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Home Avaliações

FIAT STRADA TURBO, DECISÃO ACERTADA

identicon por Bob Sharp
11/08/2023
em Avaliações, BS, Lançamentos
Fotos: Fiat/Pedro Brito

Fotos: Fiat/Pedro Brito







A marca Fiat deu um tiro certeiro ao acrescentar ao portfólio da Strada duas versões turbo de motor tricilindro 1- litro, a Ranch e a Ultra.  Certeiro porque, no caso da Ranch, o aumento de peso é de apenas 17 kg, mas o motor GSE 1,3 de 98/108 cv e 13,2/13,7 m·kgf deu lugar ao T200 de 125/130 e 20,4 m·kgf (200 N·m), cujo resultado é desnecessário dizer: mais desempenho e agilidade. Foi o que senti nas primeiras metros ao dirigi-la esta semana na formosa e charmosa ilha de Florianópolis.

O preço público sugerido da Strada Turbo é  de R$ 132.990 para ambas as versões.

A pressão de admissão proporcionada pelo turbocarregador BorgWarner é de elevada 1,8 bar e a válvula de alívio tem atuação elétrica sob gerenciamento eletrônico.

O dono do show ´é o motor turbo de 999 cm³

Principalmente pelo torque máximo do motor turbo de 999 cm³ ocorrer a 1.750 rpm em vez de 4.000 rpm do motor de 1.332 cm³ de aspiração atmosférica. A potência em baixas rotações resultante é pujante. Mais uma vez fica demonstrado que cilindrada de um motor turbocarregado é mera descrição, pois é com se tratasse de um motor de cilindrada 70% maior. Longe de ser uma simples estimativa, um “chute”, é o fator de equivalência estabelecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para fins de enquadramento em classes de cilindrada para carros esporte e de turismo.

Se, por exemplo, um carro turbo competir na classe de cilindrada 1.600 cm³, sua cilindrada máxima será obrigatoriamente 941,17 cm³ (1600 ÷ 1,7 = 941,17).

Como acelera e retoma velocidade bem!

O carregamento forçado de qualquer motor tem o mérito de não haver perda de potência à medida que a altitude aumenta, à razão de 1% a cada 100 metros. Em Brasília, a 1.100 metros, todo motor de aspiração atmosférica perde 11% de potência.

Boa amplitude de cabine e decoração precisa

Ainda comparando a Strada Turbo com a de motor 4-cilindros de 1.332 cm³ e aspiração atmosférica, a aceleração 0-100 km/h era em 12 s, agora é em 9,8/9,5 s. A velocidade máxima  de 165 km/h passou a 178/180 km/h. É literalmente outro carro, importante especialmente se estiver com a carga máxima de 650 kg. Mas houve inevitável aumento de consumo:  cidade 12,4/8,8 km/l passou 12,1/8,3 km/l e estrade, de 13,9/9,9 km/l para 13,2/9,4 km/l;. Note que em todos os números de potência, toque, desempenho e consumo, a ordem no AE e gasolina primeiro, álcool depois.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para para ampliá-las e ler as legendas

O casamento do câmbio automático CVT de sete marchas com o motor é correto. Em função automática (D) as marchas informadas como  simuladas pela marca, mas de simuladas elas não têm nada (leia a respeito) vão sendo trocadas em sucessão, com trocas definidas e perfeitas. Trocas de marcha manuais em sequência pode ser feitas tanto pela alavanca seletora quanto pelas borboletas atrás do volante. Não há posição L no câmbio (só P-R-N-D), para obter freio-motor é preciso reduzir marcha manualmente.

Pneus são 205/55R16

Há o modo Sport acionado por botão vermelho largo no raio direito do volante, inaugurado pelo Pulse Abarth, que além de alterar o mapa de trocas de marchas em automático, tomando-as mais rápidas e retendo-as mais, muda a relação do acelerador e a assistência da direção é menor.

Como a conexão motor-câmbio é por conversos de torque, pode-se manter o veículo imobilizado pelo motor sem riscos de danos, ao contrário que acontece com embreagens. E após soltar o freio, estando o carro imóvel, há pequeno lapso de tempo para o veículo andar, sinal de haver controle de neutro.

