A BYD — Build Your Dreams. Construa Seus Sonhos— orgulha-se de ser o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e há nove anos lidera o mercado de elétricos na China. No Brasi, iniciou suas vendas pelo topo de gama com os elétricos Tan EV e Han EV, posteriormente apresentou o Yuan Plus EV, um suve elétrico que se mostrou bem honesto no compromisso entre preço x desempenho. Agora chega ao seu quarto modelo 100% elétrico com o novo Dolphin EV. Foge também da sequência de nomes de carros associados às dinastias chinesas e lança a linha “Ocean” inspirada em animais marinhos e ondas. Além dos elétricos a BYD já tem a venda o Song Plus DM-i com motorização híbrida plugável e bom alcance nas baterias.
Antes mesmo do lançamento já se especulava o preço que este novo veículo deveria chegar e o anúncio de R$ 149.800 surpreendeu positivamente, pois passa a ser o EV mais barato do Brasil, estando disponível nas cores cinza, Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados para o sistema elétrico e chassi. A bateria Blade® contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros. Nesse valor ainda está incluído o o fornecimento do carregador residencial.
Tecnologia elétrica
O Dolphin EV utiliza a arquitetura e-Platform 3.0 da BYD desenvolvida para veículos puramente elétricos que é responsável por integrar as baterias ao chassi do veículo — a bateria é estrutural. Com isso melhora a segurança aumentando a rigidez do monobloco, além de trazer benefícios na dinâmica como um todo.
A bateria do tipo laminar de 44,9 kW·h permite alcance de 291 km já com o redutor de 30% estabelecido pelo Inmetro no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o carregamento pode ser feito em carregador de corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) de até 60 kW. O tempo de carregamento em DC é de aproximadamente 45 minutos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O motor elétrico entrega 95 cv de potência máxima e torque instantâneo de 18,4 m·kgf para as rodas dianteiras. O fabricante declara velocidade máxima de 150 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,9 segundos. O veículo foi homologado no Brasil com a eficiência energética de 0,42 MJ/km, posicionando-se entre os mais eficientes do nosso mercado. Com esse resultado de consumo o custo por quilometro rodado é da ordem de 15 centavos.
Espaço interno
Com 2.700 mm de entre eixos e assoalho plano, os engenheiros da BYD conseguiram um bom aproveitamento do espaço interno na dianteira e principalmente traseira. Porém o porta-malas ficou comprometido com apenas 250 litros de capacidade. A capacidade de carga de 410 kg é satisfatória para um veículo que será classificado como compacto.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O revestimento dos bancos e todo desenho do interior traz uma integração entre os painéis e cores claras com detalhes vibrantes. A BYD também não economizou nas formas do interior, e assim como já tínhamos visto no Yuan Plus, o novo Dolphin tem uma harmonia no desenho interior que irá agradar alguns e incomodar outros. Dá até para dizer que foi mesmo inspirado em um golfinho.
O quadro de instrumento em tela digital tem tamanho reduzido, similar ao que já foi visto em outros veículos da marca, enquanto a central multimídia, montada ao centro do painel e com possibilidade de rotacionar, tem tamanho exagerado para o tamanho do carro. Os detalhes de acabamento não são tão refinados como em outros veículos da marca, mas pelo preço que está sendo oferecido, está bem aceitável.
Exterior impactante
As linhas exteriores são bem pronunciadas com vincos fortes nas laterais, lanterna traseira embutida e um desenho de luzes bem atraente. Na dianteira a imitação de grade na parte superior entre os faróis trouxe mais harmonia ao desenho e os frisos e molduras pintados em vermelho circundando a carroceria proporcionam o efeito joia.
O brilho fica para a face semi-diamantada das rodas de liga alumínio de 16” com desenho em 5 pontas, lembrando uma Estrela do Mar. Os pneus 195/65R16 preenchem bem a cavidade dos para-lamas que são circundados com moldura plástica.
