Com um acervo formado por milhares de itens que Hans-Peter Porsche colecionou durante toda a vida, o Museu Traumwerk (Fábrica dos Sonhos), inaugurado em 2015, é definitivamente mais um destino obrigatório na Alemanha.
Brinquedos de lata, uma enorme ferrovia perfeitamente funcional com trenzinhos de brinquedo, carros esportivos e muito mais. Uma paixão curtida ao longo da vida por Hans-Peter Porsche. Seu sonho: não é apenas manter este patrimônio guardado, mas transmiti-lo — tornar sua coleção particular disponível para todos que compartilham seu entusiasmo. Em Anger, Berchtesgaden, Alemanha seu desejo foi cumprido. O museu é um destino perfeito para uma visita inesquecível. A maioria dos automóveis de brinquedo é ligada à Porsche e à Volkswagen, o que torna este museu mais interessante ainda para os seguidores desta coluna.
Hans-Peter Porsche escolheu uma das regiões mais lindas da Alemanha para construir o seu museu, que é a região de Berchtesgaden, que fica no sul do país próximo à Áustria. Anger é um vilarejo idílico, como podemos ver na foto abaixo:
Este museu possui a maior coleção particular de brinquedos de lata da Europa acessível ao público: a exposição de Hans-Peter Porsche inclui cerca de 2.100 itens desde o ano 1860. Muitos deles são raridades, todos totalmente funcionais. O museu ocupa uma área de 2.500 metros quadrados, com 142 vitrines, e tem uma forma de um oito, conforme se pode ver na foto abaixo:
Na área à direita da foto acima se vê o traçado de uma miniestrada de ferro onde circulam locomotivas em escala que tracionam pequenos vagões onde os visitantes podem dar um passeio. Aos domingos circula uma minilocomotiva a vapor e nos dias de semana uma minilocomotiva elétrica alimentada por baterias assume a tarefa de alegrar os visitantes.
Mas não podemos confundir esta miniferrovia com a enorme ferrovia com modelos em escala HO (escala de ferromodelismo 1:87) que se encontra dentro do museu e que é controlada por um complexo sistema computadorizado. Ela possui áreas temáticas representando a Alemanha e a Áustria, e no cenário de fundo são simulados dia e noite. No ciclo noturno o ambiente é escurecido e se acendem todas as luzes num espetáculo incrível.
Até agora eu só disse que Hans-Peter é neto de Ferdinand Porsche, mas para saber mais detalhes vamos ver a árvore genealógica da descendência do casal Ferdinand Porsche e sua esposa Aloisia Johanna Kaes:
Portanto, Hans-Peter é o terceiro filho de Ferdinand (“Ferry”) Anton Ernst Porsche e de Dorothea Reitz.
Uma volta pelo Traumwerk Museum
Além de inúmeros brinquedos de lata históricos, Hans-Peter Porsche também exibe veículos de sua coleção particular. Na foto abaixo você pode ver um Porsche 356 em companhia de um VW Fusca
No centro da foto acima, ao fundo, está um protótipo em escala de um Tipo 64 KdF Rekordwagen (carro de recordes), e atrás dele a estrutura de madeira usada para rebater chapas de alumínio para conformar a carroceria deste protótipo do carro que seria usado para uma corrida entre Berlim e Roma, mas que acabou não sendo realizada devido à II Guerra Mundial.
Uma homenagem ao VW Fusca. Esta vitrine contém Besouros em miniatura do afamado fabricante de brinquedos Märklin nas cores mais brilhantes e em diferentes escalas.
Cartazes publicitários históricos e livros também fazem parte da exposição no Traumwerk, ao lado de uma infinidade de memorabilia. Um jogo de tabuleiro representando a fábrica da VW em Wolfsburg pode ser visto no canto inferior direito da imagem.
Brinquedos do passado
A tímida produção do carro KdF começou na ainda Fallersleben (depois Wolsfburg) em 1941, já em plena guerra,, com a fábrica tendo sido encampada pela Luftwaffe (Força Aérea). O carro — um projeto dos nacional-socialistas — deveria ser acessível a todos. Aqui, sobre a embalagem com a inscrição “Der KdF Wagen” (O carro KdF) está um modelo do precursor do VW Käfer. A plaquinha abaixo desta embalagem diz: “KdF Wagen (da firma) Prämeta de Colônia, acionado por mecanismo de relógio e com rodas dianteiras esterçáveis:
Chamo a sua atenção para o brinquedo de KdF de cor cinza, pois é de estanho, que está à frente da plaquinha, na foto acima. Ocorre que eu tenho um destes KdF’s que ganhei há muitos anos de um colega de trabalho da cidade de Erlangen, na Alemanha, Werner Hacker, que brincou com ele quando criança! Na foto acima ele aparece de frente, e eu tirei uma foto do meu visto de trás para ressaltar as duas janelinhas traseiras:
Outro clássico automobilístico da mostra é o Porsche 356 cabriolé preto. Este veículo também vem da coleção pessoal de Hans-Peter Porsche.