Mudanças associadas ao novo motor

Um desenho realmente feliz contribuiu para o sucesso das Strada

Em razão das maiores potência e torque  — é o mesmo do Pulse Impetus 200 Turbo automático — a engenharia aportou algumas mudanças no chassi. A assistência elétrica da direção foi recalibrada para maior robustez e segurança, a suspensão teve molas e amortecedores redefinidos e há novas pinças de freios, que continua, flutuantes, para lidar com a maior velocidade, De um modo geral tudo parece bem nesses itens, mas é necessário uma avaliação mais longa.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para para ampliá-las e ler as legendas

 

Série especial Edizione 25

A série Edixione 25 será restrita a apenas 1.025 unidades

Junto com a introdução no motor turbo na Strada, a marca comemora os 25 anos da Strada com a série especial Edizione 25 baseada na Ultra Turbo 200.  A cor é unicamente a cinza Strato, e a versão traz decoração externa alusiva à série especial, além da pintura bicolor, em  que o teto é preto e as rodas, escurecidas.

A série Edizione 25 será de apenas 1.025 unidades e sua preço público sugerido é R$ 135.990.

Desenhos da dianteira não precisam ser intimidantes,; elegantes, sim

Conclusão

Para o usuário, uma Strada indiscutivelmente melhor. Para a concorrência, mais trabalho à frente. pois se a Strada já líder absoluta do mercado brasileiro há mais de dois anos, alcançá-la ficou mais difícil agora.

BS

 

FICHA TÉCNICA STRADA RANCH TURBO FLEX
MOTOR GSE T200 Flex
Descrição L-3, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, controle eletro-hidráulico pleno das válvulas de admissão MultiAir III, controle das válvulas de escapamento por árvore de ressaltos acionada por corrente  4 válvulas por cilindro, turbocarregador BorgWarner com interresfriador e válvula de alívio elétrica, pressão de carregamento relativa 1,8 bar, injeção direta, flex
Cilindrada (cm³) 999
Diâmetro x curso (mm) 70 x 86,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 125 / 130 / 5.750
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) 20,4 / 1.750
Corte de rotação (rpm) 6.500
Taxa de compressão (:1) 10,5
Comprimento da biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,289
GERENCIAMENTO DO MOTOR
Injeção Vitesco eletrônica digital
Ignição GPEC IV LM
TRANSMISSÃO
Marca e descrição Transeixo Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas, trocas sequenciais pela alavanca seletora ou borboletas no volante, conversor de torque, tração dianteira
Relações das marchas (:1) em manual (:1) 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1,200; 4ª 0,940; 5ª 0,740; 6ª 0,580; 7ª 0,460; ré n.d., tração dianteira
Relações das marchas, em automático (:1) 2,604 a 0,416
Espectro manual/automático (:1) 4,934 / 6,259
Relação de diferencial (:1) 5,698
Estol do conversor de torque (rpm) 2.500
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, mola parabólica e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Número de voltas entre batentes 2,9
Diâmetro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,8
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/284, pinça flutuante
Traseiros (Ø mm) Tambor/229
Atuação Hidráulica, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas 6Jx16, liga de alumínio, offset 40 mm
Pneus 205/55R16 ATR (Dunlop Enasave EC30E SP)
CONSTRUÇÃO Monobloco de aço, picape cabine-dupla 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal (calculada, m²) 2,18
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES GERAIS (mm)
Comprimento 4.448
Largura sem espelhos 1.732
Altura 1.577, 1.601 com as barras de teto
Distância entre eixos 2.737
Bitola dianteira/traseira n.d.
Vão livre entre os eixos n.d.
Balanço dianteiro/traseiro n.d.
Distância mínima do solo 185
DIMENSOES DA CAÇAMBA (mm)
Comprimento 1.178
Largura 1.310
Altura 606
ÂNGULOS
Entrada (º) 23
Saída (º) 29
Transposição de rampa (º) 22
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.253
Carga útil 650
Máximo rebocável sem/com freio 400
CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível 55
Caçamba 844
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/l, G/A) 12,1 / 8,3
Estrada (km/l, G/A) 13,2 / 9,4
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 9,8/9,5
Velocidade máxima (km/h, G/A)) 178/180
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª man./autom. (km/h) 44,1 / 48,8
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) 2.720 man../ 2.460 autom.
Rotação à vel. máxima em 5ª  (rpm) 6.500 (manual somente)
GARANTIA
Termo (meses) 36

