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Home Avaliações

NOVA VW SAVEIRO EXTREME 2024, NO USO (COM VÍDEO)

VERSÃO COM CABINE DUPLA É O NOVO TOPO DE GAMA DA PICAPE COMPACTA DA VOLKSWAGEN

identicon por Gerson Borini
28/09/2023
em Avaliações, Outros, Testes

Lançada recentemente, a Saveiro 2024 traz modificações pontuais no desenho exterior e conserva a mecânica consagrada com motor transversal na dianteira, câmbio manual e suspensão traseira por eixo de torção. As versões de cabine dupla têm apenas duas portas, o que dificulta o acesso ao banco traseiro, e a caçamba de 580 litros permite transportar 255 kg de carga, se considerarmos 350 kg dos cinco ocupantes da cabine, para atingir a capacidade máxima de 605 kg de carga.

Assista ao vídeo desta avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.

Versões

São quatro versões disponíveis para 2024, com a seguinte tabela de preços públicos sugeridos:

– Robust Cabine Simples – R$ 95.770
– Robust Cabine Dupla – R$ 101.490
– Trendiline Cabine Simples – R$ 109.710
– Extreme Cabine Dupla – R$ 114.580 (versão testada) – substituiu a antiga versão Cross
Obs.: Produtores rurais e empresas são agraciados por descontos específicos para esse tipo de veículo.

Todas utilizam a mesma motorização VW EA-211, o conhecido motor de 4 cilindros em linha, montado na transversal com bloco e cabeçote em alumínio com duplo comando de válvulas e 4 válvulas por cilindro. A injeção é feita nos dutos, a aspiração é atmosférica e utiliza álcool, gasolina ou mistura dos dois em qualquer proporção.

Motor EA-211 é certeza de bom desempenho com baixo valor de manutenção

A potência máxima de 106/116 cv aparece a 5.750 rpm e o torque máximo de 15,4/16,1 m·kgf, a 4.000 rpm. Uma aplicação consagrada e que ainda atende as normas de emissões com consumo energético de 1,82 MJ/km, o que corresponde ao consumo de 11,4/7,9 km/l na cidade e 12,5/8,8 km/l na estrada, conforme homologação junto ao Inmetro. No trecho entre São Paulo e Campinas o consumo foi de 15 km/l, porém o veículo veio abastecido com uma mistura de gasolina e 30% de álcool em vez de 27% conforme a especificação regulamentar, o que poderia resultar em consumo ainda menor.

O câmbio manual de 5 marchas, com tração nas rodas dianteiras preserva uma das melhores características dos carros da VW com câmbio manual, que é o engate de marchas. Em todas as condições de uso o engate é sempre leve e preciso. A sensação na alavanca de que a marcha foi engatada e se pode tirar o pé da embreagem, é perfeita, tanto subindo marchas quanto reduzindo.

Trambulador de marchas tem o DNA VW em  precisão, leveza e esforço de engates

O pedal de embreagem tem esforço na medida correta, nem muito leve e nem pesado. A modulação do sistema é eficiente e para aqueles que ainda têm dificuldade na “prova de morro” com câmbio manual, a Saveiro oferece o assistente de partida em aclives que mantém o veículo automaticamente imobilizado de dois a três segundos.

O escalonamento das marchas é outro ponto a ser elogiado e seu comportamento pode ser visualizado no gráfico de dente de serra abaixo:

Gráfico do dente de serra formado pelo escalonamento das marchas mostra a 4a e 5a marchas mais longas em relação às três primeiras

A relação da quinta marcha permite trafegar a 120 km/h a 3.400 rpm, o que se traduz em bom nível de ruído interno em todas as faixas de velocidade medida. E mesmo em aceleração o nível de ruído é aceitável e permite boa interlocução entre os ocupantes. Veja os valores nos gráficos abaixo:

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Dinâmica ajustada

Apesar de ainda utilizar sistema de direção com assistência hidráulica, quando seus principais concorrentes já utilizam assistência elétrica, a dirigibilidade da Saveiro não fica comprometida. O ajuste e calibração do sistema é bem adequado, permitindo satisfatória definição do centro e aumento progressivo do esforço ao iniciar o esterço. O esterçamento com o veiculo estático também tem esforço satisfatório.

