As versões Mini John Cooper Works sempre destacaram a típica agilidade deste modelo compacto, maximizando a sensação de se estar pilotando um kart. Para ressaltar esta característica, a marca está lançando a série especial Mini John Cooper Works 1to6 Edition, limitada a 999 unidades, e que acentua a esportividade com base no câmbio manual.
A denominação 1to6 (1 para 6) é referência a caixa manual de 6 marchas, com curso curto e que possibilita mudanças rápidas enfatizando a resposta dinâmica da mecânica, que se reflete na dirigibilidade com a empolgante experiência de direção não filtrada e autêntica, que só é possível com um câmbio manual como o do 1to6 Edition.
Esta Edição limitada incorpora detalhes de design exclusivos como a grade do radiador redimensionada e que incorpora tomadas de ar específicas para o controle da temperatura do motor e também dos discos de freio dianteiros. Do capô do motor ao defletor no teto, com desenho especial, e o difusor traseiro, com saída de escapamento dupla e central, a preocupação foi aprimorar a aerodinâmica e reforçar a força vertical descendente.
A carroçaria pintada exclusivamente na cor preta Midnight, contrasta com a faixa centralizada, de tom cinza, que ressalta em detalhe o diagrama de engate das marchas. Esta faixa vai do capô até a tampa do porta-malas. Outros detalhes como na grade, defletor, difusor, saias laterais e molduras dos para-lamas são em preto fosco. Aros de roda de 18 polegadas em Jet Black contrastam com as pinças de freio em vermelho.
O logotipo da edição em prata, branco e vermelho marca a edição limitada no exterior com emblemas correspondentes na coluna traseira e na traseira do veículo e também está embutido nas laterais. As soleiras das portas com logotipo 1to6 destacam esta edição especial, que também tem o logotipo em relevo 3D no painel, enquanto a inscrição na cor preta “One of 999” à esquerda do volante refere-se à edição estritamente limitada.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Na cabine a decoração define ambiente totalmente em preto Piano. O instrumento central típico do MINI retoma o design com a moldura vermelha brilhante, junto com a iluminação ambiente vermelha. Volante esportivo em couro napa, alavanca de câmbio nas cores do logotipo da edição com um gráfico de fundo vermelho e costura em couro vermelho. A sapatas dos pedais são de aço inoxidável.
O motor é 4-cilindros de 2 litros turbocarregado, com potência de 231 cv que leva o Mini John Cooper Works 1to6 Edition a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e a alcançar máxima em torno de 250 km/h. Tudo isto, com a sensação única de precisão no comando e controle total do carro. Mas como define a própria marca na divulgação: “Todas as coisas boas um dia chegam ao fim”, o Mini John Cooper Works 1to6 Edition será a última versão do modelo com câmbio manual.
E para marcar o evento, o modelo foi inscrito na corrida de longa duração 24 Horas de Nürburgring, realizada no último fim de semana (19/20 de maio) pelo Bulldog Racing Team e chegou em segundo lugar na sua classe disputando contra modelos como o Hyundai I30N; VW Scirocco R TSI; BMW 128ti e Opel Astra GTC.
A marca informou que esta versão especial vai estar à venda a partir de setembro de 2023 para os mercados na Europa, EUA, Canadá e México, com preços a partir ao equivalente a R$ 250 mil, lá fora. Mas não existe previsão ainda desta versão ser comercializada no Brasil.
RM