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FIAT ARGO DRIVE 1,0 MANUAL, NO USO

identicon por Gerson Borini
13/05/2023
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Em 2019 o AE solicitou um veículo à Fiat para minha primeira participação no Rali de Regularidade de Interlagos que era organizado pelo ex-piloto Jan Balder. O carro emprestado foi o Fiat Argo Drive 1,0 manual, a mesma versão avaliada nesta semana. O rali foi uma experiência diferente, onde comprovei a tese do Bob Sharp que mesmo um carro de motor pequeno e velocidade máxima reduzida pode trazer grande prazer a todo autoentusiasta.

Lanterna traseira com dois elementos mostra que o fabricante preza pela beleza, mais do que pela economia de material

Motor e câmbio

O motor Firefly tri cilindro de 999 cm3 tem cabeçote e bloco em alumínio, duas válvulas por cilindro e coletor de escape integrado ao cabeçote, e algumas modernidades para compensar a vibração natural de um motor de três cilindros. Os cilindros são deslocados em relação ao virabrequim e a polia e volante são desbalanceados para anular as vibrações. O comando de válvulas é acionado por corrente com variação de fase para admissão e escapamento. Entrega 72/77 cv a 6.000/6.250 rpm de potência máxima e torque máximo de 10,4/10,9 m·kgf a 3.250 rpm.

Motor Firefly 3 cilindros tem modernidade e soluções criativas de engenharia

O câmbio manual de cinco marchas tem escalonamento progressivo que à medida que crescem as marchas ficam uma mais perto uma da outra em termos de perda de giro após a troca. Com isso é possível aproveitar a elasticidade do motor nas primeiras marchas e utilizar a redução de 5ª para 4ª na estrada para manter velocidade em subidas mais íngremes.

A alavanca de câmbio tem bom posicionamento e discordo daqueles que reclamam do esforço ou precisão de engate dos câmbios da Fiat. O Bob já fez uma matéria para desmistificar isso, e engrosso o coro daqueles que aprovam o bom desempenho do sistema a cabo da marca.

Câmbio manual tem engates precisos e leves

Em uma avaliação geral é possível dizer que o Argo Drive com esse motor 1,0 de aspiração atmosférica é suficiente para o uso diário, tanto na cidade quanto na estrada, e a leveza de acionamento do pedal de embreagem não traz cansaço ao final do dia. O curso do pedal do acelerador mais longo em relação a outros veículos deixa a dirigibilidade mais suave, otimiza o consumo de combustível, mas traz um prejuízo ao desempenho para quem não gosta de pisar fundo no acelerador.

Faróis alongados pela lateral do para-lama é outro desta que faz a frente ter maior brilho

Dinâmica veicular

O comportamento dinâmico do veículo pode ser considerado satisfatório para um carro de entrada de um segmento repleto de concorrentes. E por ser um dos veículos mais baratos do Brasil, anunciado no site da marca a partir de R$ 79.790 em maio 2023, pode-se dizer que é ótima opção para quem não precisar transportar grandes volumes ou peso.

Silhueta com elevação da linha de cintura na traseira e defletor do teto para ajudar na aerodinâmica

Ao contornar as curvas da Estrada das Cabras em Campinas, SP, nota-se rolagem lateral da carroceria em nível aceitável, e a estabilidade é neutra com leve tendência a sair de frente, o que basta uma levantada de pé do acelerador para voltar ao rumo inicial. A direção com assistência elétrica tem calibração confortável para manobras e velocidades elevadas, e mesmo sendo uma configuração de entrada com instalação do motor de passo na arvore de direção, não se escutam ruídos elétricos de operação.

Comandos do computador de bordo e do sistema de som e telefonia no volante

O Fiat Argo utiliza o b+a=ba de suspensão com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. A calibração das molas helicoidais e amortecedores está perfeita para manter o balanço equilibrado de movimentação do eixo traseiro em relação ao dianteiro, trazendo aquela sensação de conforto que esses carros menores precisam apresentar. Caso contrário aparece reclamação de consumidor dizendo que o carro é duro.

Nos pisos mais rugosos e paralelepípedos nota-se maior aspereza de rodagem transmitida pelos pneus 185/60R15 Pirelli Cinturato P1.  É uma situação normal para carros dessa categoria onde as buchas da suspensão são incapazes de filtrar completamente a excitação de alta frequência da rodagem. Os pneus são montados em rodas de aço estampado com calota integral plástica, de desenho atraente a ponto de, num relance, parecerem ser de liga de alumínio. As calotas são fixadas pelos parafusos de roda, o que elimina possibilidade de perda. ou fácil furto.

Rodas em aço estampado ficam bem disfarçadas com a bonita calota plástica

O sistema de freios é eficiente no uso diário, e se no uso no autódromo de Interlagos não houve ocorrência de fading ou aumento do curso do pedal, não seria nesse uso civilizado que apareceria alguma intercorrência. A modulação do pedal tem boa progressividade e o esforço pode ser considerado leve comparado a outros veículos. E a facilidade de se fazer o punta-tacco é a que se espera num carro da alma italiana

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conforto

No interior encontra-se um painel com desenho moderno que aloca a central multimídia em posição elevada e frisos para separar os diversos compartimentos que compõem o painel. O sistema de ar-condicionado com comandos convencionais é eficiente e o ruído de ventilador, assim como de fluxo de ar não chegam a incomodar.

