A Zenvo, marca dinamarquesa fabricante de superesportivos, também aproveitou o evento californiano Monterey Car Week para apresentar seu mais novo modelo: o Aurora, que terá duas versões com trem de força híbrido sendo que a mais potente pode entregar até 1.876 cv e levar o carro a velocidade máxima de 448 km/h, conforme informou a fábrica.
O destaque é para o motor a combustão V-12 com quatro turbocarregadores desenvolvido pela própria Zenvo, em parceria com a fornecedora alemã de autopeças Mahle. Denominado Mjolner (homenagem ao martelo de Thor) V12-4T, o motor de 6.6 litros tem potência de 1.276 cv a 8.000 rpm, com a faixa vermelha chegando em 9.800 rpm.
Junto com o motor a combustão três motores elétricos de 200 cv cada, sendo um integrado ao trem de força e um em cada roda dianteira. O Aurora será oferecido com duas especificações: ‘Agil’ e ‘Tur’. A primeira é uma versão focada em pista, sem os dois motores dianteiros, e apenas com tração traseira, com peso seco de 1300 kg. Ela vem com uma série de apêndices aerodinâmicos para melhorar a aderência em circuito.
Já a versão Tur, de Turismo, e a mais potente com tração nas quatro rodas e vetorização de torque no eixo dianteiro para proporcionar desempenho mais seguro na estrada, já que não vem com os adendos aerodinâmicos do Agil. Além dos dois motores elétricos adicionais, o Tur recebe acabamento mais requintado na cabine, o que contribui para um aumento de 150 kg no seu peso seco.
Suas dimensões são 4.819 mm de comprimento com entre-eixos de 2.800 mm, largura de 2.020 mm e altura de 1.117 mm.
Com estrutura monobloco toda em compósito de fibra de carbono, a Zenvo afirma que o Aurora, em ambas as versões, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos, superando o Bugatti Chiron Super Sport, antes de atingir uma velocidade máxima de 448 km/h. Tracionada apenas pelos motores elétricos dianteiros, a versão Tur tem alcance de 35 quilômetros e total de 450 quilômetros.
Os preços começam em € 3,6 milhões (cerca de R$ 19,6 milhões), mas que pode aumentar muito mais dependendo de detalhes de personalização e opcionais. A Zenvo planeja fabricar o total de 100 carros – 50 de cada especificação – a partir de 2025, e as entregas aos clientes começarão somente em 2026.
RM