 

CONTEÚDO DA FIAT STRADA TURBO
RANCH ULTRA
Ajuste de distância do banco do motorista • •
Alarme • •
Alça de segurança para o passageiro • •
Alerta de cinto de segurança do motorista desatado • •
Apoio para o pé esquerdo do motorista • •
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura • •
Ar-condicionado digital automático • •
Atuação temporária (2 segundos) do freio de estacionamento nos aclives • •
Bolsas infláveis dianteiras e laterais • •
Câmbio automático CVT • •
Carregador de bateria de telefone celular por indução (sem fio) • •
Central multimídia com tela tátil de 7″ • •
Chave com telecomando • •
Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem da altura de ancoragem • •
Cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos • •
Comandos de áudio no volante • •
Computador de bordo • •
Console central com porta-objetos e porta-copos • •
Conta-giros • •
Controle de estabilidade e tração • •
Controle de tração avançado (TC+) • •
Desembaçador do vidro traseiro • •
Detalhas externos na cor do veículo • •
Direção eletroassistida • •
Engates Isofix para e pontos de fixação superior para dois bancos infantis • •
Faróis de neblina de LED • •
Ganchos para amarração da carga na caçamba • •
Grade de proteção no vidro traseiro • •
Grade do radiador na cor preta • •
Hodômetro digital • •
Iluminação da caçamba • •
Indicador de marcha em uso • •
Indicador do nível de combustível digital • •
Limpador e lavador do para-brisa • •
Luz de acompanhamento • •
Luz da leitura • •
Luzes de rodagem diurna • •
Maçanetas e retrovisores externos na cor preta • •
Moldura nos arcos de roda • •
Para-choque traseiro com estribos de superfície antiderrapante • •
Para-sóis com espelhos • •
Porta objetos nas portas • •
Porta-escadas • •
Porta-luvas com iluminação • •
Protetor de cárter • •
Quadro 3.5″ TFT com mostradores de desempenho • •
Retrovisores com ajuste elétrico • •
Revestimento da caçamba • •
Sensor de pressão dos pneus • •
Suspensão elevada • •
Suspensão traseira por eixo rígido ômega e molas parabólicas longitudinais • •
Tampa da caçamba com amortecimento • •
Terceira luz de freio • •
Travas elétricas • •
Vidros  dianteiros e traseiros com acionamento elétrico • •
Volante com ajuste de altura • •
Volante com botão Sport vermelho • •
ITENS ESPECÍFICOS DA VERSÃO
Emblema TURBO (lateral + traseiro) • •
Bancos de couro RANCH com a bandeira da Fiat • —
Bancos de couro ULTRA com a bandeira da Fiat — •
Barras de teto longitudinais em cinza — •
Boas-vindas de movimento RANCH — •
Boas-vindas de movimento ULTRA — •
Câmera de ré • •
Carcaças dos retrovisores preto brilhante • •
Chapa de deslizamento cinza • •
Costura da coifa da alavanca de câmbio na cor marrom • —
Costura da coifa da alavanca de câmbio na cor vermelha — •
Costura do volante marrom • —
Costura do volante vermelha — •
Emblema externo RANCH • —
Emblema externo ULTRA — •
Estribos laterais • •
ITENS OPCIONAIS
Multimídia com detalhes em preto — •
Painel com detalhes em marrom metálico • —
Painel com detalhes em preto metálico — •
Pintura metálica • •
Pintura sólida • •
Rodas de liga de alumínio de 16” + pneus de uso misto (ATR) • •
Soleira STRADA • •
• Sim  — Não






Próximo
Foto: Divulgação Brabus

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