A cobertura do lançamento da nova versão com motor Turbo 200 da picape Fiat Strada foi incumbência do nosso editor-chefe, Bob Sharp, que apesar dos perrengues que passou em um bate-volta para Florianópolis, nos brindou com esta matéria bem completa da nova opção de picape compacta. A decisão da Fiat não poderia ser mais acertada do que essa, afinal tinha que trazer alguma novidade na sua linha de picapes para enfrentar a concorrência da Chevrolet Montana.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Nesta semana avaliamos a versão Ultra, que juntamente com a Ranch recebem o motor 1,0-l turbo de potência máxima de 125/130 cv e 20,4 m·kgf de torque máximo. O preço público segue inalterado desde o lançamento para ambas as versões: R$ 132.990. Lembrando que produtores rurais e pessoas jurídicas têm desconto sobre esse preço.
Para abrilhantar nosso vídeo, o pneu dianteiro esquerdo furou na noite anterior à nossa gravação, portanto a solução foi apresentar a picape com o pneu estepe compacto montado e aproveitar para tecer nossos comentários desta situação a que todos estamos sujeitos.
Assista ao vídeo ao vídeo desta avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.
Desempenho
O câmbio automático CVT do fornecedor japonês Aisin só merece elogios. Como já comentado nas avaliações de outros modelos, marcas e versões que utilizam esse mesmo conjunto, o seu desempenho se aproxima de um câmbio com engrenagens epicíclicas, com trocas de marchas bem definidas entre as sete que estão pré-estabelecidas.
A integração entre motor e câmbio está bem-feita, permitindo ótima dirigibilidade em todas as condições normais de uso. Para uso mais esportivo há opção de ativar o modo Sport através de tecla no volante de direção. Com isso a resposta do pedal do acelerador é mais pronta e as trocas de marchas acontecem em rotações mais elevadas.
Pela alavanca de câmbio é possível selecionar o modo manual e efetuar as trocas de marchas sequencialmente. E ainda há a redundância das borboletas atrás do volante para uso a qualquer momento. Um recurso bem útil para estradas sinuosas permitindo uma redução de marcha nas entradas de curva, trazendo aquela sensação de maior segurança.
Os níveis de ruído e vibrações observados complementam a percepção da boa integração entre o conjunto propulsor e a carroceria monobloco do veículo. Em aceleração não se nota vibrações indesejáveis ou níveis de ruído destoantes, e nas medições em velocidades constantes o nível de ruído e a interlocução dentro do veículo é muito boa. Veja os gráficos abaixo:
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Equilíbrio de rodagem
Não se espera de uma picape compacta o conforto de rodagem de um sedã médio, mas a distância entre-eixos de 2.737 mm trouxe equilíbrio na distribuição de peso entre os eixos, e sua movimentação ficou bem balanceada.
A lâmina de mola utilizada na traseira tem curva de atuação parabólica que é dada pela variação da sua espessura ao longo do seu comprimento. E para complementar a progressividade há batente de Celasto que trabalha como segundo estágio. Esse recurso deixa a picape confortável quando vazia, e traz segurança quando carregada com os 650 kg de carga máxima.
Na dianteira está a clássica suspensão McPherson com mola helicoidal e barra antirrolagem, com montagem através de subchassi. As buchas do braço de controle são montadas na horizontal, mostrando que a preocupação dos calibradores de suspensão foi com o desempenho com carga. Mesmo assim o conforto não foi relegado a segundo plano.
O sistema de direção tem assistência elétrica através de motor de passo na coluna de direção e a calibração apresenta melhor positividade em relação às versões anteriores já avaliadas. A curva de progressão de esforço permite leveza para as manobras e firmeza em velocidades mais elevadas, afinal essa picape atinge até 180 km/h quando abastecida com álcool, ou 178 km/h com gasolina.
Conforto e tecnologia a bordo
Enquanto estamos falando da primeira fileira de bancos, os dois dianteiros, podemos dizer que o conforto é bom e permite boa visibilidade 360 graus para o motorista. O revestimento dos bancos com tecido sintético que imita couro é agradável ao toque e a alternância de texturas e as costuras duplas dão um aspecto moderno e harmonioso. O apoio de braço central é outra virtude que encontramos nessa picape.