Painel de instrumentos é bem desenhado com estilo moderno

O quadro de instrumentos é composto pelo conta-giros na direita e velocímetro à esquerda, um arranjo sempre discutido entre autoentusiastas. Ao centro está o computador de bordo que é ladeado pelo marcador do nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. A visibilidade e leitura é facilitada pelo bom tamanho dos instrumentos e boa escolha das fontes dos caracteres.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Os bancos revestidos de tecido auxiliam na absorção de ruídos e contribuem para melhorar o nível de ruído interno. A densidade das espumas é um pouco maior, o que pode passar a impressão de serem duros, mas propiciam bom conforto e não causam fadiga corporal em viagens mais longas. A posição de dirigir também agrada a vários biotipos dados o longo curso de ajuste longitudinal do banco, e a visibilidade 360 graus é bem adequada.

Tradicional foto AE

Conclusão

A plataforma do Argo continua sendo a grande aposta da Fiat em sua linha de automóveis, tanto que Cronos, Pulse e Fastback utilizam a mesma arquitetura, apesar da engenharia da Fiat tentar vender que há uma evolução entre eles. Com ou sem evolução, a base é a mesma, e time que está ganhando nem sempre é bom mexer.

Os preços começam em R$ 83.190 e podem chegar a R$ 88.660 com todos os opcionais.

GB

(Atualizado em 14/5/23 às 1h12, inclusão da lista de conteúdo e preços)

 

FICHA TÉCNICA FIAT ARGO DRIVE MANUAL 2023
MOTOR
Designação Firelfly 1,0
Descrição Três cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote da alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, variador de fase, duas válvulas por cilindro, injeção no duo. flex
Cilindrada (cm³( 999
Diâmetro e curso (mm) 70 x 86,5
Taxa de compressão (:1) 13,2
Potência (cv/rpm, G/A) 71/75 / 6.0000
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 10/10.7/ 3.260
Densidade de potência (cv/L, G/A) 71,07/ 75,07
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) 10,01/ 10,71
Comprimento de biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,289
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo com câmbio manual de 5 marchas mais ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,273; 2ª 2,429; 3ª 1,520; 4ª 1,029; 5ª 0,795; ré 4,200
Relação de diferencial (:1) 4,600
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Ttaseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,3
FREIOS
Disposição Duplo circuito hidráulico em diagonal, servo-freio a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/257
Traseiros (Ø mm) Tambor/203
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 6Jx15
Pneus 185/60R15
Estepe 175/65R14 – temporário
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, hatchback, quatro portas, cinco lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 300
Tanque de combustível 47
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.005
Carga útil 400
Peso rebocável sem/ com freio 400/n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 3.998
Largura sem/com espelhos 1724/n.d.
Altura 1.503
Distância entre eixos 2.521
Bitola dianteira/traseira 1.465/1.500
Distância mínima do solo 154,7
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 15,1/14,4
Velocidade máxima (km/h, G/A) 157/ 162
 CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 14,1 / 9,8
Estrada (km/l, G/A) 15,8 / 11
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 5ª (km/h) 30,2
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.970
Rotação à vel máxima em 5ª (rpm) 5.360

 

CONTEÚDO DO FIAT ARGO DRIVE 1,0 MANUAL 2023
Acelerador elétrico sob comando eletrônico
Acionamento parcial da seta, sem armar, com cinco piscadas
Ajuste interno dos retrovisores externos
Alto-falantes dianteiros (2) e traseiros (2)
Antena de teto traseira
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Bolsa porta-revistas no dorso do encosto do banco dianteiro do passageiro
Bolsas infláveis frontais
Central multimídia Uconnect tátil de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, 2 entradas USB, segunda porta USB w reconhecimento de voz, rádio AM/FM
Chave-canivete com Fiat Code e telecomando para abertura de portas, vidros e porta-malas
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos
Cintos se segurança dianteiros retráteis de três pontos
Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, alcance, velocidade média e tempo de percurso
Defletor traseiro
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto de cabeça nos três lugares do banco traseiro
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Iluminação do  porta-malas e porta-luvas
Indicador de portas abertas ou mal fechadas
Limpador e lavador do para-brisa e do vidro traseiro
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo
Luz de leitura dianteira
Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
Monitoramento da pressão dos pneus
Partida a frio sem injeção de gasolina no coletor de admissão
Quadro de instrumentos de 3,5″TFT multifuncional personalizável  com relógio digital, calendário e informações do veículo
Rodas de aço estampado 6J x 15 com pneus 185/60R15 “verdes” de baixo atrito de rolamento e calotas integrais
Sinalização de frenagens de emergência
Terceira luz de freio
Tomada 12-V
Travas elétricas nas portas e porta-malas, travamento automático ao atingir 20 km/h da portinhola do tanque de combustível,
Verificação do quadro de instrumentos (ponteiros se movem num gesto de boas-vindas)
Vidros elétricos dianteiros um-toque descida e subida
Volante com regulagem de altura
Volantes com comandos de áudio e telefone
KITS OPCIONAIS
Drive Top: ar-condicionado digital, acesso sem chave, partida por botão, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, vidros traseiros elétricos um-toque, retrovisores elétricos com repetidoras de setas e função de abaixar orientação ao engatar ré – R$ 2.990,00
Pack safety: controle de estabilidade, controle de tração e atuação automática do freio de estacionamento nas subidas – R$ 490,00
CORES; preto Volcano (sólida), branco Banchisa (sólida, R$ 990,00), vermelho Montecarlo (sólida, R$ 990,00, prata Bari (metálica, R4 1.990,00, cinza Silverstone (metálica, R$ 1.990,00)






Tags: ArgoFiat Argo DriveGBGerson Borini
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