A marca Fiat deu um tiro certeiro ao acrescentar ao portfólio da Strada duas versões turbo de motor tricilindro 1- litro, a Ranch e a Ultra. Certeiro porque, no caso da Ranch, o aumento de peso é de apenas 17 kg, mas o motor GSE 1,3 de 98/108 cv e 13,2/13,7 m·kgf deu lugar ao T200 de 125/130 e 20,4 m·kgf (200 N·m), cujo resultado é desnecessário dizer: mais desempenho e agilidade. Foi o que senti nas primeiras metros ao dirigi-la esta semana na formosa e charmosa ilha de Florianópolis.
O preço público sugerido da Strada Turbo é de R$ 132.990 para ambas as versões.
A pressão de admissão proporcionada pelo turbocarregador BorgWarner é de elevada 1,8 bar e a válvula de alívio tem atuação elétrica sob gerenciamento eletrônico.
Principalmente pelo torque máximo do motor turbo de 999 cm³ ocorrer a 1.750 rpm em vez de 4.000 rpm do motor de 1.332 cm³ de aspiração atmosférica. A potência em baixas rotações resultante é pujante. Mais uma vez fica demonstrado que cilindrada de um motor turbocarregado é mera descrição, pois é com se tratasse de um motor de cilindrada 70% maior. Longe de ser uma simples estimativa, um “chute”, é o fator de equivalência estabelecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para fins de enquadramento em classes de cilindrada para carros esporte e de turismo.
Se, por exemplo, um carro turbo competir na classe de cilindrada 1.600 cm³, sua cilindrada máxima será obrigatoriamente 941,17 cm³ (1600 ÷ 1,7 = 941,17).
O carregamento forçado de qualquer motor tem o mérito de não haver perda de potência à medida que a altitude aumenta, à razão de 1% a cada 100 metros. Em Brasília, a 1.100 metros, todo motor de aspiração atmosférica perde 11% de potência.
Ainda comparando a Strada Turbo com a de motor 4-cilindros de 1.332 cm³ e aspiração atmosférica, a aceleração 0-100 km/h era em 12 s, agora é em 9,8/9,5 s. A velocidade máxima de 165 km/h passou a 178/180 km/h. É literalmente outro carro, importante especialmente se estiver com a carga máxima de 650 kg. Mas houve inevitável aumento de consumo: cidade 12,4/8,8 km/l passou 12,1/8,3 km/l e estrade, de 13,9/9,9 km/l para 13,2/9,4 km/l;. Note que em todos os números de potência, toque, desempenho e consumo, a ordem no AE e gasolina primeiro, álcool depois.
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O casamento do câmbio automático CVT de sete marchas com o motor é correto. Em função automática (D) as marchas informadas como simuladas pela marca, mas de simuladas elas não têm nada (leia a respeito) vão sendo trocadas em sucessão, com trocas definidas e perfeitas. Trocas de marcha manuais em sequência pode ser feitas tanto pela alavanca seletora quanto pelas borboletas atrás do volante. Não há posição L no câmbio (só P-R-N-D), para obter freio-motor é preciso reduzir marcha manualmente.
Há o modo Sport acionado por botão vermelho largo no raio direito do volante, inaugurado pelo Pulse Abarth, que além de alterar o mapa de trocas de marchas em automático, tomando-as mais rápidas e retendo-as mais, muda a relação do acelerador e a assistência da direção é menor.
Como a conexão motor-câmbio é por conversos de torque, pode-se manter o veículo imobilizado pelo motor sem riscos de danos, ao contrário que acontece com embreagens. E após soltar o freio, estando o carro imóvel, há pequeno lapso de tempo para o veículo andar, sinal de haver controle de neutro.
Mudanças associadas ao novo motor
Em razão das maiores potência e torque — é o mesmo do Pulse Impetus 200 Turbo automático — a engenharia aportou algumas mudanças no chassi. A assistência elétrica da direção foi recalibrada para maior robustez e segurança, a suspensão teve molas e amortecedores redefinidos e há novas pinças de freios, que continua, flutuantes, para lidar com a maior velocidade, De um modo geral tudo parece bem nesses itens, mas é necessário uma avaliação mais longa.
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Série especial Edizione 25
Junto com a introdução no motor turbo na Strada, a marca comemora os 25 anos da Strada com a série especial Edizione 25 baseada na Ultra Turbo 200. A cor é unicamente a cinza Strato, e a versão traz decoração externa alusiva à série especial, além da pintura bicolor, em que o teto é preto e as rodas, escurecidas.
A série Edizione 25 será de apenas 1.025 unidades e sua preço público sugerido é R$ 135.990.
Conclusão
Para o usuário, uma Strada indiscutivelmente melhor. Para a concorrência, mais trabalho à frente. pois se a Strada já líder absoluta do mercado brasileiro há mais de dois anos, alcançá-la ficou mais difícil agora.
