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O mercado das picapes grandes é um dos que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. E, nesse importante segmento, um dos integrantes que mais tem feito sucesso é a Ford F-150. A consagradíssima 150 da Série F, líder absoluta de vendas no mundo das picapes (só em 2022, mais de 525 mil delas ganharam as ruas do mundo), é vendida no mercado nacional desde fevereiro, quando entrou em pré-venda em duas versões: Lariat, com aspecto mais esportivo e visual mais jovem, além da Platinum, refinada e luxuosa.
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Desde então, o fenômeno F-150 já se consagra como a segunda picape mais vendida da categoria, isso sem falar no recorde da pré-venda: todas as 500 unidades do primeiro lote foram vendidas em menos de 1h10min! Um claro indício do sucesso da picape grande da Ford não só no mundo, como também no Brasil. Motivos para isso não faltam, principalmente falando dessas duas versões vendidas no mercado nacional.
Além do design que transpira robustez, requinte e modernidade, com linhas inclusive inspiradoras para a Nova Ranger 2024, a F-150 já mostra suas virtudes por fora: seu porte é ideal para a categoria, tendo quase seis metros ( 5.880 mm) de comprimento por 2.089 mm de largura, o que permite espaço com muita folga para os cinco passageiros e comodidades de sedãs de luxo. Todo esse porte generoso acaba se refletindo diretamente na caçamba, que, aliás, é a que tem maior volume da categoria: 1.370 litros, permitindo também que ela fique na liderança da capacidade de carga (até 728 kg na versão Lariat).
E, graças a mecânica forte, de alta capacidade e robusta, é possível fazer da F-150 um rebocador de respeito, afinal, a picape grande campeã da Ford consegue puxar mais de 3,5 toneladas. Para se ter uma ideia, isso equivale a mais de quatro hatches de entrada, juntos!
Falando na mecânica da F-150, temos um time de sucesso formado pelo V-8 a 90º Coyote de 5 litros e quatro comandos (dois para cada bancada do “V”) de fase variável, melhorando sobremaneira o enchimento dos cilindros ao longo de toda a faixa de funcionamento do motor, bloco e cabeçote fundidos em alumínio (mais leves e eficientes), injeção de combustível com tecnologia dupla (direta para as situações de alto desempenho e indireta (na admissão) no uso normal, entregando o melhor em termos de alimentação, isso sem falar na maior densidade potência e torque do segmento: os 405 cv e 56,7 m·kgf resultam em 81,4 cv/L e 11,4 m·kgf/L. Tudo graças à mais apurada engenharia e tecnologia empregada no V-8. Show!
Com toda essa força, capaz de mover a F-150 com tremenda rapidez (o 0 a 100 km/h é cumprido em 7.1 segundos, surpreendentes levando em conta seu tamanho), a distribuição do torque pode ser feita para as quatro rodas e tem a opção de reduzida, sempre com foco nos terrenos mais difíceis e trechos off-road, locais que a caminhonete da Ford trafega sem problemas. Ainda faz parte do conjunto o eficiente câmbio automático de 10 marchas, o mesma do esportivo Mustang.
Com este câmbio, a F-150 possui mais opções de velocidades da categoria, suavizando a condução e proporcionando menor consumo de gasolina. Ela, inclusive, é a que consome menos combustível quando comparada com suas rivais. o que combinado com o tranque de gasolina de 136 litros resulta em maior alcance nos usos mais variados: são mais de 850 quilômetros no uso urbano (onde funciona a estratégia Start&Stop que desliga o motor nas paradas rápidas e o religa ao acelerar) e 1.150 quilômetros em rodovias (há a grade ativa, que pode se fechar nas maiores velocidades, diminuindo o arrasto aerodinâmico), seguindo assim as médias de consumo oficiais do Inmetro.
E, apesar da brutalidade, robustez e tradição das grandes caminhonetes da Ford, a nova F-150 usa e abusa dos luxos e recursos tecnológicos, atraindo não só os compradores que buscam uma picape forte e capaz, bem como aqueles que não abrem mão dos mimos e refinamentos típicos de sedãs executivos.
Além das rodas aro 20 (cromadas na Platinum e escurecidas na Lariat) e faróis em LED com comutação alto/baixo automática, a consagrada Ford oferece teto solar panorâmico, bancos/volante/pedaleira com ajusta elétrico, sistema de som assinado pela Bang&Olufsen com até 18 alto-falantes, tampa da caçamba com abertura/fechamento elétricos, câmera 360º, 24” de telas digitais multifunção incluindo painel de instrumentos e multimídia (12” de cada), freios a disco ventilados nas quatro rodas, bancos e detalhes internos em couro,, conexão com smartphone via app FordPass, e estrutura reforçada com oito bolsas infláveis.
Apesar do seu tamanho, é possível guiar a F-150 com bastante facilidade e praticidade, isso porque, além dos sensores e radares que cuidam de todo o entorno da picape, ela traz de série importantes itens como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência até em marcha ré, assistente inteligente que auxilia a movimentação do volante em manobras de emergência (ao desviar de um obstáculo detectado pelo carro, por exemplo, a assistência elétrica da direção aplica força no volante para a rota ideal da manobra), frenagem automática em caso de risco de colisão em cruzamentos, alerta de saída de faixa com correção automática de trajetória, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego que pode incluir reboques, entre outros itens.
Isso sem contar a já citada comutação automática do farol alto/baixo, controle automático do freio em descidas, controle eletrônico anticapotagem (função extra do controle de estabilidade), controle inteligente de oscilação de reboque, além de ser uma das caminhonetes mais seguras do mundo, com nota máxima nos rígidos testes de colisão norte-americanos e aval do órgão oficial de segurança no trânsito dos EUA (NHTSA). Além de robusta, forte, potente, refinada e luxuosa, a F-150 oferece ainda uma alta rigidez torcional, graças a estrutura reforçada com aços especiais.
Por essas e outras fica claro o motivo do sucesso da picape mais vendida do mundo, a Ford F-150, que vem repetindo o sucesso de vendas dos mercados mundiais também aqui no Brasil. Um fenômeno e tanto!
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.