Mas quando a avaliação muda para o banco traseiro, aparece o desapontamento. O espaço para três ocupantes é limitado, sendo necessário contar com a generosidade dos ocupantes do banco dianteiro para que minimamente dois adultos ocupem esse espaço. A inclinação do encosto não é 100% confortável, mas é melhor que a de muita picape média. Dois pares de engates Isofix para bancos infantis, em vez do único obrigatório, mostram que a Fiat pensou na utilização familiar da picape e não apenas para o trabalho.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Como todo veículo oriundo da engenharia da Stellantis em Betim, a picape traz ótimas opções de porta-objetos espalhados pelo veículo. Os painéis de porta são generosos nesse aspecto, e nos dianteiros aparecem o apoio de braço almofadado. No console central há carregador por indução para bateria de celular e um porta-copos que só cabe um copo mesmo, até uma latinha de refrigerante fica apertada por ali.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A central multimídia está posicionada ao centro do painel de instrumentos com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O controle do ar-condicionado é digital e automático e o sistema como um todo é bem eficiente, mantendo com facilidade a temperatura da cabine e produzindo baixo nível de ruido de operação.
Através do volante multifuncional comandam-se os sistemas de som, telefonia e opera o computador de bordo localizado ao centro do quadro de instrumentos. O conta-giros é pequeno e fica situado à esquerda do velocímetro com a estranha escala em sentido anti-horário.
Não são muitos os sistemas de auxílio ao motorista presentes na nova Fiat Strada Ultra, e muitos deles seriam apenas acréscimos apreciados, porém a falta do controle de velocidade de cruzeiro é imperdoável para uma versão de topo de gama.
Um veículo que combina com o trabalho e lazer
Avaliação de estepe temporário (T 125/80 16)
Como fomos forçados a fazer esta avaliação com o estepe temporário que tem limite de velocidade d 80 km/h, vale tecer alguns comentários dessa experiencia:
A remoção do pneu do seu alojamento sob o assoalho da caçamba é uma operação fácil e o acesso ao sistema de içamento é protegido pela própria tampa da caçamba quando fechada.
O macaco original do veículo tem operação dificultada devido ao estribo lateral, mas de todo modo não é impossível utilizá-lo.
O veículo tende a um leve desvio direcional nas frenagens devido a diferença de área de atrito entre os pneus, e nas acelerações o desvio é menor e aparentemente é compensado pelo sistema de direção eletroassistida.
A estabilidade em curvas, se obedecida a velocidade máxima de 80 km/h, não se notam diferenças, mas ao exceder a velocidade há uma tendencia de abrir o raio das curvas, principalmente para o lado do estepe temporário.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
A picape veio abastecida com gasolina, porém a leitura pelo OBDII indicou que havia 35% de álcool mesclado à gasolina, o que mascara todo o resultado obtido em relação aos valores homologados junto ao Inmetro: 12,1/8,3 km/l na cidade e 13,2/9,4 km/l na estrada (G/A).
No geral, a nova picape Fiat Strada com o motor T200 e nessa versão topo de gama, Ultra, é uma opção a mais para os consumidores desse tipo de veículo. A versatilidade de uma picape é inegável, e no caso desta, a caçamba vem com revestimento, há argolas de amarração de carga bem-posicionadas e tem sua usabilidade aumentada devido a possibilidade de puxar reboque de até 400 kg. A capota marítima não tem vedação perfeita, e a tampa da caçamba conta com sistema de alívio de peso para abertura e fechamento.
Inegavelmente é uma decisão acertada da Fiat, visando manter a Strada como o veículo mais vendido no Brasil em 2023.
