A Specialty Vehicle Engineering (SVE), de New Jersey, EUA, está lançando aquela que pode ser a última versão do Yenko/SC Camaro. O modelo customizado baseado no Chevrolet Camaro ZL1 2023 carrega a tradicional grife Yenko e poderá entrar para a história como o mais potente muscle car de motor a combustão já fabricado. Isso porque a potência pode chegar a 1.166 cv.
Para obter tanta cavalaria, o motor V-8 ZL-1 da GM, de 6,2 litros e todo em alumínio, teve a cilindrada aumentada para 6,8 litros. Ele também ganhou novo virabrequim de aço 4340 forjado, além de pistões especiais forjados e bielas de aço de seção H reforçadas. Os cabeçotes e capas dos mancais tiveram os prisioneiros redimensionados e os coletores tiveram seu fluxo otimizado.
Para alimentar este motor, o supercarregador de deslocamento (blower) de fuso duplo tem capacidade de 3 litros e sistema de acionamento dedicado por correia poli-V de dez estrias. Já o sistema de alimentação de combustível e os injetores foram modificados, enquanto o corpo de borboleta foi aumentado e o sistema de escapamento foi redimensionado e fabricado em aço inoxidável.
Este elaborado sistema de alimentação do motor tem interresfriador ar-água superdimensionado e trocador de calor de passagem dupla montado na frente do carro para rápida redução da temperatura do ar de admissão. Com isso, segundo a empresa de customização, o motor pôde atingir mais de 100% de eficiência volumétrica.
Com tudo isso, o Yenko/SC está sendo oferecido com duas opções de desempenho: Estágio I, com potência de 1.115 cv e torque de 126 m·kgf, e Estágio II, com potência de 1.166 cv e torque de 133 m·kgf.
Assim, o Camaro com a assinatura Yenko supera o Dodge Challenger SRT Demon 170, recentemente lançado, e que tem potência de 1.040 cv.
A edição limitada do Yenko/SC Camaro 2023, na versão Stage I, vai ser montada somente com câmbio automático epicíclico de 10 marchas, com acionamento por borboletas no volante. Já a versão Stage II será oferecida somente com caixa manual de seis marchas.
O Yenko/SC conserva os recursos do pacote de desempenho desenvolvido pela Chevrolet para o Camaro SS 1LE, como amortecedores de controle magnético, diferencial de deslizamento limitado eletrônico, suspensão calibrada para desempenho, molas e barras antirrolagem mais fortes e radiadores de óleo do motor, do câmbio e do diferencial.
Externamente o Yenko/SC se diferencia do Camaro original em detalhes como o capô do motor redesenhado e moldado em compósito de fibra de carbono, com tomada de ar exclusiva para o supercarregador, na qual são aplicados os adesivos decorativos diferenciais: 1100HP ou 1150HP. Enquanto nas laterais é aplicado o adesivo com a assinatura Yenko/SC.
O preço da customização da SVE para o Yenko/SC começa em US$ 85.995 (R$ 435.000 na conversão direta), isso sem incluir o custo do carro. O modelo especial será customizado apenas com carroceria cupê e somente 50 exemplares de cada versão serão comercializados, mas exclusivamente nas concessionárias Chevrolet nos Estados Unidos e Canadá.
RM