• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

CANADÁ TERÁ PADDOCK AGITADO

F-1 CHEGA A MONTREAL EM MEIO A RUMORES SOBRE PILOTOS, MOTORES E EQUIPES

identicon por Wagner Gonzalez
13/06/2023
em Colunas, Conversa de Pista, WG
Foto: Red Bull

Foto: Red Bull







Em meio a rumores envolvendo o futuro de pilotos e suprimento de motores para as próximas temporadas o calendário do Campeonato Mundial de F-1 prossegue neste fim de semana com a disputa do GP do Canadá (foto de abertura)

O evento será disputado no já clássico traçado situado na Ilha de Nossa Senhora, vizinha à cidade de Montreal, e famoso por resultados e acidentes que beiram o bizarro. Tal combinação pode ser a maior ameaça ao domínio que Max Verstappen e a equipe Red Bull consolidaram nas últimas oito etapas já disputadas em este ano. Nem mesmo o outrora imbatível Toto Wolf, responsável pela acachapante conquista de oito títulos consecutivos de construtores e sete de pilotos iniciada nos anos 2010, vê chances de repetir a boa atuação de Lewis Hamilton e George Russell em Barcelona, respectivamente segundo e terceiro colocados na corrida vencida por… Verstappen.

Nos últimos dias a McLaren dominou manchetes na imprensa especializada ao anunciar a contratação de Rob Marshall, atualmente na Red Bull, para compor a alta cúpula do departamento técnico de Woking, sede do grupo. Marshall começará sua colaboração com a equipe em 2024, imposição das regras de mercado respeitada pela F-1, prática que tem gerado negociações paralelas em casos semelhantes. Até o momento a Ferrari não liberou Laurent Mekies para assumir a direção da AlphaTauri no ano que vem. Ao final deste ano o austríaco Franz Tost deixa o cargo e assume a condição de aposentado.

Stella admitiu contato com a Red Bull (Foto: McLaren)

Além de recursos humanos, a McLaren também movimentou o mercado de motores: após um conturbado renascimento de sua associação com a Honda, a equipe passou à condição de cliente da Mercedes. Recentemente a escuderia negociou com a Red Bull a possibilidade de usar os motores que o time dos energéticos vai fabricar para a temporada de 2026. Andrea Stella, o diretor técnico da equipe fundada por Bruce McLaren, confirmou a tratativa e foi mais adiante:

“Conversamos com a Red Bull porque estamos sempre avaliando as opções de mercado, mas hoje posso dizer que estamos próximos de renovar nosso acordo com a Mercedes.”

Wolff: otimismo sobre a permanência de Hamilton na equipe (Foto: Mercedes)

O time alemão a preocupação maior é a renovação de contrato de Lewis Hamilton. De acordo com Toto Wolff, o assunto vai ser resolvido em “questão de dias, não de semanas”. O inglês viu seu nome ligado à uma possível transferência milionária para a Ferrari, algo que não surpreendeu por se tratar da Scuderia em período de crise. Por outro lado, Wolff foi taxativo ao comentar sobre a possibilidade de repetir o bom resultado de Barcelona:

“Barcelona é um circuito propício ao nosso carro, ao contrário de Montreal, que tem longas retas e muitas curvas de baixa velocidade.”

Curvas 13 e 14, ao final da reta da raia olímpica, cobram alto preço por erro do piloto ((Arte: Mercedes)

Vale lembrar que a última curva do circuito de 4.316 metros é conhecida como “S do muro”. Situada ao final da longa reta paralela à raia olímpica do parque local, é um ponto onde regularmente pilotos cometem erros que levam a bater contra o muro na entrada da reta de chegada. A história da corrida tem momentos hilários além de acidentes nesse local. Em 1991 Nélson Piquet venceu quando Nigel Mansell desligou acidentalmente o motor do seu carro a algumas centenas de metros da chegada quando era líder da prova. Em 2008 Lewis Hamilton não notou a interdição da saída de box após um pit stop na volta 19 e bateu na traseira do carro de Kimi Räikkönen. Nesse GP o polonês Robert Kubica conseguiu sua única vitória na categoria, tal qual Jean Alesi, vencedor da prova em 1995. Sem combustível após a bandeirada, Alesi voltou aos boxes de carona no Benetton de Michael Schumacher…

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Siga-nos no Instagram







Tags: AlesiCampeonato MundialF-1mclarenMontrealRed BullStellaWolf
Próximo
Audi R8 venceu 5 vezes, 2000. 2001. 2003. 2004 e 2005 (Foto: Pinterest)

LE MANS 100 ANOS: OS OUTROS VENCEDORES

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17