A tomada de carregamento do Tipo2 e CCS fica localizada no para-lama dianteiro direito e a coluna C é alargada com revestimento que lembra a escamas de peixe. O comprimento total é de 4.125 mm, altura 1.570 mm e largura de 1.770 mm e o coeficiente de arrasto aerodinâmico Cx = 0,30.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade
O pareamento de celular é feito pelo Android Auto ou Apple CarPlay através de cabo USB e o aplicativo BYD permite interagir com o veículo para abertura e travamento de portas, programar ar-condicionado, e verificar nível da bateria. Para alegria de alguns é possível jogar videogame com o carro parado ou ensaiar algumas músicas no Karaokê.
O sistema operacional conta com comando de voz, bastando dizer: Hi BYD, seguido do comando, e ele executa as tarefas. E chama atenção a tecnologia de cartão de aproximação, permitindo abrir o veículo com um cartão NFC junto ao retrovisor externo do lado esquerdo.
Conclusão
O Dolphin EV é um carro para levar com facilidade uma família com filhos adolescentes, mesmo que estes já estejam com mais de 1,70 m de altura. Além do bom espaço interno, a sensação de espaço também é favorável, dada a leveza das cores do revestimento. A suspensão não traz aquela sensação de fun to drive (divertido de dirigir) que se espera nos veículos hatch, mas por outro lado, a aceleração com torque instantâneo sempre empolga, mesmo nos mais mansos como este.
A BYD já conta com uma boa rede de concessionários nos principais centros e vem crescendo seu volume de vendas em todos os segmentos que atua. O novo Dolphin EV é mais um produto para alegrar suas lojas, principalmente pelas cores, onde o tradicional branco, preto e prata foi deixado de lado. E pelo preço apresentado neste lançamento, certamente atrairá muitos curiosos e compradores convictos para suas lojas. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA BYD DOLPHIN EV | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assincrono transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 95/n.d. |
Torque máximo (m·kgf/–) | 18,4 |
TRANSMISSÃO | |
Redutor | Par cilíndrico helicoidal, tração dianteira |
Relação do redutor (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor de passo, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistência a vácuo por bomba de vácuo, complementado por efeito regenerativo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6J x 16 |
Pneus | 195/60R16 |
Estepe | Kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.405 |
Carga máxima | 410 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d./n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,30 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,22 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,66. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.125 |
Largura sem/com espelhos | 1.770/n.d. |
Altura | 1.570 |
Distância entre eixos | 2.700 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo | 120 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 250 |
Bateria (kW.h) | 44,9, ions de lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 6,6 (AC) / 60 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Cinco anos ou 200 mil km Bateria – 8 anos com limite de 200 mil km |
CONTEÚDO DE SÉRIE BYD DOLPHIN EV |
Ar-condicionado automático e digital |
Antena de teto do tipo tubarão |
Assistente de partida em aclives |
Atualizações over the air (OTA) |
Aviso de cintos desatados |
Banco do motorista com ajuste manual em três direções |
Banco traseiro com ajuste de reclinação |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Bolsas infláveis (2 dianteiras, 2 laterais, 2 de cortina) |
Câmera de ré |
Chave presencial |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis em LED com função luz de acompanhamento |
Freio de estacionamento eletromecânico |
GPS integrado |
Iluminação no porta-malas |
Internet 4G |
Janela do motorista com abertura/fechamento de um toque |
Karaokê de bordo |
Limitador de velocidade com comando no volante |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Maçanetas na cor da carroceria |
Modos de condução ECO e Sport |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Porta USB sob o console central do painel |
Portas USB – 2 dianteira (A e C) e uma traseira (A) |
Reconhecimento de voz |
Retrovisor interno prismático |
Rodas de liga de alumínio de 16″ |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de regeneração de energia elétrica ao levantar o pé do acelerador |
Sistema de som com 6 alto-falantes |
Sistema multimídia de tela 12,8″, tátil e rotacional |
Volante multifunção para comando multimídia e controle de cruzeiro |