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Home Avaliações

PEUGEOT 2008 STYLE 1,6-L THP, NO USO

SUVE COMPACTO QUE SE DESTACA PELO BOM DESEMPENHO E IDEAL PARA CASAIS, ONDE O ESPAÇO NO BANCO TRASEIRO NÃO É O PRINCIPAL REQUISITO

identicon por Gerson Borini
22/09/2023
em Avaliações, GB, Outros, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A linha 2024 do suve compacto da Peugeot chegou com algumas diferenças para melhor atender o mercado e principalmente com uma faixa de preços mais competitiva para enfrentar a concorrência desse segmento.

Os modelos estão disponíveis nas seguintes versões e preços:
ALLURE 1.6 – R$ 109.990
ROADTRIP 1.6 – R$ 114.990
STYLE 1.6 THP – R$ 129.990 (versão testada)
GRIFFE 1.6 THP – R$ 134.990

Motor e câmbio

O 2008 Style, testado esta semana, passa a ser equipado apenas com motor 1,6-l turbocarregado, flex, e assim como as demais versões é equipado com câmbio automático de seis marchas Aisin TF-71SC para tração dianteira. Esse motor de quatro cilindros em linha e montado na transversal tem bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas com variação de fase no comando de admissão e utiliza corrente. Entrega a potência máxima de 165/173 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 m.kgf aparece a 1.400 rpm. O interresfriador é do tipo ar-ar e está montado junto à grade frontal.

A integração do motor à carroceria é muito boa passando baixos níveis de vibração para o interior do habitáculo

Através da alavanca de câmbio é possível selecionar o modo manual com trocas de marchas pela própria alavanca. No console central, junto à alavanca de câmbio está o seletor rotativo para alternância entre os cincp modos de condução, sendo um para desativação do controle de estabilidade e tração.

Console central acomoda a alavanca de câmbio e seletor de modos de condução; a alavanca de freio de estacionamento em formado diferenciado trouxe exclusividade mas acabou deixando pouco espaço para os porta-copos

A dirigibilidade é bem agradável, tem boa progressividade e nas acelerações suaves parece que vai faltar potência, mas basta pressionar um pouco mais o pedal do acelerador para completar uma ultrapassagem sem sustos. O curso do pedal do acelerador mais longo traz essa suavidade de condução e ao mesmo tempo essa necessidade de utilizar todo o curso. Ao selecionar o modo Sport a resposta do pedal fica mais positiva e os pontos de troca de marchas ocorremr em rotações mais elevadas.

Durante a semana de testes o consumo de combustível utilizando álcool foi de 12,5 km/l no combinado de cidade/estrada, sendo que os valores homologados junto ao Inmetro indicam 11,2/7,8 km/l na cidade e 12,9/9,1 km/l na estrada. E em termos de desempenho alcança 100 km/h em 8,3/8,1 segundos com velocidade máxima de 206/209 km/h (G/A). Um resultado muito bom para um suve compacto onde os 1.246 kg de ordem de marcha ajudam a alcançar.

Silhueta do carro mostra o teto levantado a partir da coluna “B” (central), o que proporciona melhor acomodação para os passageiros traseiros quanto a espaço para cabeça

Espaço e conforto

Dentro do segmento de suves compactos o Peugeot 2008 é o que entrega menor espaço para os ocupantes do banco traseiro. A acomodação de dois adultos requer uma maior boa vontade dos ocupantes dos bancos dianteiros. E mesmo com essa limitação de espaço na cabine o porta-malas deixou de ser agraciado com maior volume. Os 402 litros estão dentro da média do segmento e tem vantagem de crescer para 1.172 litros com o encosto inteiriço do banco rebatido.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Para compensar a falta de espaço para as pernas no banco traseiro, os engenheiros da Peugeot instalaram alças de teto na traseira, portanto se não acomoda bem as pernas, pelo menos os braços ficam melhor acomodados.

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Nos bancos dianteiros o conforto é adequado para o propósito do veículo e o revestimento misto com tecidos de duas cores e tecido sintético que imita couro deixa o interior bonito e atraente. A regulagem de altura manual do banco do motorista , em conjunto com ajuste de altura e distância no volante, favorece a posição de dirigir.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O i-cockpit utilizado pela Peugeot em seus veículos é aquele conceito que uns amam e outros odeiam devido a necessidade de visualizar o quadro de instrumentos por cima do aro do volante. Eu fico no meio do caminho e me agrada a configuração do conta-giros à esquerda e velocímetro à direita, ambos analógicos em sentido horário. Ao centro do quadro de instrumentos está o computador de bordo com as funções básicas e apresentação da velocidade em digital.

Quadro de instrumentos completo e tradicional

A central multimídia faz pareamento por Android Auto e Apple CarPlay através de cabo USB com a desvantagem da conexão frontal, deixando o fio pendurado. O posicionamento da tela tátil é flutuante e destacado do painel de instrumentos, facilitando a operação. A mesma facilidade existe para operar a central automática do ar-condicional de duas zonas que está localizada abaixo da multimídia.

Desenho do painel de instrumentos é bom completo mas traz o inconveniente da posição da tomada USB que deixa o fio pendurado

A suspensão McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira foram ajustadas para maior conforto com bom equilíbrio de movimentação entre os eixos. A filtragem das irregularidades do solo é aceitável, e o nível de aspereza de rodagem está na média da categoria. Os pneus Pirelli Cinturato P7 205/60R16 têm boa altura de flanco e fazem bem o trabalho de absorção. Sem prejuízo para o desempenho em curvas, mas lembrando que o Peugeot 2008 Style está longe de oferecer características esportivas de rodagem, apesar do seu visual jovial.