BS
FICHA TÉCNICA STRADA RANCH TURBO FLEX | |
MOTOR | GSE T200 Flex |
Descrição | L-3, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, controle eletro-hidráulico pleno das válvulas de admissão MultiAir III, controle das válvulas de escapamento por árvore de ressaltos acionada por corrente 4 válvulas por cilindro, turbocarregador BorgWarner com interresfriador e válvula de alívio elétrica, pressão de carregamento relativa 1,8 bar, injeção direta, flex |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 125 / 130 / 5.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) | 20,4 / 1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Comprimento da biela (mm) | 149,3 |
Relação r/l | 0,289 |
GERENCIAMENTO DO MOTOR | |
Injeção | Vitesco eletrônica digital |
Ignição | GPEC IV LM |
TRANSMISSÃO | |
Marca e descrição | Transeixo Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas, trocas sequenciais pela alavanca seletora ou borboletas no volante, conversor de torque, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) em manual (:1) | 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1,200; 4ª 0,940; 5ª 0,740; 6ª 0,580; 7ª 0,460; ré n.d., tração dianteira |
Relações das marchas, em automático (:1) | 2,604 a 0,416 |
Espectro manual/automático (:1) | 4,934 / 6,259 |
Relação de diferencial (:1) | 5,698 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.500 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, mola parabólica e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Número de voltas entre batentes | 2,9 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/284, pinça flutuante |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/229 |
Atuação | Hidráulica, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 6Jx16, liga de alumínio, offset 40 mm |
Pneus | 205/55R16 ATR (Dunlop Enasave EC30E SP) |
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, picape cabine-dupla 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,18 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES GERAIS (mm) | |
Comprimento | 4.448 |
Largura sem espelhos | 1.732 |
Altura | 1.577, 1.601 com as barras de teto |
Distância entre eixos | 2.737 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Vão livre entre os eixos | n.d. |
Balanço dianteiro/traseiro | n.d. |
Distância mínima do solo | 185 |
DIMENSOES DA CAÇAMBA (mm) | |
Comprimento | 1.178 |
Largura | 1.310 |
Altura | 606 |
ÂNGULOS | |
Entrada (º) | 23 |
Saída (º) | 29 |
Transposição de rampa (º) | 22 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.253 |
Carga útil | 650 |
Máximo rebocável sem/com freio | 400 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 55 |
Caçamba | 844 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,1 / 8,3 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,2 / 9,4 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,8/9,5 |
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 178/180 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª man./autom. (km/h) | 44,1 / 48,8 |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2.720 man../ 2.460 autom. |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 6.500 (manual somente) |
GARANTIA | |
Termo (meses) | 36 |
CONTEÚDO DA FIAT STRADA TURBO | ||
RANCH | ULTRA | |
Ajuste de distância do banco do motorista | • | • |
Alarme | • | • |
Alça de segurança para o passageiro | • | • |
Alerta de cinto de segurança do motorista desatado | • | • |
Apoio para o pé esquerdo do motorista | • | • |
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura | • | • |
Ar-condicionado digital automático | • | • |
Atuação temporária (2 segundos) do freio de estacionamento nos aclives | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras e laterais | • | • |
Câmbio automático CVT | • | • |
Carregador de bateria de telefone celular por indução (sem fio) | • | • |
Central multimídia com tela tátil de 7″ | • | • |
Chave com telecomando | • | • |
Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem da altura de ancoragem | • | • |
Cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos | • | • |
Comandos de áudio no volante | • | • |
Computador de bordo | • | • |
Console central com porta-objetos e porta-copos | • | • |
Conta-giros | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • |
Controle de tração avançado (TC+) | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro | • | • |
Detalhas externos na cor do veículo | • | • |
Direção eletroassistida | • | • |
Engates Isofix para e pontos de fixação superior para dois bancos infantis | • | • |
Faróis de neblina de LED | • | • |
Ganchos para amarração da carga na caçamba | • | • |
Grade de proteção no vidro traseiro | • | • |
Grade do radiador na cor preta | • | • |
Hodômetro digital | • | • |
Iluminação da caçamba | • | • |
Indicador de marcha em uso | • | • |
Indicador do nível de combustível digital | • | • |
Limpador e lavador do para-brisa | • | • |
Luz de acompanhamento | • | • |
Luz da leitura | • | • |
Luzes de rodagem diurna | • | • |
Maçanetas e retrovisores externos na cor preta | • | • |
Moldura nos arcos de roda | • | • |
Para-choque traseiro com estribos de superfície antiderrapante | • | • |
Para-sóis com espelhos | • | • |
Porta objetos nas portas | • | • |
Porta-escadas | • | • |
Porta-luvas com iluminação | • | • |
Protetor de cárter | • | • |
Quadro 3.5″ TFT com mostradores de desempenho | • | • |
Retrovisores com ajuste elétrico | • | • |
Revestimento da caçamba | • | • |
Sensor de pressão dos pneus | • | • |
Suspensão elevada | • | • |
Suspensão traseira por eixo rígido ômega e molas parabólicas longitudinais | • | • |
Tampa da caçamba com amortecimento | • | • |
Terceira luz de freio | • | • |
Travas elétricas | • | • |
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico | • | • |
Volante com ajuste de altura | • | • |
Volante com botão Sport vermelho | • | • |
ITENS ESPECÍFICOS DA VERSÃO | ||
Emblema TURBO (lateral + traseiro) | • | • |
Bancos de couro RANCH com a bandeira da Fiat | • | — |
Bancos de couro ULTRA com a bandeira da Fiat | — | • |
Barras de teto longitudinais em cinza | — | • |
Boas-vindas de movimento RANCH | — | • |
Boas-vindas de movimento ULTRA | — | • |
Câmera de ré | • | • |
Carcaças dos retrovisores preto brilhante | • | • |
Chapa de deslizamento cinza | • | • |
Costura da coifa da alavanca de câmbio na cor marrom | • | — |
Costura da coifa da alavanca de câmbio na cor vermelha | — | • |
Costura do volante marrom | • | — |
Costura do volante vermelha | — | • |
Emblema externo RANCH | • | — |
Emblema externo ULTRA | — | • |
Estribos laterais | • | • |
ITENS OPCIONAIS | ||
Multimídia com detalhes em preto | — | • |
Painel com detalhes em marrom metálico | • | — |
Painel com detalhes em preto metálico | — | • |
Pintura metálica | • | • |
Pintura sólida | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 16” + pneus de uso misto (ATR) | • | • |
Soleira STRADA | • | • |
• Sim — Não |