Por que revisita? É que só o dirigi em agosto de 2020, aliás teste completo, com vídeo e tudo e gostei do conjunto Vi nele qualidades, boa construção, espaçoso, ótima mecânica, um rodar perfeito, porta-malas de quase 350 litros, boa percepção de qualidade. O motor EcoBoost de quatro cilindros 1,5-litro turbo de 150 cv e 22,9 m·kgf se mostrou competente para eu peso de 1.632 kg, e o suve não era lerdo como muitos diziam, só não era “esportivo” no sentido de desempenho. Mesmo assim seu 0-100 km/h oficial era de 11,8 segundos, o que para uso normal é mais que suficiente (pelo menos para mim). O torque máximo que aparecia a apenas 1.500 rpm explica, a essa rotação e com acelerador todo aberto o motor já entregava 48 cv. E chegava a 180 km/h, mais não ia por a velocidade máxima ser limitada.
Decorridos exatamente três anos, chegou o novo Territory, o Gerson foi ao lançamento, escreveu a matéria e vi mudanças importantes. a começar pelo ganho de 19 cv e 2,6 m·kgf. Mesmo “engordando” 73 kg por contra da carroceria maior (de 4.580 a 4.630 mm de comprimento), o desempenho melhorou, 0-100 km/h agora é feito em 10,3 segundos, mas a velocidade máxima, que é limitada, foi mantida. A relação peso-potência, antes 10,9 kg/cv, agora é 9,6 kg/cv.
Mudança radical nos câmbios automáticos, que de CVT 8-marchas com conversor de torque passou a robotizado dupla-embreagem em banho de óleo e sete marchas. E outra bem-vinda mudança, o tanque passou de 52 para 60 litros, bom exemplo de ir na contramão de uma tendência que só prejudica o consumidor.
Em vista das novidades no Territory — agora só há a versão Titanium, a SEL não é mais importada — me deu vontade de andar nele. Pensei em pedir um à Ford, mas achei que não ficaria bem, a matéria do Gerson ainda estava fresca. Mas alguém da imprensa Ford parece ter lido meu pensamento e me ofereceu um.
Só o usei na cidade. O consumo nunca baixou de 9,4 km/l e nunca chegou a 10 km/, bom para um veículo desse porte e peso. O diâmetro mínimo de curva de 11,9 m não chega a atrapalhar nas ruas mais estreitas de bairro, mas os 179 mm de vão livre do solo dispensam tanta atenção aos dejetos viários chamados lombadas.
Para o meu gosto o rodar é confortável sem excesso de maciez de molas e de carga dos amortecedores. A direção, eletroassistida, que teve o diâmetro do volante o aumentado em 10 mm para 380 mm, com seção achatada como antes, não chega a incomoda. É das melhores em leveza em baixas velocidades e em aumento de peso acompanhando a velocidade. Tem centro bem definido, sempre agradável. São 2,7 voltas entre batentes e sua relação é de 15:1.
Três pontos sobressaem no Territory. A suavidade do motor é notável. Pode ser atribuída a dois fatores. um, o fato de o curso dos pistões ser menor que o diâmetro dos cilindros, 79 x 76 mm,) ao contrário do que se vem observando hoje. Outro fator responsável pela suavidade e a baixa relação entre o comprimento da biela e o raio da manivela do virabrequim (metade do curso), apenas 0,248. Mais baixa essa relação, mais suave o motor.
Outro ponto a destacar é mesmo com motor transversal e o transeixo ser fora de centro, as duas semiárvores de tração têm o mesmo comprimento, requisito para um carro de tração dianteira ter direção neutra, que não se autoesterça sob grande aplicação de potência.
O terceiro ponto seu subdividem em dois por estarem na mesma parte do veículo. Um, merece todo o aplauso: o Territory tem estepe — temporário, de seção estreita, mas tem. Outro, a capacidade do porta-malas que ganhou 100 litros, 448 agora.
A carga útil não foi informada desta vez. No anterior era 388 kg, bem pouco. Vou solicitar este importante dado ` à Ford.
Nota do autor: em 16/10/23 veio a informação da carga útil: parcos 320 kg. Desse modo, o suve só pode transportar quatro adultos de 70 kg (280 kg) e 40 kg de bagagem no porta-malas. Veio também retificação do peso em ordem de marcha: 1.705 kg e não 2.025 kg, este o peso bruto.
Nota do autor 2: em 19/10/23 a Ford retificou a informação de peso em ordem marcha. De 1.705 kg passou a 1.630 kg e em consequência a carga útil aumentou para 395 kg. Desse modo, cinco adultos de 70 kg (350 kg) e 45 kg no porta-malas podem ser transportados.
O preço publico sugerido do Ford Territory permanece R$ 209.990.
Vala a pena ler a lista de conteúdo em seguida à ficha técnica para constatar a riqueza de equipamentos do novo Territory. E ler o teste do Gerson.
