de 1997), portanto requer aprovação do Congresso. As alterações deverão ter como objetivo eliminar os obstáculos fixos e móveis.

Os pontos a introduzir no CTB, em nome da fluidez, que é de interesse de todos, são:

1 – Eliminar as paradas para pagamento de pedágio, ser admissível unicamente a cobrança automática. Tecnologia para isso não falta.

2. Eliminar o conceito de velocidade mínima e velocidade máxima em favor da velocidade obrigatória. A placa R-19 passará de velocidade máxima permitida, passará significar a velocidade obrigatória.

Trata-se de duas medidas que trarão tanto aumento significativo da fluidez, quanto drástica redução de acidentes.

BS

 







Próximo
Hyundai Kona a gasolina (Foto: Divulgação Hyundai)

FIQUE LIGADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17