No ano em que comemora 75 anos de fundação tudo é motivo para festa na Porsche e, desde o começo do ano, a fábrica de Zuffenhausen, em Stuttgart. tem lançado versões especiais e também divulgado propostas de carros-conceito não perdendo nenhuma oportunidade para festejar sua trajetória de sucesso.
A novidade neste começo de agosto é a versão comemorativa dos 60 anos do lançamento do 911, modelo ícone da marca e que foi apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt em setembro de 1963, apesar da comercialização ter iniciado somente em outubro de 1964.
Por isso, a versão especial comemorativa, denominada 911 S/T, terá produção limitada a 1.963 unidades, que relembrarão as origens do modelo combinando o motor boxer de aspiração atmosférica com câmbio manual de 6 marchas.
A denominação S/T faz referência a uma versão especial fabricada em pequena escala, de 1969 a 1972, com denominação interna ST para homologação na Classe GT da FIA, e cilindrada aumentada, em 1969 de 2,2 para 2,3 litros, com a potência passando de 180 cv para 244 cv.
Além da devida preparação do motor, com virabrequim forjado e apoiado em 8 mancais, pistões forjados, bielas em aço especial, cabeçotes em liga especial de alumínio e aumento da taxa de compressão para 10,3:1, esta versão também tinha diversos componentes da carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro (FRP).
A nova versão S/T procura seguir a mesma receita. A começar pelo motor boxer de seis cilindros, o mais potente aspirado da linha Porsche atualmente, de 3.996 cm³, com potência de 525 cv a 8.500 rpm com corte a 9.000 rpm e torque de 47,9 m·kgf a 6.300 rpm — o mesmo motor do 911 GT3 RS. Sua densidade de potência é de admiráveis 131 cv/L considerando a aspiração atmosférica. A densidade de torque não fica atrás, com praticamente 12 m·kgf/L
Os engenheiros desenvolveram uma nova embreagem leve exclusivamente para o 911 S/T que, em conjunto com um volante monomassa, reduz o peso da massa rotativa em 10,5 kg. Isso melhora visivelmente a capacidade de resposta desse motor boxer aspirado.
Juntamente com a caixa manual de seis marchas com relações mais próximas entre si do que no 911 GT3 e cursos de engate mais curtos, o motor de alta rotação do 911 S/T oferece desempenho ainda maior. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 300 km/h.
A carroceria superleve utiliza diversos componentes em compósito de fibra de carbono (CFRP), como o capô dianteiro, teto, para-lamas dianteiros e portas. A Porsche também equipa o modelo de aniversário com rodas de magnésio, discos de freio carbocerâmicos, bateria de íons de lítio e vidros mais leves, tudo de série.
Com isolamento acústico reduzido, sem esterçamento das rodas traseiras e redução de peso no trem de força, o 911 S/T tem peso em ordem de marcha de apenas 1.380 kg, sendo a versão mais leve de toda geração 992, 40 kg menos do que o 911 GT3 Touring manual.
Os discos de freio carbocerâmicos, juntamente com as rodas de magnésio, de fixação central, aro de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira nas quais são montados pneus Michelin Sport Cup 2 255/35ZR20 e 315/30ZR21, respectivamente, também ajudam a reduzir peso.
A aerodinâmica do Porsche 911 S/T é otimizada basicamente para rodar em vias públicas, ruas e estradas, , o modelo é desprovido de aerofólio, vindo apenas com um pequeno defletor na tampa do motor..
Nas portas, pode ser aplicado um número inicial de 0 a 99, bem como uma folha decorativa a pedido. O brasão Porsche de design clássico do 911 original que adorna a frente, as calotas, o volante, os apoios de cabeça e a chave do carro ressalta as raízes históricas do 911 S/T.
Os confortáveis bancos são moldados em CFRP, no entanto bancos esportivos ajustáveis são disponíveis sem custo extra. O painel de instrumentos e o relógio do pacote Sport Chrono são finalizados em um clássico esquema verde Porsche iniciado com o 356 e nos 911 iniciais.
O Pacote Desenho Histórico opcional é inspirado na versão de corrida do 911 S do final da década de 1960 e início dos anos 1970 com destaque para a tradicional assinatura da marca na seção inferior das portas. O logotipo Porsche e a designação 911 S/T na traseira do carro são dourados.
A Porsche Design oferece exclusivamente aos clientes do 911 S/T o Chronograph 1 – 911 S/T. Apresentando uma caixa de titânio, não revestida e jateada por motivos de economia de peso, este relógio exclusivo segue o princípio de design leve da nova edição especial purista do 911.
O novo Porsche 911 S/T custa na Europa 292.187 euros (1 milhão 537 mil reais). Já o Pacote Desenho Histórico custa 17.505 euros (92 mil reais), enquanto o Chronograph 1 – 911 S/T sai por 11.950 euros (63 mil reais). A Porsche do Brasil ainda não divulgou o preço do modelo para o mercado brasileiro.
RM