Este quarto encontro ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio de 2023 no Real Mosteiro de Santa Maria de Poblet, que é um mosteiro cisterciense fundado em 1151, localizado no município de Vimbodí, na província de Tarragona, Catalunha, Espanha.
Aqui na coluna “Falando de Fuscas & Afins” já falei sobre outros eventos de VW Veteranos (fabricados até 1957, último ano de janela traseira oval) e Antigos (acima de 1957), como os eventos de Bad Camberg e de Hessisch Oldendorf, mas desta vez estou abrindo outra fronteira de VW Veteranos que é bastante restrita.
Foi meu amigo Claus-Thomas Bues, alemão, autor do excelente livro “Volkswagen SP2”, do qual tive a honra de escrever o prefácio da edição em português, que me falou sobre este evento. Ele tinha recebido algumas fotos enviadas por um membro espanhol do grupo de WhatsApp “VW SP2 Europa”, Ignasi Alenya.
Estes “Encontros VW Estritamente Vintage” são realizados a cada dois anos na Espanha, em localidades variadas do nordeste do país na província de Tarragona. Eles são organizados por Rubén Bastida e Pau Casas. Eles seguem regras muito rígidas para a participação dos carros. São permitidos:
1) VW Fuscas tanto de janela traseira dividida, quanto oval até o ano 1957
2) VW Kombi até 1959
3) VW Karmann Ghia até 1959 (conhecidos como “Low Light”)
4) Carrocerias especiais com mecânica Vintage (como os Rometsch)
Acho que todos os tipos de carro aceitos no evento são conhecidos, mas pode ser que o Karmann Ghia “Low Light” seja menos conhecido.
O Karmann Ghia “Low Light” é o de primeira geração, fabricado entre 1955 e 1959. Esta série é mais facilmente identificada por suas entradas de ar de cabine, na frente, menores, lanternas traseiras pequenas e para-lamas dianteiros mais arredondados que deixam os faróis mais próximos do solo. Em 1960, os designers introduziram para-choques maiores, elevaram os faróis e acrescentaram grades de entrada cromadas mais definidas. Isso resultou no Karmann Ghia que a maioria das pessoas conhece hoje. Já os “Low Light” são muito raros e pouco conhecidos.
Na edição de 2023 deste evento participaram os seguintes carros:
VW Fusca de janela traseira dividida (8)
VW Fusca de janela traseira traseira oval (20)
VW Karmann Ghia “Low Light” (3)
VW Cabriolé da geração dos ovais (3)
VW Kombi (sendo um Barndoor) (2)
VW Hebmüller (1)
A foto de abertura é uma fotocomposição que fiz com as fotos enviadas por Ignasi Alenya para Claus-Thomas. Na fotocomposição está boa parte dos carros que participaram do evento.
Além dos carros da Espanha costumam comparecer carros de Portugal e da Suíça, lembrando que nestes eventos na Espanha os convites para participação são feitos pela dupla Rubén Bastida e Pau Casas, que certamente são assediados pelos pretendentes a participar destes eventos, pois na Europa há muitos outros carros que se encaixam nas regras de seleção de veículos participantes. O ambiente destes eventos é bastante familiar e a ideia do Rubén é mantê-los assim, de maneira que o número de participantes não seja excessivo.
Neste vídeo (01:30) podem ser vistos os VW Fuscas que participaram do evento de 2023:
Na noite da sexta-feira foi realizado o jantar de confraternização. No dia seguinte houve atividades em Poblet e região, incluindo um passeio turístico pelo Priorado. O Priorado é uma região vinícola da moda, com vinhos quentes sempre cultivados em terraços, como é o caso do vinho do Porto português. A estrada é toda cheia de curvas e a região do Priorado fica a cerca de 70 quilômetros de Poblet.
No domingo pela manhã foi feito um passeio a Vallbona de les Monges localizada a cerca de 25 quilômetros de Poblet. Em Valbona de los Monges está o mais importante mosteiro da Catalunha que é o Monastério de Santa Maria de Valbona:
Depois do almoço de domingo chegou a hora da despedida. O detalhamento das atividades nos três dias do encontro pode ser visto no programa (em espanhol) que recebi do Ignasi Alenya:
Achei interessante o aviso, logo no início do programa, para que os carros cheguem ao Mosteiro de Poblet com os tanques cheios, já que no dia seguinte havia atividades com os carros desde cedo e não daria para esperar que alguém fosse a um posto para reabastecer. A nota sobre responsabilidades, no fim do programa, me lembrou de quando eu organizava eventos pelo Fusca Clube do Brasil. Outro aspecto é o rigor nos horários de saída dos comboios: “não esperamos por ninguém” — um rigor necessário para que o programa repleto de atividades pudesse ser cumprido por todos.
O passeio até Valbona de los Monges foi um dos pontos altos do evento, os carros em comboio percorreram uma linda estrada. As fotos deste passeio são de Abarca Garcia Cristóbal.
Todos os dias foram ensolarados, o que deu um excelente clima para o evento.
Para concluir mais um vídeo (02:39) do encontro, mais completo e editado, mostrando várias partes das atividades que também foi enviado por Ignasi Alenya:
Este foi mais um evento realizado em uma região muito bonita e histórica da Catalunha, com carros também históricos e uma organização que agradou aos participantes pelas paradas para refeições com uma boa gastronomia. Foram feitas visitas guiadas aos mosteiros dando um cunho cultural ao encontro. Sem dúvida, a participação nestes Encontros VW Estritamente Vintage deve ser muito disputada e esta quarta edição foi, seguramente, outro sucesso.
AG
(Depois da coluna ter sido publicada chegou-me informação de que não haverá o Encontro na Suíça e nenhum outro mais fora da Espanha. Dessa forma, o texto foi alterado diante do novo cenário. Alteração feita em 6 de maio de 2023 às 16:35 horas)
Meus agradecimentos a Claus-Thomas Bues e Ignasi Alenya. Parabéns a Rubén Bastida e Pau Casas pela organização e realização bem-sucedida do evento.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.