Máscara negra na tampa traseira e desenho das lanternas incrementam o visual da traseira; para-choque protege bem a tampa traseira de pequenas colisões

Aparência externa

Agradável seria o melhor adjetivo para se utilizar na aparência exterior do Peugeot 2008 Style. O contraste entre a cor prata e os adereços em preto deixaram o carro charmoso e o teto pintado de preto brilhante é aquele tipo de solução que não agrada a todos devido o conforto térmico na cabine, mas é inegável que destaca mais as formas do veículo.

As caixas de rodas têm molduras plásticas que se conectam através da moldura lateral inferior e quando chegam ao para-choque dianteiro formam uma máscara negra nos faróis de neblina.

Eliminação de cromados é vista na parte frontal também

O para-choque traseiro é saltado em relação à carroceria protegendo a tampa traseira e vidro vigia contra a eventual impacto em poste. As lanterna em LED são destacadas pela barra pintada em preto brilhante que as interligam. O defletor do teto é outro apêndice funcional da parte aerodinâmica que também aumenta o tamanho do veículo.

Rodas pintadas em preto brilhante com elementos vazados permitem visualizar o freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira. E as carcaças dos retrovisores externos e grade frontal completam o visual escurecido do veículo, que ainda eliminou todos os frisos cromados.

Logotipo da versão do veículo e rodas com desenho exclusivo

Conclusão

O Peugeot 2008 Style demonstra que pode ser uma boa opção para famílias jovens ou casais onde o espaço e conforto no banco traseiro não seja a principal necessidade. As barras longitudinais no teto sugerem a possibilidade de transportar um volume.

Iluminação é eficiente, mesmo utilizando lâmpadas de filamento halógenas

O conforto de rodagem, nível de ruído a bordo e, principalmente, o bom desempenho do motor 1,6-L turbo favorecem aqueles que gostam de longas horas na estrada, o que é auxiliado pelo controle de velocidade de cruzeiro do tipo convencional. É m pacote de equipamentos honesto para a faixa de preço do mercado atual. Para alguns ainda faltaria o teto solar panorâmico que só é oferecido na versão Griffe THP, a topo de gama.

GB

FICHA TÉCNICA PEUGETO 2008 STYLE 2024
MOTOR
Designação EP6CDTM
Descrição 4 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico, turbocarregador de dupla voluta com interresfriador, injeção direta, flex
Cilindrada (cm³) 1.598
Diâmetro e curso (mm) 77 x 85,8
Taxa de compressão (:1) 10,2
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 165/173/6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) 24,5/1.400
Comprimento da biela (mm) n.d
Relação r/l n.d
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo automático epicíclico (Aisin) de 6 marchas + ré, tração dianteira
Relações da marchas (:1) n.d.
Relação de diferencial (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes n.d.
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,4
FREIOS
Dianteiros, tipo (Ø mm) Disco ventilado, 283
Traseiros, tipo (Ø mm) Disco, 249
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7Jx16
Pneus 205/60R16
Estepe temporário Aço, 4Jx15, pneu T125/80R15
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,35
Área frontal (calculada) (m²) 2,297
Área frontal corrigida (m²) 0,804
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 402/1.172, até teto com banco traseiro rebatido
Tanque de combustível 55
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.246
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.159
Largura sem/com espelhos 1.739/n.d.
Altura 1.583
Distância entre eixos 2.542
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 8,3/8,1
Velocidade máxima (km/h) 206/209
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) (G/A) 11,2/7,8
Estrada (km/l) (G/A) 12,9/9,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) n.d.
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) n.d.
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) n.d.
CONTEÚDO DE SÉRIE PEUGEOT 2008 STYLE THP 2024
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Alerta de colisão frontal
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro desatado
Bolsas infláveis frontais e laterais
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis  de neblina
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência
Imobilizador de motor
Luz de neblina traseira
Luz de rodagem diurna em LED
 APARÊNCIA
Defletor de teto traseiro
Grade dianteira em preto
Lanterna em LED
Logotipo Style na lateral
Maçanetas externas na cor do veículo
Maçanetas internas pintadas de cinza
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor preta
Rack de teto na cor cinza
Roda de liga de alumínio aro 16? com design exclusivo para a versão Style
Tampa traseira com efeito blackout
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Alça de teto inclusivw para o passageiros traseiros
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente de partida em aclive
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual pela alavanca seletora
Câmera de ré
Cobertura do porta-malas
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo)
Console central com porta-objetos
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade
Controles de áudio e telefone no volante
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e pintado de preto
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual)
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto
Luz de teto traseira
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
Painel de instrumentos i-Cockpit analógico
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação
Sensor de estacionamento traseiro
Tomada 12 V no console central
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
BANCOS
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro rebatível
ENTRETENIMENTO
Alto-falantes (6)
Antena de teto
Central multimídia Peugeot Conect com tela LCD tátil de 7?, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth  e entrada USB
ACABAMENTO INTERNO
Acabamento interno em preto  exclusido da versão Style
CORES EXTERNAS
Vermelho Rubi, cinza Artense. preto Perla Nera, cinza Graffito, branco Nacré
GARANTIA
36 meses






Tags: GBGerson BoriniPeugeot 2008 Style
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Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação Stellantis)

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