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Home AG

BOONIE BUG, UM DERIVADO DE VW KOMBI, SUCESSO NOS EUA NOS ANOS 1970/1980

CHEGOU A PARTICIPAR DE UM FILME, PODIA SER USADO OFF-ROAD OU NA CIDADE E DAVA ATÉ PARA ACAMPAR

Alexander Gromow por Alexander Gromow
29/04/2024
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros
Foto: Don W. Jones/PM

Foto: Don W. Jones/PM





Nos Estados Unidos foram feitas muitas adaptações da mecânica Volkswagen arrefecida a ar para os mais diversos tipos de veículos, desde os Baja Bugs até o exótico Brubaker Box. Estes dois exemplos usavam o chassi de VW Fusca.

Mas temos o caso do Boonie Bug, que mesmo tendo “bug” no nome, que normalmente se refere ao VW Fusca, foi um aproveitamento do assoalho com estrutura (encurtados) do VW Kombi.

Na época o Boonie Bug foi um novo conceito em veículos recreativos. Ele combinava o melhor de dois mundos: ele podia ir para a natureza para um fim de semana de diversão no acampamento e depois para o trabalho na segunda de manhã. O problema com a maioria dos bugues, ATVs e outros veículos off-road é que eles geralmente não são adequados para tarefas urbanas ou para dirigir em rodovias; muitos nem podem ser licenciados para uso nas ruas.

O protótipo de Boonie Bug (Foto: protected.hostcentric.com)

O Boonie Bug, no entanto, oferecia a robustez de um ATV (veículo de todo-terreno), as instalações para dormir e acampar de um van e as qualidades de condução suave de uma camioneta  comum em velocidades de rodovia, isto num veículo de visual atraente e estilo inteligente.

O Boonie Bug foi uma das primeiras iniciativas de estilo do artista Dave Carey, coproprietário da Quincy-Linn Enterprises, em Phoenix, estado  do Arizona. O protótipo original chegou às ruas em 1971 e provou ser durável e resistente em todas as condições. Centenas dessas pequenas “cabras montanhesas” foram construídas com base no kit de planos que a Quincy-Linn publicava.

Antes de continuar vamos à explicação do nome Boonie Bug. “Boonie” quer dizer afeito a andar pelos “Boondocks”, a saber uma área selvagem, desolada ou inabitada. Ou uma área rural ou provincial remota.

O VW Kombi foi escolhido por ser fácil de converter para uso fora da estrada e era barato naquela época se comprado usado e, o mais importante, econômico em combustível (comparado aos carros americanos da época) — o mundo estava em plena crise do petróleo. O Boonie Bug acomodava dois adultos com espaço de sobra para acomodar ate duas crianças.

Interior do Boonie Bug visto da abertura traseira. Um acolchoado cobre as chapas de madeira que formam a cama, sobre a qual o menino está. Uma maneira de rodar que seria proibida nos hoje

Duas tábuas do assoalho articuladas em sentido oposto (detalhe na visão explodida que apresento adiante) proporcionam um deque para dormir de 2,5 metros cúbicos. Na parte inferior há mais 1 metro cúbico de armazenamento para suprimentos e equipamentos.

Nesta foto é mostrada uma das tábuas que formam a base para a cama, aberta para acessar a área de armazenamento inferior

O primeiro passo para fazer a conversão era remover a antiga carroceria do VW Kombi, restando apenas o conjunto soldado assoalho e estrutura. Uma seção de 381 mm na transversal era cortada do conjunto para reduzir a distância entre eixos original de 2.400 mm para 2.019 mm. A distância entre eixos mais curta permitia que o Boonie Bug passasse por cumes e ravinas sem ficar “encalhado”. A modificação era realmente simples porque, com o motor traseiro, havia poucas peças que interferissem no corte.

