O suve Seres 3, primeiro modelo da marca oferecido ao público brasileiro, foi apresentado na noite desta quinta-feira (27) em São Paulo. De desenho atraente, é compacto e tem cinco lugares. Mede 4.385 mm de comprimento com entre-eixos de 2.655 mm, 1.650 mm de altura e 1.855 mm de largura sem contar os espelhos. A distância mínima do solo é de 180 mm e o veículo pesa 1.765 kg. A carga útil é de 375 kg. O compartimento de bagagem é de 318 litros, extensível para 1.200 litros com os encostos do banco traseiro rebatidos. As rodas são de liga de alumínio com pneus 225/55R18.
Seu preço promocional para as primeiras 20 unidades é R$ 220.000,00. Depois sobe para R$ 240.000,00.
A propulsão é por motor dianteiro síncrono de 163 cv alimentado por bateria de íons de lítio de 52,7 kW·h e o alcance pelo ciclo WLTP é de 300 quilômetros. Não foi informado o alcance definido pelo atual padrão do Inmetro e a fabricante diz ser de 350 quilômetros pelo computador de bordo. O desempenho é expresso pela aceleração 0-100 km/h em 8,9 segundos e pela velocidade máxima de 160 km/h.
O tempo de carregamento de 20% a 80% é de 30 minutos em carregador de alta potência; 60 kW DC e 0 a 100% em 8 horas a 6,6 kW. Interfaces e conectores são do Tipo 2, usados no padrão europeu.
Interior
O acabamento do interior é em tons de cinza e grafite, com elementos do painel em preto piano e cromado. A tela da central multimídia é LCD de10,25 polegadas. Outros itens de conforto e comodidade são ar-condicionado automático, banco do motorista de controle elétrico em seis direções, teto solar panorâmico, abertura da porta de carga por interruptor elétrico e aquecimento dos assentos dos bancos dianteiros. A iluminação interna é ajustável em cores a escolher,
O motorista dispõe de assistente em subida e descidas, há alerta de saída de faixa e de colisão frontal, câmera panorâmica 360º e espelhamento Apple CarPlay. A direção é eletroassistida, o volante tem ajuste só de altura e o motorista pode escolher entre três modos de condução (Padrão, Conforto e Esporte).
Comercialização
A sede da Seres no Brasil fica em Alphaville, bairro do município de Barueri, que faz divisa com São Paulo. O edifício está em fase de final de obras e nele funcionarão os setores administrativo, máster de manutenção e reparo de veículos, estoque de peças, showroom completo seguindo os padrões internacionais da marca e um Centro de Treinamento.
Um espaço especial foi concebido para proporcionar aos clientes uma experiência de entrega imersiva e bastante prazerosa. Se o cliente preferir, o veículo poderá ser entregue em sua residência.
Os veículos da Seres já estão à venda por meio de uma plataforma digital de negócios dentro do site www.driveseres.com.br, com recepção, cadastramento de clientes, mecanismo de reserva e faturamento. A negociação dos produtos Seres sempre será feita de forma direta entre a marca e o consumidor final, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica.
A Seres está constituindo uma rede de Representantes Premium por meio de um número limitado de grupos atuando nas principais praças brasileiras. Segundo a fabricante, o cliente terá uma experiência de compra inédita por meio de uma plataforma de comercialização direta. Poderá conhecer o produto de forma imersiva em um ambiente cordial e confiável, com todas as proteções tecnológicas de segurança de dados. O negócio é fechado com preço fixo, negociando direto com a fábrica, portanto sem intermediários, uma forma de comercialização nunca vista ou utilizada no mercado automobilístico nacional.
Em paralelo, estarão disponíveis locais de experimentação do produto nas cidades de maior demanda. O modelo de comercialização se espelha na Tesla e a Seres é a primeira empresa do setor automobilístico a implantar esse sistema no Brasil.
Além da sede de Alphaville, já estão selecionados para representar a marca grupos como Tecar, no Distrito Federal; Scala, em São Paulo; e Top Car, em Santa Catarina. Negociações com outros grupos, inclusive de outros estados, estão em estágio adiantado e serão concluídas e anunciadas em breve.
O modelo tem garantia de oito anos para bateria, motor elétrico e controlador e pode ser encontrado nas cores azul, branco cinza e preto.
Pós-venda
A Seres já tem pontos de atendimento de pós-venda para os clientes da marca e outros serão abertos nos próximos meses. O primeiro Seres Service Center entrou em operação no mês de março e fica no bairro da Mooca, em São Paulo. Três oficinas 24 Horas da Porto Seguro também estão habilitadas para atender os clientes da Seres e seus endereços poderão ser encontrados no site www.driveseres.com.br a partir do momento em que entrarem em operação.
Todos os Seres Service Centers terão como padrão uma equipe especializada treinada em todos os processos de revisão, manutenção e reparos dos veículos elétricos Seres, além de pontos de carregamento de baterias. No da Mooca o carregador é de 7 kW, potência superior a 96% dos carregadores disponíveis na capital paulista. Na sede da Seres, em Alphaville, estão disponíveis carregadores de 7 kW e 40 kW.
“A Seres está preparada para atender clientes com um nível de exigência muito alto. Teremos oficinas bem equipadas, mecânicos treinados e peças de reposição originais a preços acessíveis. Os carros Seres estão sempre rodando e só visitam as oficinas para as revisões planejadas”, diz Antônio Carlos Romeu, Chefe de Engenharia e Pós-Vendas da Seres.
Blindagem
O único opcional do Seres 3 é a blindagem Seres Super Shield feita pela Armor, a mais antiga blindadora do Brasil e única que fabrica os materiais de blindagem. A Armor possui uma linha de produção exclusiva para os modelos da Seres, assegurando maior rapidez na entrega. Nas unidades blindadas, a garantia total da blindagem é de 6 anos. “A blindagem é certificada pelo Exército Brasileiro e pelo Laboratório Alemão BRV. Ela usa vidros com 18 mm de espessura, mantas de aramida Dupont de 8 camadas metálicas em aço inox 2,5 mm e pesa apenas 170 kg.
O Seres 3 blindado tem preço promocional de R$ 270.000,00 para as primeiras dez unidades, passando depois para R$ 320.000,00.
Quem é a Seres
A Seres Motors foi fundada em 2016 em Santa Clara, no Vale do Silício, na Califórnia, com investimento do Chongqing Seres Group e da Dongfeng, dois dos maiores fabricantes de veículos automotores (automóveis e comerciais) da China. A Seres projeta veículos elétricos e os produz numa fábrica 4.0 em Liangjiang, China, garantindo máxima segurança, confiabilidade, conforto e desempenho unidoa ao design único. A fábrica ocupa uma área de 500.000 m² e tem capacidade de produção anual de 550.000 unidades, com meta de alcançar 1 milhão em 2026.
Atualmente, existem mais de 1.000 patentes técnicas nos Estados Unidos e na China sob direito da Seres. A empresa possui ainda uma parceria tecnológica com a Huawei para desenvolvimento de propulsão inteligente e de assistência ao motorista.
A Seres Brasil tem como acionistas os proprietários dos grupos Bel Energy, Sérgio Lucas, e Holding M2, Arthur Marcial, sediados respectivamente no estado de São Paulo e no Distrito Federal. A operação foi estruturada por um grupo de profissionais com pelo menos duas décadas de atuação no setor automobilístico brasileiro (fabricantes e importadores) com o objetivo de oferecer no mercado nacional modelos de propulsão elétrica das marcas Seres (passageiros) e DFSK (comerciais leves).
BS