Visual exterior é bem atraente e transmite robustez

Na suspensão os engenheiros da VW levantaram a altura livre do solo em 10 mm e a utilização de batentes hidráulicos nos amortecedores evitam o ruído de queda de roda no final de curso de distensão. Na traseira o uso de batente de Celasto na haste do amortecedor em conjunto com batente de borracha no centro da mola minimiza a deflexão da suspensão sob carga ou em obstáculos que causam o fechamento da suspensão. Esse conjunto se traduz em maior conforto e menor possibilidade de interferência com o solo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Para o uso fora de estrada em condições leves a picape está equipada com sistema de controle de estabilidade e tração que aplica o freio da roda motriz com perda de tração, transferindo maior potência à roda em contato com o solo, e dosando a potência do motor.

Pneus 205/60R15 têm boa absorção de impacto e baixo nível de aspereza

No sistema de freios a VW adota disco nas quatro rodas (dianteiros ventilados) deixando os que fazem questão freio a disco na traseira mais contentes. A modulação do pedal de freio é equilibrada e o ABS é pouco intrusivo. Mesmo nos pisos de baixo atrito a atuação do sistema é tardia, o que traz mais segurança a motoristas inexperientes.

Versão Extreme substitui a antiga versão Cross

Modificações no design

O capô do motor está mais alto e conecta-se diretamente aos para-lamas . Na grade frontal aparece um friso cromado ao centro que tem continuidade nos faróis, dando a assinatura frontal.

A grade inferior tem ampla abertura com friso pintado de cinza e nas extremidades do para-choque encontram-se os faróis de neblina com moldura em plástico preto. Todo esse novo conjunto passa a impressão da picape estar mais larga, apesar de manter a largura de 1.721 mm.

Mudança mais substancial está na dianteira do veículo; novo nome Extreme aparece no capô

Na traseira a tampa da caçamba recebe uma faixa preto fosco fazendo a conexão entre as lanternas, tendo o mesmo efeito da dianteira para alargar visualmente o veículo, detalhe só visto nas versões Trendiline e Extreme. As lanternas recebem uma máscara negra e o  para-choque traseiro é preto e com um aplique plástico pintado de cinza na parte inferior. Os sensores de estacionamento traseiro embutidos no para-choque garantem mais tranquilidade ao estacionar, juntamente com a orientação para baixo automática do retrovisor direito com o engate da marcha a ré.

Faixa preto fosco interligando as lanternas aumenta o aspecto dimensional do veículo

No interior, a modificação ficou nas novas cores do quadro de instrumentos que segue com a mesma disposição de conta-giros à esquerda e velocímetro à direita, ambos analógicos  No centro do quadro está a tela TFT para o computador de bordo e demais informações de condução.

Quadro de instrumentos bem completo com novas cores

Os bancos dianteiros proporcionam boa acomodação e mesmo em trechos mais longos não senti fadiga corporal. Seu revestimento em tecido misto é bem agradável ao toque e não esquenta mais do que o normal. Já a acomodação no banco traseiro requer um malabarismo a mais para o acesso com a reclinação do encosto dianteiro, e exige comprometer a posição dos bancos dianteiros para acomodar adultos no banco traseiro. É uma condição mais adequada a crianças e que inexplicavelmente não possui engates Isofix para bancos infantis.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conectividade

A central multimídia é adequada para o tipo de veículo, mas a conexão USB na face frontal deixa o fio pendurado, causando incômodos para as trocas de marcha. O sistema de ar-condicionado é convencional e tem boa eficiência, ajudado pelo menor volume da cabine.

Através do volante multifuncional é possível executar as principais funções do sistema de som, telefonia e comandar o computador de bordo. Enquanto o ponto positivo fica para o controle de velocidade de cruzeiro, mesmo com câmbio manual, que é ativado através de funções secundárias na alavanca de seta. Uma vantagem a mais para quem optar por esse veículo e tiver que fazer viagens mais longas.