BS
(Atualizada em 16/10/23 às11:55, alteração no segundo parágrafo sobre o aumento de peso em relação ao modelo anterior e informação da relação peso-potência do anterior e do atual. Na ficha técnica, retificação do peso em ordem de marcha e informação do peso bruto total da carga útil, que faltavam)
(Nova atualização em 19/10/23 às 20h45, Ford retificou o peso em ordem de marcha, de 1.705 kg passou a 1.630 kg, com isso a carga útil subiu de 320 kg para 395 kg)
FICHA TÈCNICA NOVO FORD TERRITORY TITANIUM | |
MOTOR | |
Designação | 1.5 EcoBoost GTDI |
Fabricação | Jiangling Motors Co. Ltd. |
Descrição | 4 cil., dianteiro transversal, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, duplo comando, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, ciclo Miller, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.490 |
Diâmetro x curso (mm) | 79 x 76 |
Taxa de compressão (:1) | 11,4 |
Potência (cv/rpm) | 169/5.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 25,5/1.500~3.500 |
Rotação máxima (rpm) | 6.300 |
Comprimento da biela (mm) | 153 |
Relação r/l | 0,248 |
Pressão do turbo relativa (bar) | 1,2 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo com câmbio automático robotizado, 7 marchas, modo,semiárvores de igual comprimento, tração dianteira |
Conexão motor-câmbio | Dupla embreagem em banho de óleo |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 15 |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,9 |
Diâmetro do volante (mm) | 380 (seção achatada) |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
FREIOS | |
Tipo | Hidráulico com servo a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/292 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/301,5 |
De estacionamento | Eletromecânico, rodas traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7,5J x 19, fixação por 5 parafusos |
Pneus | 235/55R19H (Goodyear Efficient Grip) |
Estepe | Roda de aço, temporário T145/80R18M (Linglong) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,64 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.630 |
Largura sem/com espelhos | 1.935/2.177 |
Altura | 1.706 |
Distância entre eixos | 2.726 |
Distância mínima do solo | 179 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.630 |
Peso bruto total | 2.025 |
Carga útil | 395 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 448 / 1.472 com os bancos rebatidos |
Tanque de combustível | 60 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,5 |
Estrada (km/l) | 11,8 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em D (km/h | n.d. |
Rotação a 120 km/h em D (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima em D (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Troca do óleo do motor (km/tempo) | 10.0000 / 1 ano |
Troca do óleo do câmbio (km) | 30.000 |
GARANTIA | 3 anos |
CONTEÚDO DO NOVO FORD TERRITORY TITANIUM |
EXTERIOR |
Espelhos retrovisores externos elétricos, na cor da carroceria, com repetidoras de setas |
embutida, rebatíveis eletronicamente e luzes de boas-vindas |
Faróis com tecnologia Full LED e nivelamento automático |
Faróis de neblina dianteiros e traseiros em LED |
Grade frontal hexagonal |
Lanternas traseiras em LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Maçanetas na cor do veículo |
Racks de teto longitudinais |
Rodas de liga leve de 19” |
Teto solar panorâmico elétrico |
INTERIOR |
Alças de teto dianteiras e traseiras |
Assentos dianteiros ventilados |
Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 direções incluindo ajuste lombar |
Banco do passageiro com ajuste elétrico de 4 direções |
Bancos de couro microperfurado com acabamento premium em dois tons |
Bancos traseiros bipartidos e rebatíveis 60:40 |
Bancos traseiros com apoio de braço central e porta-copos integrado |
Console central com porta-objetos e descansa-braço |
Luz ambiente em LED |
Luzes de leitura na segunda fileira |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Seletor de marchas elétrico rotativo |
Travamento central de portas, vidros e teto solar |
Vidros elétricos um-toque desce e sobe |
Volante em couro com comandos de áudio e voz |
TECNOLOGIA |
Ar-condicionado automático digital duas-zonas com saída de ar para o banco traseiro |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Central multimídia com tela digital tátil de 12,3”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comando de voz, Bluetooth e USB |
Chave com sensor de presença: acesso inteligente |
Computador de bordo |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de atuação automática nas paradas |
Limpador de para-brisa com sensor de chuva |
Porta de carga motorizada com função mãos-livres |
Quadro de instrumentos digital com tela HD de 12.3” configurável |
Quatro modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Serra/Colina |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema de áudio com comandos no volante e 8 alto-falantes |
Sistema de partida por botão |
SEGURANÇA |
Acendimento automático dos faróis |
Alarme perimétrico |
Alerta de cinto de segurança desatado (motorista e passageiros) |
Alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência) |
Alerta de saída e permanência em faixa |
Assistente de descida |
Assistente de partida em aclive |
Bolsas infláveis frontais para condutor e passageiro |
Bolsas infláveis laterais de cortina |
Bolsas infláveis laterais de tórax nos bancos dianteiros |
Câmera 360° com Bird-Eye View |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionador |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3) |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com estratégia para e anda |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Farol alto automático |
Freios a disco nas 4 rodas (dianteiro ventilado) |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego t transversal à retaguarda |
Sistema de estacionamento automático |