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Para aqueles que pensam que algo que é bom não é possível melhorar, grande engano. A Ford acabou de apresentar no Brasil a nova geração da sua picape Ranger, já como linha 2024, que, de boa, passou para excelente, em um projeto totalmente novo. Desde o chassi e seus componentes mecânicos (direção, freios — agora com discos ventilados nas quatro rodas —e suspensões), até o design da nova carroceria e caçamba, agora inspiradas nas linhas vencedoras da F-150, a picape mais vendida em todo o mundo.
Um trabalho de design e engenharia, que certamente vai deixar a concorrência de cabelos em pé: além da reformulação de toda a picape, trazendo esse universo o que há de mais moderno e inovador, a Nova Ford Ranger custa, agora, menos que todas as suas rivais diretas na versão topo de linha Limited: R$ 319.990. Por enquanto, de início, as vendas também são formadas pela XLT, de R$ 289.990.
Já imaginaram, agora, um veículo maior, mais moderno, e com preço inferior ao de suas concorrentes? Pois essa é a proposta da marca do Oval Azul com a nova geração da Ranger, produzida na agora moderna fábrica de General Pacheco, na Argentina, e que será oferecida no Brasil em quatro versões: XL, XLS, XLT e Limited. As duas últimas, mais completas, refinadas e valorizadas, já tiveram suas vendas iniciadas.
O estilo da nova picape remete ao sucesso inegável da F-150 atual, picape mais vendida do mundo: linhas robustas e imponentes, com perfil lateral elevado (como cabe em uma caminhonete de sucesso), estilo moderno e valorização dos conjuntos óptico dianteiro e traseiro. Os faróis, em LED na maioria da linha, tem formato de “C” e dimensões generosas, assim como as lanternas traseiras, também em LED na versão Limited. As laterais exibem rodas inéditas, de aço ou liga de alumínio, com aro 17, 18 ou 20, dependendo da configuração.
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A cabine segue o nível de revolução e modernidade do restante do projeto, com tecnologias dignas de sedãs de luxo, espaço interno aperfeiçoado e novos patamares de conforto e segurança. O motorista tem acesso fácil a todas as informações do carro através dos novos painéis de instrumentos totalmente digitais, de 8” ou 12,4”, enquanto, na multimídia vertical, que pode ser de 10” ou 12”, há todos os tipos de conexão sem fio com smartphones IOS ou Android, além de carregador de bateria de celular por indução.
Como inovações, a Nova Ranger 2024 abusa da tecnologia com recursos inéditos no segmento: o seletor da alavanca do câmbio automático é totalmente eletrônico, no estilo joystick e com botões físicos para trocas manuais de marchas,; enquanto o freio de estacionamento eletromecânico aumenta o espaço interno com a eliminação da alavanca, permitindo mais praticidade na cabine. De série, este freio, conta com a função ativação automática nas paradas e ladeiras (Auto Hold), que tem capacidade de manter o veículo imobilizado sem que o motorista precise ficar freando-o. Entre os luxos, o ar-condicionado automático digital é de duas zonas, e os bancos em couro tem ajustes elétricos para o motorista.
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O pacote tecnológico que pode estar na Ford Ranger vai além: do controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função anda-e-para, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de permanência e centralização em faixa de rodagem, monitor de ponto cego com calibração também para reboques, alerta de tráfego transversal em marcha a ré com possibilidade de frenagem automática, assistente de manobras evasivas, assistente inteligente para prevenção de colisão em cruzamentos, além do sistema de câmeras 360º e leitor inteligente de placas de sinalização de trânsito.
Para quem curte e precisa de picape no seu dia a dia, sabe que ela tem que ser, antes de mais nada, Raça Forte. Para isso, é preciso um chassi robusto e, ao mesmo tempo, leve, que só a alta tecnologia é capaz de oferecer, incluindo a da Ford. Como esse novo aparato tecnológico, a rigidez torcional da Ranger 2024 está 30% maior, tornando a dirigibilidade e a estabilidade do veículo superiores aos da geração anterior.
Um chassi forte resulta, ainda, em uma picape resistente a todas as intempéries e desníveis de quaisquer pisos, dando também mais resistência nos casos de impacto. Falando nisso, para a proteção completa dos ocupantes, a Nova Ranger 2024 passa a contar com sete bolsas infláveis de série. Além disso, essa superestrutura de chassi suporta uma mecânica surpreendente: nas versões topo de linha, o moderníssimo motor V-6 de 3 litros, turbodiesel com interresfriador e tecnologia Common Rail, que produz saudáveis 250 cv de potência máxima com um torque máximo de nada menos que 61,4 m·kgf.
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Essa é a maior força, ou torque, dentre todas as picapes turbodiesel médias vendidas no Brasil, e só esse fato já garante arrancadas e retomadas de velocidade excelentes para um veículo desse porte. Toda essa força permite ainda que a Ranger 2024 consiga ter uma das maiores capacidades de reboque do segmento: 3.100 kg, 25% superior ao da linha anterior. Ou seja, a nova picape da Ford consegue, sem esforço e ao mesmo tempo, puxar três unidades de um carro hatch subcompacto. Realmente brutal.
Para lidar com toda a potência e torque dessa verdadeira usina de força, de projeto moderno e americano, as Ford Ranger V-6 trazem no conjunto, ainda, um moderno e versátil câmbio automático de 10 marchas, mesma já encontrada no esportivo Mustang e também na F-150 V-8, com grande sucesso.
Através dela, a poderosa força do V-6 turbodiesel é distribuída automaticamente para as quatro rodas através de um moderno sistema de tração integral: durante o uso, a maior parte da tração se concentra no eixo traseiro, mas, automaticamente, o torque pode ser transferido para as rodas dianteiras. Tudo de forma eletrônica e rápida. A Nova Ford Ranger 2024 é a única do segmento a oferecer tal tipo de tecnologia, assim como é dela o título de caminhonete turbodiesel média com mais marchas no câmbio automático. Modernidades para desbancar a concorrência!
Para as versões XL e XLS, que serão disponibilizadas para venda em breve, o motor será igualmente de ponta: 2,0 EcoBlue, de quatro cilindros e 16 válvulas, turbodiesel, fundido totalmente em alumínio, que já move com competência, confiabilidade e robustez a linha Transit. Na Ranger 2024, ele desenvolve saudáveis 170 cv de potência e 41,3 m·kgf de torque máximo, administrados por câmbios manual ou automático de seis marchas, e com tração 4×2 ou 4×4 com reduzida, dependendo da configuração.
Um dos inúmeros pontos de destaque da nova geração da picape Ford Raça Forte, está, sem sombra de dúvida, no seu porte avantajado com relação as atuais rivais de mercado, afinal são 60 mm extras na altura e largura, além do entre-eixos aumentado em 50 mm se comparada com o da geração anterior. A Nova Ranger passa a imagem de um veículo robusto e maior, impondo mais respeito por onde quer que passe. O volume de sua caçamba, 1.250 litros, com a capacidade de carga de até 1.071 kg fazem da picape uma ferramenta de trabalho útil em qualquer situação: sítios, fazendas, empresas, famílias, cidades e estradas.
Depois desse estrondoso sucesso de lançamento e início de vendas da Nova Ford Ranger 2024, onde, em menos de 24 horas, foram comercializadas mais de 2 mil unidades no Brasil e Argentina (somente das versões XLT e Limited, vale lembrar), não há dúvida de que o maior porte, as maiores dimensões e capacidades, a mecânica mais moderna do mercado, motorização de ponta e preços imbatíveis fazem da Nova Ranger um lançamento para abalar o mercado brasileiro de picapes!
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.