Bom espaço nos bancos dianteiros

Caçamba

Um dos pontos positivos é a capota marítima que proporciona boa vedação dado seu tipo de fechamento sobreposto à estrutura da carroceria. O protetor plástico reveste todo interior da caçamba, incluindo tampa traseira e se mostra bem robusto. As argolas para amarração de carga são apenas quatro, sendo duas frontais e duas nas laterais traseiras, dando pouca versatilidade para cargas baixas e bem altas.

Caçamba com revestimento e apenas duas argolas para fixação de carga

A tampa da caçamba tem trava elétrica em conjunto com as portas do veículo e um dispositivo de molas faz o alívio de peso, facilitando a abertura e fechamento. E somente com a tampa aberta que é possível o acesso ao sistema de travamento bandeja do estepe sob o assoalho da caçamba.

Logotipo Extreme na coluna traseira

O “santantônio” fixado na borda da caçamba sobe até o teto da cabine em desenho exclusivo da versão Extreme onde se interliga às barras longitudinais do teto. E para proteção do vidro vigia há duas barras horizontais, que dependendo da estatura do motorista podem ser um obstáculo à visão do retrovisor interno.

Silhueta do veículo fica avantajada com “santantônio” e barra longitudinal do teto

Conclusão

Aparentemente a VW adotou o lema de que em time que está ganhando não se mexe. A Saveiro pode não ser o veículo mais vendido da marca e muito menos do segmento de picapes compactas, mas é um veículo que atende seu público e mantem a marca dentro do segmento.

Foto tradicional AE

As pequenas modificações apresentadas para a linha 2024 deixam a picape com cara mais atual em relação aos demais veículos VW sem adotar modificações estruturais que poderiam encarecer o produto. Talvez a VW esteja guardando algo mais substancial para daqui a dois  ou três anos.

GB

(Atualizada em 29/9/23 às 12h57, correção de informação no texto e na ficha técnica, bloco do motor é de alumínio e não de ferro fundido)

FICHA TÉCNICA NOVA VW SAVEIRO 2024
Robust CS Robust CD Trendline CS Extreme CD
MOTOR
Designação EA-211
Tipo 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 76,5 x 86,9
Cilindrada (cm³) 1.598
Taxa de compressão (:1) 11,5
Potência(cv/rpm, G/A) 106 / 116 / 5.750
Torque (m·kgf/rpm) 15,4/ 16,1 / 4.000
Gerenciamento do motor Marelli 9GV
Comprimento da biela (mm) 140
Relação r/l 0,31
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo com câmbio manual de 5 marchas e ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 3,769; 2ª 2.095; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182
Relação do diferencial (:1) 4,357
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem Ø 20 mm
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mín. de curva (m) 12,3
Relação de direção (:1) 15,8
N° de voltas entre batentes 3
Diâmetro do volante (mm) 370
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 280
Traseiros (Ø mm) Disco / 230
RODAS E PNEUS
Rodas Aço 6J x 15
Pneus 205/60R15H
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.076 1.102 1.076 1.135
Bruto total 1.740 1.740 1.740 1.740
Carga máxima 664 638 664 605
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, picape cabine simples, 2 portas, 2 lugares, subchassi dianteiro Monobloco em aço, picape cabine dupla, 2 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro Monobloco em aço, picape cabine simples, 2 portas, 2 lugares, subchassi dianteiro Monobloco em aço, picape cabine dupla, 2 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.493
Largura sem/com espelhos 1.721 / 1.898
Altura 1.520 1.561 1.520 1.560
Distância entre eixos 2.752
Bitola dianteira/traseira 1.431 / 1.493 1.431 / 1.494 1.431 / 1.494 1.431 / 1.494
Distância mínima do solo n.d.
CAPACIDADES (L)
Caçamba 942 580 942 580
Tanque de combustível 55
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 10,4 / 9,9 10,6 / 10,1 10,4 / 9,9 10,8 / 10,2
Aceleração 0-1.000 m (s, G/A) 32,1 / 31,5 32,4 / 31,8 32,1 / 31,5 32,5 / 31,9
Velocidade máxima (km/h, G/A) 176 / 181 175 / 179 176 / 181 174 / 178
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRRO PBEV
Cidade (km/L, G/A) 11,4/7,9
Estrada (km/L, G/A) 12,5/8,8
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª (km/h) 35,4
Rotação em 5ª a 120 km/h (rpm) 3.390
Rotação à vel. máxima, 4ª (rpm) 6.180