Ainda sobre o interior do Boonie Bug, na foto a mãe cobre o menino que está deitado na cama

Acredito que neste ponto é interessante mostrar o desenho de conceito do Boonie Bug para facilitar o entendimento do texto através de sua imagem explodida:

Visão explodida de um Boonie Bug, detalhe para as portas em estilo “asa de gaivota”

Legendas da imagem explodida:

-Piano hinge: dobradiça de piano
-4×8’ roof rack of 1-1/4” square steel tube: bagageiro de teto de 1.219 x 2.438 mm de aço de perfil quadrado de 32 mm
-Rear access hatch: porta de acesso traseira
-Lift up engine cover: tampa do motor de levantar
-Top-hinged swing-upside door: porta com articulação superior
-Original VW headlights recessed into new body: faróis originais VW  aplicados na nova carroceria
-Overall dimensions – Dimensões gerais
height – altura: 1.524 mm
width – largura: 1.829 mm
Length – comprimento: 3.353 mm
Wheelbase – distância entre eixos: 2.007 mm
-Locator posts anchor roof rack to steel frame through body: pontos de localização para a ancoragem do bagageiro de teto à estrutura de aço através da carroceria
-Roll bars of 1-1/2” square steel tube serve as body formers as well as safety stiffeners: barras anticapotagem de perfil de aço quadrado de 25 mm que servem armar a carroceria, bem como reforçadores de segurança
-Original VW steering gearshift foot pedals and other controls: Volante de direção, alavanca de câmbio, pedais e outros controles originais VW
-Heater feed tube cut off and used to warm cab: tubo de alimentação do aquecedor cortado e usado para aquecer o habitáculo
-Molded fiberglass body shell: carroceria moldada em compósito de fibra de vidro
-Optional side window sold as stock from RV supply dealers: janela lateral opcional por fornecida por revendedores de itens para veículos recreacionais
-Center hinged floorboards for sleeping on top storage space underneath: assoalho central articulado no centro para dormir na parte superior sobre o compartimento de armazenamento
-VW bus chassis shortened 15”: chassi de VW Kombi encurtado em 381 mm
-Oversize dune buggy balloon tires on rear: pneus balão extragrandes de bugue na traseira

-Curved bumper supports bolt to chassis: suportes de para-choque curvos aparafusados ao chassi

[Fim das legendas]

Duas barras de proteção em caso de capotagem, de perfil quadrado pesado, formam a estrutura para a nova carroceria e reforçam a rigidez para a segurança, tornando o Boonie Bug praticamente à prova de esmagamento dos ocupantes numa capotagem. O revestimento da carroceria é formado por folhas de espuma de poliuretano, de 25 mm de espessura, ensanduichadas entre as camadas interna e externa do compósito de fibra de vidro. A espuma de poliuretano é o mesmo material usado para isolar geladeiras, portanto, proporciona um invólucro extremamente térmico e durável. As camadas de compósito de fibra de vidro criam um exterior inteligente e brilhante e um interior liso e fácil de limpar.

No desenho “transparente” abaixo é possível ver os componentes estruturais do “Boonie Bug”, bem como reconhecer vários itens do projeto:

Este desenho dá uma visão de conjunto e complementa o desenho de visão explodida (Foto: Kit Car Monthly-Newsletter Vol. 1 Nº VII)

Pneus balão grandes, largos e superdimensionados — do tipo usado em bugues — são o que davam ao Boonie Bug a sua capacidade de ser um “bode montanhês” em areia macia, lama, arbustos, terreno rochoso, subidas íngremes e outros terrenos acidentados. Os pneus dianteiros tinham 203 mm de largura e os traseiros, 254 mm . O uso de aros invertidos na traseira tinha o efeito de alargar a bitola de 1.360 mm para 1.727 mm, proporcionando boa estabilidade.

Pneus balão e aro traseiro invertido davam boa estabilidade em todo o terreno

As janelas laterais eram opcionais. Se desejadas, elas podiam ser adicionadas facilmente fornecidas por revendedores de itens para veículos recreacionais. Na visão explodida acima elas aparecem tracejadas, o protótipo não as tinha.

