• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

NÃO HÁ SUSPENSÃO QUE RESISTA

identicon por chicolelis
06/07/2023
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Foto: Prefeitura de Tefé

Foto: Prefeitura de Tefé







Outro dia, andando de ônibus, fiquei assustado com o nível de ruído oriundo da suspensão do coletivo. Batia tudo ali dentro. Um horror para nossos ouvidos e coluna. Fiquei pensando que isso era resultado da construção do veículo em cima de chassi de caminhão. E, como haviam poucos passageiros, o barulho cresce e só diminui nos horários de “rush”, quando está todo mundo espremido.

E isso aconteceu aqui, na minha terra e também, em São Paulo, com os ônibus “batendo lata”. Depois disso, andando em um carro com pouco menos de 2 mil quilômetros, fiz os dois trajetos que havia percorrido de ônibus, aqui e na capital.

E a barulheira era igual, guardando-se, claro, as proporções dos dois tipos de veículos. Batia tudo, exatamente como nos ônibus. Daí, pensei eu, o problema não está nos ônibus ou nos carros, mas no piso das nossas ruas e avenidas, sejam nas grandes metrópoles, seja nas cidades médias. Tudo contribui para a barulheira geral.

Conserto malfeito, uma das causas da severidade do nosso piso (Foto: sorocaba.sp.gov.br

Daí, resolvi consultar o meu amigo, engenheiro, Gerson Borini que, entre outras, trabalhou em uma área da Engenharia de fabricante que trata do assunto e hoje, como vocês sabem, é o editor de Testes do AE.

Segundo ele, foi feito um levantamento de “severidade” dos pisos em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Europa Ocidental, Canadá e outros países do chamado primeiro mundo. Do levantamento saiu o índice de “severidade”. Em levantamento feito aqui no Brasil, o índice foi de 2,7 ou seja, quase três vezes mais severo que nos países pesquisados.

Isso significa, explicou Gerson, que essa severidade atinge a todos os componentes dos nossos veículos, quer sejam para transporte coletivo ou veículos leves, como automóveis, suves e picapes.

Por isso, nossos pneus são mais reforçados e mais altos, o que também gera maior consumo de combustível. Alteram durabilidade das buchas de suspensão e molas; fazem os amortecedores trabalharem mais aquecidos, por serem mais acionados.

Para exemplificar o caso dos amortecedores, Gerson lembra das bombas de encher pneu de bicicleta (alguém, ainda usa isso?). Quanto mais rápido se bombeia, mais ela aquece. E isso acontece com o amortecedor e seus componentes. “A temperatura excessiva de trabalho —explica — degrada o fluido e diminui as cargas de amortecimento. E chega até a derreter o retentor de vedação da haste do amortecedor, causando vazamentos.

Não é assim que se tapa um buraco (Foto: gazetadotriangulo.com.br)

E esse problema encontrado na maioria das vias brasileiras, também provoca mais torção nas carrocerias e fazer com que os vários painéis de um veículo tenham seus parafusos ou conexões folgadas, causando ruídos.

E o que causa tudo isso?

Essa é uma pergunta fácil de responder. O nosso asfalto é mal colocado, sua conservação pior ainda e quando se realizam obras nas nossas vias, por empresas de energia, água/esgoto, gás de rua e outras, tudo é péssimo. Como é na sua cidade?

Simples assim!

E quem fica feliz é o dono da oficina, da borracharia, da loja de pneus. Certo?

CL







Próximo
Fotos: Divulgação Jaguar

JAGUAR COMEMORA SUA HISTÓRIA DE 75 ANOS DE CARROS ESPORTE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17