 

CONTEÚDO DA SAVEIRO 2024
Robust CS Robust CD Trendline CS Extreme CD
Fechadura da tampa traseira pelo logotipo • • • •
Acionamento elétrico dos vidros • • • •
Ajuste de altura do banco do motorista • • • •
Ajuste de altura e distância do volante de direção – – – •
Alarme com controle remoto – – – •
Alerta de cinto de segurança do motorista desatado • • • •
Alerta de freada de emergência • • • •
Alerta sonoro de lanternas ligadas • • • •
Antena no teto • • • •
Apoio lateral para acesso a caçamba • • • •
Arco de proteção (“santantônio”) com função de defletor e braços estendidos sobre as laterais da caçamba – – – •
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen • • • •
Assistente de partida em aclives • • • •
Banco traseiro para 3 passageiros com 3 apoios de cabeça n.a. • • •
Barra de apoio para carga no teto • • • •
Bolsas infláveis para motorista e acompanhante • • • •
Carcaças dos retrovisores externos na cor preto Ninja – – – •
Chave tipo “canivete” sem controle remoto • • • •
Cintos de segurança com pré-tensionador • • • •
Cintos de segurança traseiros de três pontos (3) n.a. • • •
Controle de estabilidade e tração • • • •
Console central com porta-copos • • • •
Controle da pressão dos pneus – – – •
Direção com assistência hidráulica • • • •
Emblema “Robust” na tampa traseira • • • •
Espelho externo do lado direito com função de abaixar orientação ao engatar ré – – – •
Espelhos retrovisores externos com repetidoras de setas • • • •
Estepe sob a caçamba • • • •
Faróis com luz de aproximação e acompanhamento – – • •
Faróis de neblina – – – •
Faróis simples com máscara escurecida • • • •
Grade de proteção na janela traseira • • • •
Grade dianteira em preto fosco • • • •
Iluminação da caçamba integrada à terceira luz\ de freio • • • •
Indicador de troca de marcha • • • •
I-System com Eco-Comfort – Computador de bordo – – – •
Maçanetas das portas na cor do veículo – – – •
Moldura nas caixas de rodas • • • •
Molduras alargadoras nas caixas de rodas – – – •
Para-choques em preto fosco • • • •
Para-sóis com espelho e iluminação
Para-sol com espelho para passageiro • • • •
Partida a frio sem auxílio de gasolina • • • •
Porta USB no console central • • • •
Porta-objetos nas laterais das portas • • • •
Porta-objetos no dorso do encosto do banco dianteiro direito – – – •
Preparação para sistema de som com fiação • • • •
Protetor da caçamba • • • •
Quadro de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível • • • •
Quatro alto-falantes, dois tweeters e antena de teto – – – •
Rack de teto longitudinal • • • •
Retrovisores externos com controle interno manual • • • •
Sapatas dos pedais esportivas – – – •
Sensor de estacionamento traseiro • • • •
Sistema de áudio tátil “Composition Touch” com App-Connect e porta USB – – – •
Tampa da caçamba com amortecedor e chave • • • •
Temporizador do limpador do para-brisa • • • •
Tomada 12 V no console central • • • •
Travamento elétrico das portas • • • •
Volante multifuncional revestido de couro com comando do sistema de áudio e I-System – – – •
PACOTES OPCIONAIS: 1) controle de descida com ABS off-road; 2) controlador automático de velocidade; 3) retrovisor interno eletrocrômico; 4) sensores de chuva e crepuscular – – – •
PACOTES OPCIONAIS: 1) Trendline Conforto com: rodas de liga de alumínio de 15″, ajuste de altura do volante de direção em altura e distância, câmera de ré, capota marítima, ganchos para amarração da carga, faróis de neblina 2) Interatividade Composition Touch com: sistema de áudio “Composition Touch” com App-Connect; dois alto-falantes; volantes multifuncional com comando do sistema de áudio w do “I-System” – – • –
• sim   – não   n.a. – não aplicável
Tags: GBGerson Borinipicape cabine duplapicape compactaVolkswagen Saveiro ExtremeVW Saveiro Extreme
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