Completamente integrado em seu meio ambiente, em seu museu que ele visita frequentemente. Hans-Peter-Porsche em frente à ferrovia em escala HO de 400 metros quadrados no Traumwerk. Além dos inúmeros modelos de locomotivas e de composições ferroviárias, os visitantes também podem vivenciar as mudanças de dia para note, que são realizadas com projeções nas paredes que ficam atrás desta paisagem ferroviária.
Além de vários automóveis, outros brinquedos e modelos de lata também estão em exibição. Aqui, por exemplo, um prédio de estação ferroviária de grandes dimensões.
A primeira impressão é enganosa. O que à primeira vista parece ser um VW 1300 em tamanho real é, na verdade, um modelo de fábrica na escala de 1:4.
Voltando aos brinquedos de lata, uma vitrine com Porsches. Em primeiro plano está um Porsche 356 modelo do fabricante Gescha. Sua característica especial: este modelo de carro está conectado a um controle remoto com o qual o carro pode andar para frente e para trás, por exemplo. Ao pressionar um botão, a cabeça de um cachorro aparece pela janela lateral traseira.
Nem tudo no museu é feito de chapa metálica. Aqui está um modelo raro de um carro de corrida da Porsche feito de cerâmica verde.
Outra raridade é este minibar rolante. Em vez de ocupantes, há quatro copos de shot no banco traseiro deste Fusca. A garrafa de bebida então encontra espaço no banco do motorista.
Na área de entrada do Traumwerk os visitantes são recebidos por um carro de corrida em tamanho real. Qualquer pessoa que queira levar um Porsche para casa, mas não tiver os recursos para comprar um real, encontrará vários modelos em miniatura para a prateleira de sua casa na loja do museu.
Alguns exemplos especiais de brinquedos de VW Fuscas de lata da exposição “Käfer Kult”
Esta exposição temporária ocorreu entre janeiro e outubro de 2022. Ela recebia os visitantes com o pórtico abaixo:
Abaixo algumas fotos deste evento que combinou brinquedos de lata, brinquedos de plástico, carros reais, montagens com manequins e muitas outras coisas (Fotos: Hans-Peter Porsche Traumwerk):
Na foto de abertura vemos um exemplo da seleção de exemplos especiais, trata-se de um conjunto de itens de lata montando um posto de gasolina de bandeira Aral.
Seguem mais alguns exemplos especiais de VW Fuscas de lata que ficaram expostos na “Käfer Kult”:
Hans-Peter Porsche fala em vídeo
No vídeo abaixo, Hans-Peter conta como acabou decidindo tornar de acesso público a sua incrível coleção de brinquedos, e como definiu o prédio do museu.
O vídeo está em alemão e tem legendas originalmente em alemão, mas o YouTube oferece a opção de traduzir estas legendas para vários idiomas.
Para ativar a tradução de legendas no YouTube siga os passos abaixo:
Selecione o ícone de legendas, pause o vídeo e
- Clique no ícone de configurações abaixo da tela do vídeo (roda dentada);
- Clique em Legendas/CC;
- Clique em “Traduzir Automaticamente”;
- Selecione um idioma. Clique na tecla play.
Agradeço ao amigo Claus-Thomas Bues pela sugestão deste interessante assunto. Também agradeço ao amigo Martin Santoro que permitiu o uso de suas fotos nesta matéria; ele colaborou por muitos anos com a revista Gute Fahrt (Boa viagem).
COMO CHEGAR AO TRAUMWERK:
Endereço:
Hans-Peter Porsche Traumwerk
Zum Traumwerk 1
83454 Anger-Aufham
Alemanha
Coordenadas GPS: 47.791880 N, 12.870247 E
Distâncias por rodovia:
Munique: 125 km
Frankfurt: 515 km
Wolfsburg: 723 km
AG
Para esta matéria foram consultados os seguintes sites: manager-magazin.de; traumwerk.de; newsroom.porsche.com; familienurlaub-info.com; Wikipedia. Informações sobre esta fontes podem ser dados sob consulta.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.