As portas eram do tipo asa de gaivota e havia um pequeno estribo para ajudar a entrar no carro, como se pode ver na foto abaixo:

A porta do passageiro aberta

O motor ficava coberto por uma tampa que abria para cima possibilitando acesso para manutenção:

Era possível travar a tampa do motor na posição aberta
Detalhe da abertura traseira

O Boonie Bug se adaptava perfeitamente a estradas de terra e terrenos acidentados. A primeira marcha reduzida do Volkswagen garantia partidas rápidas e boa tração. Qualquer pessoa que já tenha visto um jipe sendo ultrapassado por um bugue na areia sabe o quão seguro um Volkswagen pode ser. A curta distância entre eixos, grande distância ao solo e baixo centro de gravidade eram outras vantagens do design do Boonie Bug. Era simplesmente um excelente veículo off-road.

Abaixo fotos de um exemplar preservado participando de um evento de VW’s nos EUA:

(Foto: NCdad/The Samba)
(Foto: NCdad/The Samba)

O Boonie Bug no filme “Total Recall”

“Total Recall” – “Lembrança Total”  (“O Vingador do Futuro” no Brasil), é um filme de ação de ficção científica estadunidense de 1990, dirigido por Paul Verhoeven e estrelado por Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone, Ronny Cox e Michael Ironside. O filme conta a história de um trabalhador da construção civil que de repente se vê envolvido em espionagem em Marte e que é incapaz de determinar se as experiências que ele vivencia são reais ou o resultado de implantes de memória. O Boonie Bug apareceu no filme.

Embora tenha sido repintado e atualizado de acordo com as “especificações marcianas do século 21”, ele permanece reconhecível como o único van do filme com um bagageiro de perfil quadrado no teto. O design exclusivo do Boonie Bug e sua presença no filme contribuem para seu status de peça memorável da história do cinema.

Foto de uma das cenas com o Boonie Bug no filme “Total Recall”, na qual aparece o detalhe do bagageiro de teto que teve a parte dianteira suprimida “(Foto: imcdb.org)

Uma confusão frequente: é importante observar que o Johnnycab (táxi futurista dirigido por um estranho boneco motorista que interage com os passageiros, uma paródia aos carros autônomos), que é frequentemente associado ao Boonie Bug, não foi baseado nele. O Johnnycab foi um item separado usado no filme, juntamente com uma série de outros veículos futuristas estranhos.

Este é um dos Johnnycabs que aparece no filme (Foto: imcdb.org)

O Boonie Bug nas capas de revistas

Ele apareceu na capa da Popular Mechanics, em matéria que lançou a venda de planos para a construção dele. O Boonie Bug também apareceu na capa da hot VWs. Ambas as revistas colocaram fotos do protótipo de Boonie Bug pintado na cor vermelha:

As capas da Popular Mechanics e da hot VWs

Na capa da Popular Mechanics se lê: Construa o ‘Boonie Bug’, um novo tipo de carro que pode ser usado em qualquer lugar, uma camioneta animada com um econômico motor VW — e você pode construí-lo a partir de planos da PM.

Já a capa da hot VWs diz: “Boonie Bug”: um van do tipo “faça você mesmo.


Esta matéria se baseou na Popular Mechanics de março de 1974 com o trabalho de Robert Q. Riley e na Newsletter de julho de 1980 da Kit Car Monthly (sem indicação do autor).

Todas as fotos, a não ser as indicadas diferentemente, são do Don W. Jones/PM.

AG

Além do material de pesquisa indicado cito os seguintes sites: hemmings.com com o trabalho de Daniel Strohl; Facebook de Just Campers; thesamba.com; protected.hostcentric.com; fiberclassics.org; imcdb.org; Wikipedia etc.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







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