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Home CL

GILLES VILLENEUVE, O CANADENSE ÍDOLO NA ITÁLIA

GILLES VILLENEUVE, 1950–1982

identicon por chicolelis
03/08/2023
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Monumento a Gilles Villeneuve (Foto: Motor Web Museum)

Monumento a Gilles Villeneuve (Foto: Motor Web Museum)







— Buongiorno Signor Chico Lelis,
ci fa piacere che Lei ci abbia contattato per avere informazioni sul nostro Club.
Il nostro Club è l’unico in Italia (e forse al mondo) ad essere intitolato solo ed esclusivamente al grandissimo Gilles Villeneuve. (Zonda Gilberto, presidente do Clube)

— Bom dia Sr. Chico Lelis,

Estamos satisfeitos por você ter entrado em contato conosco para obter informações sobre o nosso Clube (https://www.27gilles.it/storia). Nosso clube é único na Itália (e talvez no mundo) a receber o nome só e exclusivamente do grande Gilles Villeneuve.

Eu descobri este clube quando, junto com meu amigo Vicente Alessi (Autodata), estivemos rodando pela Itália (depois do lançamento da segunda geração do Fiat Cinqüecento), para ir até a Erbè, onde nascera o “nono” dele, Giuseppe Alessi. E ali onde um parque com homenagem a  Gilles Villeneuve, um dos mais carismáticos e “atrevidos” piloto da F-1, nos anos 70, que correu pela Ferrari e, com um deles, o F104, venceu uma disputa (de um quilômetro) com o jato (Starfighter F-104S, prefixo 51-02) da Aeronáutica Militar Italiana, no aeroporto de Istrana, em 1981.

 A História do Clube

 Em 8 de setembro de 1974, um grupo de entusiastas e simpatizantes da Ferrari fundou o “Club Ferrari Erbè” que, com a autorização do fundador Enzo Ferrari, registrado oficialmente da casa Maranello com o número 53.

Os membros fundadores foram: Antonio Benedini, Gianluigi Bernabè; Luigi Cestaro e Garduccio Cestaro, Bruno Ortelli, Oddone Sabaini, Alessandro Silvestris e Fabrizio Sylvestris.

Gilberto Zonda orgulha-se ao dizer que “O nosso clube é o único na Itália (e talvez no mundo) a receber o nome exclusivamente do grande Gilles Villeneuve.

Placa do Monumento a Gilles Villeneive (Foto: Motor Web Museum)

Também lhe dedicamos um monumento além dos já existentes em Berthierville, Zolder e Imola, mas nosso monumento localizado no parque é certamente o mais volumoso e vistoso.

Monumento a Gilles Villeneuve (Foto: Motor Web Museum)

Em 4 de outubro de 1983, o clube dedicou a ele um monumento de bronze (foto de abertura), obra do escultor Fulvio Sandri conhecido como “Cassan”, e em homenagem a Gilles foi adotado o novo nome de “Club Ferrari Gilles Villeneuve”.

Em setembro de 2006, o nome do clube passou a ser oficial e definitivamente o atual “Club Gilles Villeneuve Erbè” porque a diretoria não acatou uma ordem da Ferrari para se cobrar a taxa de ingresso em sua equipe, a chamada “taxa da paixão”. Para selar o evento, naquele mesmo ano, o avião que está no parque foi doado pela Aeronáutica Militar Italiana.

Gilles nasceu em Quebec, no Canadá, em 18 de janeiro de 1950 e faleceu em um acidente durante a sessão de classificação para o Grande Prêmio da Bélgica em Zolder, no dia 8 de maio de 1982. Ele bateu na traseira do March de Jochen Mass, a 220 km/h.

Ele começou sua carreira sendo campeão canadense e norte-americano, na Fórmula Atlantic, em 1976, sendo bi do canadense, em 1977. Em sua primeira prova na F-1, em 1977 (GP da Grã-Bretanha, em Silverstone) ele correu como terceiro piloto, com um McLaren M23 (mesmo modelo com que Emerson Fittipaldi ganhou o campeonato de 1974), ao lado do inglês James Hunt e do alemão Jochen Mass. Largou em 9º, mas acabou chegando em 11º por problemas mecânicos do carro.

Naquele mesmo ano foi para a Ferrari, para ser companheiro do argentino Carlos Reutmann. Por falar em Ferrari, seu criador Enzo Ferrari era fã de Gilles, pela sua forma de pilotar (na foto ao lado, nota-se a descontração do encontro entre eles).

Enzo Ferrari em descontraído bat-papo com Gilles Villeneuve durante um teste na Pista de Fiorano (foto> Ferreri)

Gilles deixou dois filhos, que também foram pilotos. O mais conhecido deles, Jacques, campeão da F-1 em 1997 e o Jacques-Joseph, que correu na F Indy, participando de 36 provas, saindo vencedor na Road America, em Elkhart Lake, 1985.

Por sua vez, Gilles venceu as etapas de F-1 no Canadá (1981), África do Sul e EUA e Oeste dos EUA (1979) e Mônaco e Espanha (1981).

Gilles e suas duas paixões (Foto: <Motor Web Museum)

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







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Foto: Divulgação Mitsubishi

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