GB
(Atualizada em 26/11/23 às12:50, adicionado a dimensão do pneu estepe – T 125/80 16)
FICHA TÉCNICA STRADA ULTRA TURBO FLEX | |
MOTOR | GSE T200 Flex |
Descrição | L-3, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, controle eletro-hidráulico pleno das válvulas de admissão MultiAir III, controle das válvulas de escapamento por árvore de ressaltos acionada por corrente 4 válvulas por cilindro, turbocarregador BorgWarner com interresfriador e válvula de alívio elétrica, pressão de carregamento relativa 1,8 bar, injeção direta, flex |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 125 / 130 / 5.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) | 20,4 / 1.750 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Comprimento da biela (mm) | 149,3 |
Relação r/l | 0,289 |
GERENCIAMENTO DO MOTOR | |
Injeção | Vitesco eletrônica digital |
Ignição | GPEC IV LM |
TRANSMISSÃO | |
Marca e descrição | Transeixo Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas, trocas sequenciais pela alavanca seletora ou borboletas no volante, conversor de torque, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) em manual (:1) | 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1,200; 4ª 0,940; 5ª 0,740; 6ª 0,580; 7ª 0,460; ré n.d., tração dianteira |
Relações das marchas, em automático (:1) | 2,604 a 0,416 |
Espectro manual/automático (:1) | 4,934 / 6,259 |
Relação de diferencial (:1) | 5,698 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.500 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, mola parabólica e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Número de voltas entre batentes | 2,9 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/284, pinça flutuante |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/229 |
Atuação | Hidráulica, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 6Jx16, liga de alumínio, offset 40 mm |
Pneus | 205/55R16 ATR (Dunlop Enasave EC30E SP) |
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, picape cabine-dupla 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,18 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES GERAIS (mm) | |
Comprimento | 4.448 |
Largura sem espelhos | 1.732 |
Altura | 1.577, 1.601 com as barras de teto |
Distância entre eixos | 2.737 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Vão livre entre os eixos | n.d. |
Balanço dianteiro/traseiro | n.d. |
Distância mínima do solo | 185 |
DIMENSOES DA CAÇAMBA (mm) | |
Comprimento | 1.178 |
Largura | 1.310 |
Altura | 606 |
ÂNGULOS | |
Entrada (º) | 23 |
Saída (º) | 29 |
Transposição de rampa (º) | 22 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.251 |
Carga útil | 650 |
Máximo rebocável sem/com freio | 400 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 55 |
Caçamba | 844 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,1 / 8,3 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,2 / 9,4 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,8/9,5 |
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 178/180 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª man./autom. (km/h) | 44,1 / 48,8 |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2.720 man../ 2.460 autom. |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 6.500 (manual somente) |
GARANTIA | |
Termo (meses) | 36 |
CONTEÚDO DA FIAT STRADA TURBO ULTRA |
Ajuste de distância do banco do motorista |
Alarme |
Alça de segurança para o passageiro |
Alerta de cinto de segurança do motorista desatado |
Apoio para o pé esquerdo do motorista |
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura |
Ar-condicionado digital automático |
Atuação temporária (2 segundos) do freio de estacionamento nos aclives |
Bolsas infláveis dianteiras e laterais |
Câmbio automático CVT |
Carregador de bateria de telefone celular por indução (sem fio) |
Central multimídia com tela tátil de 7″ |
Chave com telecomando |
Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem da altura de ancoragem |
Cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos |
Comandos de áudio no volante |
Computador de bordo |
Console central com porta-objetos e porta-copos |
Conta-giros |
Controle de estabilidade e tração |
Controle de tração avançado (TC+) |
Desembaçador do vidro traseiro |
Detalhas externos na cor do veículo |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix para e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis de neblina de LED |
Ganchos para amarração da carga na caçamba |
Grade de proteção no vidro traseiro |
Grade do radiador na cor preta |
Hodômetro digital |
Iluminação da caçamba |
Indicador de marcha em uso |
Indicador do nível de combustível digital |
Limpador e lavador do para-brisa |
Luz de acompanhamento |
Luz da leitura |
Luzes de rodagem diurna |
Maçanetas e retrovisores externos na cor preta |
Moldura nos arcos de roda |
Para-choque traseiro com estribos de superfície antiderrapante |
Para-sóis com espelhos |
Porta objetos nas portas |
Porta-escadas |
Porta-luvas com iluminação |
Protetor de cárter |
Quadro 3.5″ TFT com mostradores de desempenho |
Retrovisores com ajuste elétrico |
Revestimento da caçamba |
Sensor de pressão dos pneus |
Suspensão elevada |
Suspensão traseira por eixo rígido ômega e molas parabólicas longitudinais |
Tampa da caçamba com amortecimento |
Terceira luz de freio |
Travas elétricas |
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico |
Volante com ajuste de altura |
Volante com botão Sport vermelho |
ITENS ESPECÍFICOS DA VERSÃO |
Emblema TURBO (lateral + traseiro) |
Bancos de couro ULTRA com a bandeira da Fiat |
Barras de teto longitudinais em cinza |
Boas-vindas de movimento ULTRA |
Câmera de ré |
Carcaças dos retrovisores preto brilhante |
Chapa de deslizamento cinza |
Costura da coifa da alavanca de câmbio na cor vermelha |
Costura do volante vermelha |
Emblema externo ULTRA |
Estribos laterais |
ITENS OPCIONAIS |
Multimídia com detalhes em preto |
Painel com detalhes em preto metálico |
Pintura metálica |
Pintura sólida |
Rodas de liga de alumínio de 16” + pneus de uso misto (ATR) |
Soleira STRADA |