Restaurar um Kombi T1 hoje em dia é uma tarefa bem complexa devido a vários fatores, como ataque de ferrugem e dificuldade de se obter peças que muitas vezes têm que ser feitas à mão. Aqui na coluna nós acompanhamos o minucioso trabalho artesanal do Tonho, aliás Antônio Carlos Carlini Pereira, com seu Kombi T1. Foi assunto para três matérias¹ iniciando com a “Missão Quase Impossível”.
Também já falamos sobre a Oficina Yumos da Indonésia que fabrica Kombis de uma maneira artesanal, inclusive fazendo Kombis estendidas com salões com nove janelas laterais e até mais. Lá eles trabalham com as dimensões originais, mas os cortes e dobraduras necessárias são feitas à mão, como podemos ver na foto abaixo:
O passo à frente
Mas o que a empresa Classic Steel Body da cidade de Sandusky, Ohio, EUA, oferece é algo muito diferente e muito profissional. Eles oferecem partes da chaparia de Kombis T1 e T2, bem como várias versões da carroceria completa de Kombis T1, como é possível ver no catálogo abaixo:
Certamente o ponto alto é o fornecimento da versão Samba Bus do VW Kombi T1 com 23 janelas, atualmente a mais desejada das versões da Kombi T1, como podemos ver na foto de abertura. O custo da carroceria nova desta versão é de US$ 30.000.
Existe inclusive uma versão com bancos dianteiros separados e passagem para o salão como podemos ver mais detalhadamente na foto abaixo:
Além das carrocerias de VW Kombis de passageiros a Classic Steel Body também fornece carrocerias de VW Kombis T1 picape, como o exemplar abaixo:
O pessoal da Classic Steel Body promete que as novas carrocerias de aço fornecem a garantia de que seu uso numa restauração vale o investimento, quando comparada com a custosa restauração de uma carroceria usada por muitos anos e bastante enferrujada.
A Classic Steel Body usa painéis novos de aço no processo de fabricação dos componentes de carroceria que são completamente reprojetados para corresponder aos painéis originais de fábrica. Com o uso de ferramentas novas é possível obter um ajuste de qualidade superior das peças produzidas. Cada painel foi cuidadosamente redesenhado usando a mais recente tecnologia e ferramentas. A Classic Steel Body se orgulha de ter investido milhões de dólares e anos de trabalho na busca de fornecer as melhores peças de metal disponíveis para VW Kombis clássicos arrefecidos a ar.
A Classic Steel Body usa a mais recente tecnologia, em solda e gabaritos de maneira a produzir as carrocerias mais fiéis ao original disponíveis no mercado. São empregados gabaritos de corpo inteiro para garantir que todos os componentes de carroceria sejam soldados formando um corpo forte, sólido e seguro. São empregados os mais modernos equipamentos de solda disponíveis na indústria para uma execução precisa e segura de todas as soldas. Isso garante a fabricação de um produto de qualidade genuína.
Os funcionários especializados da Classic Steel Body são verdadeiros artesãos. Com décadas de experiência combinada, cada pessoa é treinada na fabricação da carroceria específica que está montando. Qualidade, ajuste e acabamento são os fatores mais importantes na construção de uma carroceria de aço clássica, para um “acabamento o mais próximo possível do de fábrica”. Cada carroceria é cuidadosamente embalada para envio com uma base personalizada para minimizar o risco de danos durante o transporte
Talvez o aspecto mais importante do trabalho da Classic Steel Body, devido à carroceria do Kombi ser monobloco, é reproduzir o “chassi” do Kombi, a estrutura inferior soldada à chaparia, indispensável por armar a carroceria e receber o motor com o transeixo e os elementos de suspensão, direção e freios. Na foto acima, na carroceria do Kombi em primeiro plano, do seu lado esquerdo é possível ver as longarinas estruturais na área dos para-lamas traseiros. Como eles têm que produzir todos os componentes da carroceria, tudo pode ser vendido separadamente para necessidades específicas, isto se aplica ao “chassi” que pode ser vendido separadamente já montado, muito útil inclusive nas reparações de danos extensos ocasionados por acidentes.
Este tipo de solução também pode ser usado para a produção de réplicas de VW Kombis antigas partindo de carrocerias de boa qualidade de fabricação.
Mas para puristas, que procuram a originalidade, o que vale é manter o máximo possível de componentes originais nas restaurações. Mas aí podem entrar componentes isolados fabricados com esmero pela Classic Steel Body para substituir aqueles originais que já não permitem recuperação de forma alguma. Nestes casos o site da Classic Steel Body é uma boa fonte dos mais variados componentes:
Nos EUA, caso não exista uma documentação original com certificado de registro do VW Kombi que receberá a carroceria nova é possível solicitar o registro de um veículo “recém montado” e assim obter a legalização de carro novo. Para tanto a Classic Steel Body emite um certificado com o número da carroceria que é incorporado à documentação deste novo veículo segundo as leis vigentes no local.
Os VW Kombis T1 em bom estado de conservação estão muito valorizados e isto abre espaço para empresas fornecerem carrocerias completas, que permitem restaurações completas e até a montagem de réplicas perfeitas tantos anos depois que este modelo saiu de linha. E os resultados são incríveis como o exemplo abaixo divulgado pela própria Classic Steel Body:
(¹) – As outras duas matérias que completam a trilogia sobre o VW Kombi do Tonho são as seguintes:
KOMBI DO TONHO: RESTAURAÇÃO PROSSEGUE
AG
(Atualizada em 10/7/23 às 12h50, inclusão de parágrafo informando que a empresa Classic Car Body também fabrica a estrutura inferior do Kombi, que seria o chassi de um veículo de construção separada que não é o caso do Kombi, cuja carroceria é monobloco.)
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.